Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR
GR Celica? Fora de linha desde 2006, Toyota Celica pode ressurgir no futuro como um esportivo compacto que poderia ficar entre o GR 86 e o Supra
Depois da Honda, parece que a Toyota também pensa em
reeditar alguns dos seus esportivos. Depois do retorno do Supra, a marca
estaria pensando em trazer mais um cupê para a atualidade. Trata-se do Celica,
que nos últimos anos já tem informações e rumores a respeito do seu retorno.
Isso remonta 2017, quando pedido do batismo Celica fosse atualizado nos Estados
Unidos. Em 2018, novas patentes sobre o nome surgiram. Agora, Tsuneji Sato, Presidente
da GR Toyota, disse em entrevista que seu desejo é trazer o Celica à vida.
Enfatizado por Akio Toyoda, ex-CEO da Toyota e atual
Presidente e Diretor Executivo da marca, disse, em março do ano passado, quando
participou de um talk show, que mencionou que o Celica poderia retornar. Alguns
meses depois, Toyoda falou sobre sua paixão do Celica e mais recentemente Sato
disse: “Quero trazer de volta o Celica”, ao Best Car. Em resposta, a Toyota
confirmou que “o novo presidente Sato, que foi Presidente da Lexus e da GR
Company, deseja continuar lançando modelos esportivos GR”, em comunicado. E pronto,
já temos uma confirmação sobre um possível retorno do Celica, o que será guiado
pela engenharia da Gazoo Racing (GR) da Toyota.
Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao Best Car que “o novo Presidente, Sato, tem uma grande paixão por automóveis esportivos, tendo sido anteriormente o Engenheiro-Chefe do Lexus LC e concluído o LFA II como a sua última tarefa antes de se tornar Presidente. Portanto, acho que há uma grande possibilidade de que o primeiro projeto após assumir o cargo de novo Presidente seja um sucessor do Celica.”, destaca a fonte. Há chances desse novo esportivo nascer como um modelo elétrico, se diferenciando de GR 86 e Supra.
“Se eu começasse agora, seria um cupê esportivo BEV. Provavelmente seria um design moderno e atualizado que incorpora a imagem do Celica de antigamente”, disse uma outra fonte ao site/revista japonês. Os rumores continuaram com Akio Toyoda, durante entrevista ao Toyota Times, durante o Rally Hokkaido, o executivo foi perguntado sobre o Celica mais uma vez. “Bem, eu trouxe, mas não sei com que nome ele será lançado. Muitos o fariam”, disse o executivo dando a entender que ele deu a ideia de criar uma nova geração e que ele não é o único executivo que deseja o retorno do cupê.
“Algumas pessoas estão cansadas de ouvir o que [eu tenho] a dizer. Ganhei no Crown, mas o Prius foi reivindicado por pessoas que não queriam ficar do meu lado. Acho que é bom termos nos tornado uma empresa centrada no produto, capaz de ter essas discussões com o objetivo de fabricar carros cada vez melhores. Kankkunen é o Sr. Celica. Ele foi quatro vezes campeão no Celica”, adicionou Toyoda justificando a história com o nome Celica e o rali, evento que aconteceu a entrevista. Vale destacar que, recentemente, Koji Sato, novo CEO da Toyota, disse que quer criar mais esportivos.
“A marca Gazoo será reconhecida para o futuro - e talvez possamos até acelerá-la. Nosso Master Driver também era presidente da empresa na mesma época e tinha na mão o volante da Gazoo. Agora que ele é apenas presidente, talvez tenha muito mais tempo para desenvolver carros para eles?”, disse Sato. Para isso, a Toyota deve usar bastante os nomes clássicos da marca, que foram usados no passado e criaram uma legião de fãs. Com sete gerações, o cupê foi vendido entre 1970 a 2006. Uma possível nova geração marcará não só o retorno, mas a oitava geração do esportivo.
Fotos: Toyota / divulgação
Comentários
Postar um comentário