Toyota trabalha na vinda do RAV4 PHEV ao Brasil, que teve dados registrados no InMetro

InMetro vaza informações sobre o Toyota RAV4 com um motor híbrido plug-in (PHEV), que será lançado no Brasil e fará companhia ao motor híbrido (HEV)



Ano passado a GWM apresentou em nosso mercado o Haval H6 com duas opções de motor híbrido no Brasil, sendo um híbrido comum (HEV) e um híbrido plug-in (PHEV). Agora a Toyota está tramando a mesma coisa com o RAV4, que será vendido com duas opções de motor híbrido em nosso mercado. O SUV médio vai ganhar a opção de motor híbrido plug-in, que ficará posicionado acima do HEV. Com essa nova opção mecânica, ele estreia com a versão XSE, de acordo com dados que foram registrados no InMetro.

Apresentado em um evento em 2022 no Brasil, o RAV4 PHEV traz o motor 2.5 16v a gasolina que desenvolve 178cv de potência junto a dois novos motores elétricos de 83cv, com baterias de íons de lítio. A potência combinada desses motores é de 306cv de potência, sendo capaz de fazer o RAV4 acelerar de 0 a 100km/h em 5,8 segundos. O motor elétrico possui uma bateria maior, de 18,1kWh, que possui uma autonomia de 63km e 31,8km/l de consumo híbrido, de acordo com dados da Toyota nos Estados Unidos. Aqui, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do InMetro confirmou que ele terá um consumo e autonomia semelhante.

Enquanto a bateria vai oferecer uma autonomia de 55km no modo puramente elétrico, o consumo de gasolina será de 35,0km/l na cidade e 30,0km/l na estrada. Sem o auxílio do motor elétrico e da bateria, o consumo é de 14,0km/l na cidade e 12,9km/l na estrada, respectivamente. Atualmente, todos os eletrificados da marca em nosso mercado usam um conjunto híbrido convencional (HEV). Mas não é de hoje que a marca comenta em entrevistas que prevê uma migração da eletrificação para os PHEVs. Ao Motor1 Brasil, no ano passado, Viviane Mansi, ex-Diretora da Comunicação da Toyota na América do Sul, já tinha antecipado esse processo.

“Da mesma forma que iniciamos esta experiência com o Prius, podemos fazer o mesmo com os híbridos plug-in”, disse Mansi na época. Hoje, o RAV4 HEV é vendido com 2.5 16v a gasolina de 178cv e 22,5kgfm, junto de três motores elétricos que juntos desenvolvem 120cv e 20,6kgfm. Juntos, os motores resultam em uma potência combinada de 222cv. A transmissão é automática CVT e ele tem quatro modos de condução: Normal, Eco, EV e Sport, que se adaptam a diferentes modos de condução e terrenos. Ele é vendido com a versão SX, enquanto o PHEV virá com a versão XSE, mais equipada. 



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV