Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries
Lamborghini comemora aniversário de 60 anos junto com a fábrica de Sant'Agata Bolognese, na Itália; Huracán ganha três unidades comemorativas em alusão à data
A Lamborghini está comemorando seu aniversário de 60 anos na
Itália que marca não só a fundação da italiana como também o aniversário da
fábrica em Sant'Agata Bolognese, na Itália. Atualmente a unidade fabril possui
2.000 funcionários e vendeu 9.233 unidades em 2022. A empresa foi fundada em
1963 e em 60 anos, a italiana criou uma série de carros, com a fábrica passando
por atualizações, ampliações e reconfigurações com base em necessidades de
produção, ambientais e tecnológicas.
Fundada por Ferruccio Lamborghini, a empresa procurou um
local para instalar a sua nova empresa e escolheu o terreno para construir a
sua nova fábrica em Sant'Agata Bolognese, a poucos quilómetros da sua cidade
natal, Cento. A construção da fábrica foi considerada uma das fábricas mais
modernas de sua época, sendo muito rápida e concluída em apenas oito meses. A
unidade foi inaugurada em 20 de outubro de 1963, onde começou a ser produzido
com o protótipo 50 GTV. Em 1966 a empresa comemorou a caixa de câmbio e o
diferencial também passaram a ser fabricados internamente, a produção, os
escritórios, as salas de testes e a oficina de serviços encontravam-se nos
12.000m² da estrutura original.
Existe atualmente duas linhas de montagem de produção, sendo uma para motores e peças mecânicas e outra para montagem de automóveis com máquinas auxiliares para produção de peças e afinação de veículos. Existe junto com a fábrica um escritório com 260 metros de extensão e localizados na frente e no centro do espaço da fábrica. Lá estão a presidência e os escritórios dos departamentos técnico e comercial. Ao lado direito do prédio fabril ficam as salas de testes e do lado esquerdo fica a oficina de atendimento ao cliente e as salas dos funcionários. Hoje, a marca confirmou a utilização de maquinaria tecnologicamente avançada, combinando as competências artesanais dos trabalhadores com avançada tecnologia.
Em 18 de outubro de 1968, a marca inaugurou mais três prédios industriais agregando 3.500m² de área coberta, que reforçaram as instalações de produção, criando um departamento de testes moderno e bem equipado. Em meados de 1965, a marca tinha uma capacidade de produção de 67 unidades ao ano, aumentando para 425 unidades em 1971 e 55 unidades ao ano em 1979, por conta da crise do petróleo. A década de 1980 marcou a retomada do crescimento, chegando a 470 unidades em 1987, além de 300 motores marítimos. Em 1983, a italiana iniciou seu desenvolvimento com uso de fibra de carbono.
O novo Departamento 'Esperienza Materiali Compositi' (conhecido como E.Co), foi criado graças à chegada de know-how de Seattle, desenvolvido com componentes de fibra de carbono e Kevlar do Boeing 767. O primeiro chassi com componentes de fibra de carbono foi criado para o protótipo do Countach Evoluzione. Em 1990, foram adquiridos equipamentos necessários para pesquisa, desenvolvimento e testes na área de sistemas eletrônicos e novos materiais compósitos. A marca ingressou em 1998 ao Grupo Audi, dentro da Volkswagen AG. Em 2000, a marca produziu 296 unidades e tinha 440 funcionários e em 2001 recebeu uma reforma na sede.
Nessa reforma também foi adicionada a construção de um novo prédio de escritórios, um museu de dois andares e uma nova área de pesquisa e desenvolvimento, além do investimento em linhas de montagem e cantina que foram concluídos em agosto de 2001 num total de 155 milhões de euros. Em 25 de outubro de 2002 foi anunciada a construção do Lamborghini Centro Stile para o final da primavera de 2003, por ocasião do 40º aniversário da empresa. Já em 2003, a Lamborghini recebeu um novo investimento com uma área de 100.000m², sendo 28,9m² cobertos e a produção acelerou para 1.305 unidades naquele ano, com 624 funcionários.
Destes, 145 funcionários foram relacionados para área de pesquisa e desenvolvimento. Em 2006, ela alcançou 2.087 unidades. Em novembro de 2008, foram iniciadas as obras de ampliação do Departamento de Acabamento, área dedicada à verificação final dos carros que saem da linha de montagem; em outubro foi inaugurada a nova plataforma logística integrada, com uma área de 11.000m². Em 2011 foi lançado o Aventador com o moderno monocoque de fibra de carbono desenhado e fabricado inteiramente em Sant'Agata Bolognese. O ano de 2011 também ficou marcado pela inauguração do Parque Lamborghini.
Em 2012 foi erguido um edifício novo que abriga o desenvolvimento de protótipo e centro de pré-série, com o primeiro edifício industrial de vários andares de Classe Energética A e N-ZEB (edifício com emissões líquidas zero) na Itália. Em 2015, a Lamborghini passou por novos investimentos na sua sede, quando recebeu novos sistemas de trigeração e aquecimento urbano, dois dos principais projetos que levaram a empresa Sant'Agata Bolognese a obter a certificação neutra em CO2 para toda a fábrica. Em 2018 se iniciou a produção do Urus, onde a marca recebeu um aumento de área coberta de 160.000m².
Em 2019 foi inaugurada em fábrica de tintas para o Urus e em 2020 a cadeia de abastecimento da Shell tornou-se mais sustentável graças ao transporte ferroviário em vez do rodoviário. Em 2021, foi anunciado o primeiro plano de eletrificação da marca, que prevê que todos seus veículos seja híbridos até 2024 como uma forma de diminuir a emissão de poluentes. Para comemorar esses 60 anos da Lamborghini e da unidade fabril, foram apresentadas três unidades do Huracán STO, Huracán Tecnica e Huracán EVO Spyder, com novas opções de cores e uma adição de pintura dedicadas a realçar o espírito dos carros da marca.
Cada um dos três modelos terá 60 unidades (180 unidades no total) com uma placa de carbono numerada de 01/60 e o logotipo 60th pintados nas portas e bordados nos bancos, em alusão ao aniversário. O Huracán STO terá detalhes em azul, com a carroceria em Blu Aegeus e elementos em Blu Astraeus, combinados com detalhes expostos de fibra de carbono com acabamento Blu Mira. O interior traz combinação de Alcantara em Nero Cosmus (preto) e Grigio Octans (cinza), detalhes em Nero Ade e bordados contrastantes em Blu Amon (azul). A segunda versão apresenta carroceria em Grigio Telesto (cinza) e Nero Noctis (preto) combinada com fibra de carbono exposta.
O interior é em Nero Cosmus e Grigio Octans Alcantara apresenta costuras e detalhes em couro Rosso Alala (vermelho). Ambas as versões têm o logótipo do 60º aniversário bordado no banco e estão equipadas com rodas Hek de 20 polegadas em alumínio forjado com acabamento em preto mate. O Huracán Tecnica traz combinações em duas versões, ambas inspiradas no automobilismo e incorporando de forma sofisticada as cores da bandeira tricolore italiana. O primeiro apresenta carroceria em Grigio Telesto (cinza) com detalhes em Nero Noctis (preto) e Rosso Mars (vermelho), contrastando com interior com Nero Ade Alcantara (preto) e detalhes em Rosso Alala (vermelho).
A segunda versão é o oposto, com carroceria Bianco Asopo (branca) realçada por linhas em Verde Viper (verde), cor repetida nos interiores Nero Ade Alcantara. Ambas as versões especiais estão equipadas com rodas Damiso de 20 polegadas em preto brilhante. O EVO Spyder tem carroceria em Blu Le Mans com detalhes contrastantes em Bianco Isi (branco). O mesmo esquema de cores é utilizado no interior em Nero Ade Alcantara, com bordados em Blu Amon (azul) e debrum em Bianco Leda (branco). A versão alternativa apresenta carroceria em Verde Viper combinada com Bianco Isi e o interior é estofado em Nero Ade Alcantara combinado com Rosso Alala e Bianco Leda. Ambas as versões especiais estão equipadas com rodas Damiso de 20 polegadas em preto brilhante.
Fotos: Lamborghini / divulgação
Comentários
Postar um comentário