Mercedes-Benz lança a reestilização do GLS no Brasil com a versão 450 e por R$ 979.900

Mercedes-Benz apresenta o novo GLS no Brasil, que ganha as mesmas mudanças visuais que surgiram lá fora; maior SUV da marca traz motor 3.0 de 381cv



A Mercedes-Benz apresentou no Brasil o novo GLS, que desembarca com mudanças que foram apresentadas na Europa há menos de um ano. De acordo com a marca alemã, ele finaliza as mudanças visuais da linha de utilitários esportivos da Mercedes no país. Contando com um design externo levemente renovado, a marca aproveitou o momento para eletrificar o GLS, que passa a ser equipado com um sistema híbrido-leve de 48V (MHEV), que diminui consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Em termos de design, se percebe mesmo que as mudanças não foram exageradas. Na dianteira, o GLS passa a contar com um novo layout dos faróis, que ganha acabamento escurecido. A principal novidade fica por conta de uma nova grade dianteira, que ganha um novo desenho e fica maior, com quatro barras horizontais e o logotipo da marca bem ao centro. O para-choque dianteiro também é novo e se destaca por contar com uma nova entrada de ar inferior, com desenho trapezoidal, com barras horizontais. O contorno deste acabamento passa a ser prateado e na parte superior deste acabamento fica o espaço para a placa dianteira.

O para-choque dianteiro recebe um novo acabamento nas extremidades, que traz entradas de ar com pequenos quadrados, um entorno com acabamento cromado e um contorno de acabamento em preto brilhante. O capô continua o mesmo e toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto. De perfil, as novidades ficam por conta apenas das novas rodas de liga leve, que na versão 450 é de 21 polegadas, calçado com pneus 275/45 R21 na dianteira e 315/40 R21 na traseira. O aro das conta tem cinco raios triplos. Fora isso, é o mesmo design lateral do GLS que já conhecemos.



Por fim, a traseira também recebe alguns (pequenos) retoques. As novidades ficam por conta de um novo layout das lanternas, que passam a ter três pontos de iluminação em LED, enquanto as lanternas ainda se conectam por meio de um friso cromado. Outra novidade é o para-choque traseiro, que recebe um acabamento em plástico preto com um novo layout na parte inferior. Nele, a Mercedes desenhou os novos refletores horizontais, que se conectam com um friso cromado horizontal. A parte inferior possui a dupla saída de escape com contorno cromado e um acabamento prateado na parte inferior e central da carroceria, que deixa o design um pouco mais sóbrio.

No interior, as novidades mais visíveis ficam por conta de um novo volante de três raios e controles multifuncionais. Ele traz acabamento em preto brilhante e tem detalhes prateados. O quadro de instrumentos e a central multimídia continuam com telas lado a lado, cada uma de 12,3 polegadas do sistema MBUX, que pode trazer três novos estilos de personalização. O quadro de instrumentos possui três estilos diferentes (Classic, Sport e Discret) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço). Com o Classic, o condutor pode escolher pelo design com dois tubos com todo o conteúdo entre os dois displays redondos.

No Sport, é dominado pela cor vermelha, com um design dinâmico para o conta-giros central e o Discret tem conteúdo reduzido para o essencial. Além disso, ambos os displays podem ser mostrados em sete esquemas de cores em conjunto com a iluminação ambiente. O resultado é uma impressionante experiência visual no interior. Outra novidade é o modo Off-Road, que traz recursos como detalhes de gradiente, inclinação, inclinação lateral, bússola e ângulo de direção. Graças ao pacote de estacionamento padrão com câmera 360 graus, ele oferece a função "capô transparente".



Quando o modo off-road está ativo, o display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo. O novo console central ganha recarga por indução para dois smartphones, com 100W de capacidade de recarga e duas novas entradas USB no console. O câmbio ganha detalhes cromados. Em termos de conectividade, a novidade é que a central multimídia passa a contar com um assistente de voz ‘Olá Mercedes’, que permite atender uma chamada telefônica, explica as funções do veículo ao ouvir o comando ‘Ajuda’ e fornece assistência ao perguntar como conectar um smartphone via Bluetooth ou onde encontrar o kit de primeiros socorros, por exemplo, além de reconhecer a posição dos ocupantes.

Outras funções do veículo, como a iluminação interior ou as persianas, também podem ser controladas por comando de voz. Ainda falando sobre a central multimídia, ele passa a ter conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema de som passa a ter o som premium da Burmester Surround Sound, com experiência de áudio imersivo Dolby Atmos (via USB). Ao todo, são 13 alto-falantes, 13 canais de amplificador separados e uma potência do sistema de 590W são outras características do sistema de som surround Burmester. Internamente, o GLS ainda manteve o espaço para sete ocupantes.

Com isso, os ocupantes da segunda e terceira fileira de bancos ainda tem muito espaço. Os ocupantes da segunda fileira possuem dois displays integrados no banco dianteiro, com telas de 11,6 polegadas, que trazem mais conforto e comodidade e ganha duas novas opções de padronagem dos bancos. Por fim, a mecânica é quase a mesma na versão 450 4MATIC. Ele tem o motor 3.0 V6 Turbo que desenvolve 381cv de potência e 50,9kgfm de torque, junto de um câmbio automático de 9 marchas (9G-TRONIC) e uma tração integral 4MATIC. Essa versão passa a ser equipada também com o sistema híbrido-leve de 48V desenvolve 22cv e 25,4kgfm, chamado de EQ Boost.



O sistema MHEV funciona como um motor de partida e alternador em um único motor elétrico potente, sendo instalado entre o motor e a transmissão. O sistema também desempenha funções híbridas, como aceleração, recuperação, deslocamento do ponto de carga, navegação inercial e a partida quase imperceptível do motor durante a função Start/Stop. Com a tração 4MATIC, o SUV possui capacidade de reboque de 3,5 toneladas, com um engate de reboque totalmente elétrico, não só o engate, como também a tomada de eletrônica do trailer. O SUV possui uma suspensão dianteira independente de braços sobrepostos na dianteira e na traseira.

Falando em suspensão, o GLS possui suspensão a ar AIRMATIC, um sistema de amortecimento adaptativo pneumático. Em termos de desempenho, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,1 segundos e tem máxima de 250km/h. O consumo é de 7,1km/l na cidade e 8,8km/l na estrada, oferecendo uma autonomia de até 792km. Há freios a disco ventilados na dianteira e na traseira também. Segundo a Mercedes, o novo GLS tem 5,209 metros de comprimento, 3,135 metros entre os eixos, 1,956 metro de largura e 1,823 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 300 litros com sete lugares ou 500 litros com cinco lugares (com as duas últimas fileiras rebatidas chega a 2.400 litros), tanque de combustível de 90 litros e um peso de 2.525kg.

Aqui no Brasil, ele será vendido na cor sólida Polar White, as metálicas High-Tech Silver Metallic, Emerald Green Metallic, Obsidian Black Metallic, Selenite Grey Metallic e Sodalite Blue Metallic. O interior é sempre nas cores Rough Leather/Leather Bahia com Brown/Black, Leather Catalana Beige/Black ou Leather Macchiato Beige/Black. Ele é vendido com uma garantia de dois anos e é importado de Tuscaloosa, Alabama, nos Estados Unidos. 



GLS 450

De série, ele é equipado com um pacote ADAS que contém diversas funções, como por exemplo, o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, Assistente de Direção Ativa e Assistente de Sinalização de Trânsito. O Pacote de Estacionamento com câmera de 360° e assistente de estacionamento PARKTRONIC, que ajuda o condutor a manobrar em vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares, assistente ativo de frenagem, assistente ativo de manutenção de faixa, assistente ativo de ponto cego, proteção de pedestres e suporte para manobras evasivas. A lista aumenta com acabamento interno em madeira, ar-condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas dianteiro e traseiro, iluminação ambiente de 64 cores do painel, Alarme Antifurto e Proteção Urban Guard, sistema Keyless-Go para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves, central multimídia MBUX com tela de 12,3 polegadas com integração para smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto), assistente de voz com ativação por voz “Hey Mercedes” e sistema de navegação, quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, carregamento sem fio para aparelhos celulares, sistema de som premium da Burmester Surround Sound System (com 13 alto-falantes e 590W de potência), Head-Up Display (HUD), de realidade aumentada. Por fim, ele possui assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória, teto solar panorâmico, faróis LED MultiBeam (com 84 LEDs High-Performance), terceira fila de assentos e fechamento das portas servo-assistido eletricamente. 



Preço

  • Mercedes-Benz GLS 450 3.0 V6 Turbo AT9 4MATIC – R$ 979.900 



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Toyota Yaris Hatch só ganha nova geração entre 2024 a 2025 na Ásia, depois do sedã e do SUV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

Oshan aparece no Brasil testando seu utilitário esportivo médio X5; marca será que vem?

Fiat Titano estreia na Argélia primeiro, vazando e antecipando alguns detalhes da nossa

Celta voltará? Chevrolet confirma que não vai desenvolver nenhum subcompacto novamente

Yangwang revela as primeiras imagens oficiais teaser do seu inédito sedã elétrico, o U7

Renault e Nissan passam a ter seguros com Assurant, por meio do intermédio da Mobilize

Scout revela novo teaser e confirma que seus produtos farão estreia no mês de julho