Stellantis comemora oito anos da fábrica de Goiana (PE), com 1,4 milhão de unidades

Stellantis comemora aniversário de oito anos da fábrica de Goiana (PE), responsável pela produção de modelos da Jeep, Fiat e RAM e de 1,4 milhão de unidades 



A Stellantis está comemorando o aniversário de oito anos da inauguração da fábrica de Goiana, no estado de Pernambuco. Atualmente, a fábrica é responsável pela produção de Jeep Renegade, Fiat Toro, Jeep Compass, Jeep Commander e RAM Rampage, sendo a picape da RAM o primeiro produto da marca a ser produzido localmente. A fábrica também se tornou responsável pela retomada da produção nacional da Jeep, ainda em 2015. Atualmente, a fábrica da Stellantis é uma das mais modernas do mundo, além de contar com um grande polo industrial de 18 fornecedores.

Ao todo, juntando a fábrica principal com as fábricas adjacentes, a Stellantis confirma que são 14.000 empregos diretos. “É um verdadeiro case de sucesso avançarmos de um modelo para cinco em oito anos. Isso foi possível graças a eficiente combinação de mão de obra qualificada e investimentos em inovação e tecnologia”, destaca Jasson Azevedo, Plant manager do Polo Automotivo. Ao todo, desde a inauguração, a fábrica alcançou a marca de 1,4 milhão de unidades produzidas, que além de abastecer o Brasil, também enviam unidades para mercados vizinhos como Argentina, Chile, Equador e México.

Além destes principais mercados a receber unidades pernambucanas, a unidade fabril envia seus carros para outros países por meio do Porto de Suape, onde 187.000 unidades já foram enviadas pelo porto. A chegada da Rampage na linha de produção, no ano passado, trouxe novidades. “Temos uma fábrica na vanguarda da tecnologia automotiva e um time versátil e engajado focado na tarefa de acrescentar um modelo totalmente novo na linha, visto que o polo trabalha com uma única linha flexível onde são produzidos todos os modelos”, diz o gestor e explica que foi necessária a implementação de projetos de otimização da área de logística para permitir a inclusão das peças específicas.

A chegada da picape também trouxe novos robôs colaborativos que foram integrados ao processo de produção. O time local também trabalhou nas atualizações de infraestrutura da linha de produção como na qualificação de aproximadamente 1.300 funcionários, em cerca de 700 horas de treinamento. A fábrica também é a responsável por trazer impacto socioeconômico para a região. De acordo com um estudo realizado pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), disse que a fábrica de Goiana vem ganhando espaço na participação da economia de Pernambuco.

Atualmente, a fábrica é a responsável por levar Goiana de 13º principal cidade do estado (e respondendo por 0,83% do PIB) para a 4ª cidade em 2019, respondendo por 5,17% do PIB do estado. Entre 2015 e 2019, o índice estadual do PIB cresceu 0,5%, enquanto a influência do polo industrial teve uma taxa anual de crescimento de 6,3%. Dos 14.000 funcionários que Goiana possui na fábrica da Stellantis, cerca de 21% são residentes de Goiana, enquanto 50% dos funcionários são oriundos de outras cidades vizinhas do município. O restante vem de outras cidades. 





Fotos: Stellantis / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido