Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR

GR Celica? Fora de linha desde 2006, Toyota Celica pode ressurgir no futuro como um esportivo compacto que poderia ficar entre o GR 86 e o Supra 



Depois da Honda, parece que a Toyota também pensa em reeditar alguns dos seus esportivos. Depois do retorno do Supra, a marca estaria pensando em trazer mais um cupê para a atualidade. Trata-se do Celica, que nos últimos anos já tem informações e rumores a respeito do seu retorno. Isso remonta 2017, quando pedido do batismo Celica fosse atualizado nos Estados Unidos. Em 2018, novas patentes sobre o nome surgiram. Agora, Tsuneji Sato, Presidente da GR Toyota, disse em entrevista que seu desejo é trazer o Celica à vida.

Enfatizado por Akio Toyoda, ex-CEO da Toyota e atual Presidente e Diretor Executivo da marca, disse, em março do ano passado, quando participou de um talk show, que mencionou que o Celica poderia retornar. Alguns meses depois, Toyoda falou sobre sua paixão do Celica e mais recentemente Sato disse: “Quero trazer de volta o Celica”, ao Best Car. Em resposta, a Toyota confirmou que “o novo presidente Sato, que foi Presidente da Lexus e da GR Company, deseja continuar lançando modelos esportivos GR”, em comunicado. E pronto, já temos uma confirmação sobre um possível retorno do Celica, o que será guiado pela engenharia da Gazoo Racing (GR) da Toyota.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao Best Car que “o novo Presidente, Sato, tem uma grande paixão por automóveis esportivos, tendo sido anteriormente o Engenheiro-Chefe do Lexus LC e concluído o LFA II como a sua última tarefa antes de se tornar Presidente. Portanto, acho que há uma grande possibilidade de que o primeiro projeto após assumir o cargo de novo Presidente seja um sucessor do Celica.”, destaca a fonte. Há chances desse novo esportivo nascer como um modelo elétrico, se diferenciando de GR 86 e Supra.



“Se eu começasse agora, seria um cupê esportivo BEV. Provavelmente seria um design moderno e atualizado que incorpora a imagem do Celica de antigamente”, disse uma outra fonte ao site/revista japonês. Os rumores continuaram com Akio Toyoda, durante entrevista ao Toyota Times, durante o Rally Hokkaido, o executivo foi perguntado sobre o Celica mais uma vez. “Bem, eu trouxe, mas não sei com que nome ele será lançado. Muitos o fariam”, disse o executivo dando a entender que ele deu a ideia de criar uma nova geração e que ele não é o único executivo que deseja o retorno do cupê.

“Algumas pessoas estão cansadas de ouvir o que [eu tenho] ​​a dizer. Ganhei no Crown, mas o Prius foi reivindicado por pessoas que não queriam ficar do meu lado. Acho que é bom termos nos tornado uma empresa centrada no produto, capaz de ter essas discussões com o objetivo de fabricar carros cada vez melhores. Kankkunen é o Sr. Celica. Ele foi quatro vezes campeão no Celica”, adicionou Toyoda justificando a história com o nome Celica e o rali, evento que aconteceu a entrevista. Vale destacar que, recentemente, Koji Sato, novo CEO da Toyota, disse que quer criar mais esportivos.

“A marca Gazoo será reconhecida para o futuro - e talvez possamos até acelerá-la. Nosso Master Driver também era presidente da empresa na mesma época e tinha na mão o volante da Gazoo. Agora que ele é apenas presidente, talvez tenha muito mais tempo para desenvolver carros para eles?”, disse Sato. Para isso, a Toyota deve usar bastante os nomes clássicos da marca, que foram usados no passado e criaram uma legião de fãs. Com sete gerações, o cupê foi vendido entre 1970 a 2006. Uma possível nova geração marcará não só o retorno, mas a oitava geração do esportivo.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido