Kia confirma a vinda do EV9 ao Brasil e define estreia para o primeiro semestre de 2024

Kia confirma lançamento do EV9 no Brasil ainda para esse primeiro semestre de 2024; SUV elétrico deve furar a fila e chegar antes mesmo do EV6



A Kia apresentou o EV9 como uma das suas novidades em 2023 e parece que já o prepara para ser vendido aqui na América do Sul, inclusive no Brasil. O SUV grande elétrico é um dos primeiros do mundo a contar com espaço para sete ocupantes e deve vir ao nosso mercado para concorrer com o BYD Tan. Aqui, a Kia já tem uma linha totalmente eletrificado, com produtos híbridos, mas nenhum elétrico. O EV6, que já era para ter sido lançado aqui, deve chegar após a reestilização que receberá neste ano.

Com isso, o EV9 pula na frente e será o primeiro elétrico da marca em nosso país, marcando a estreia da linha EV. Maior que um Sorento, o EV9 deve desembarcar em nosso país com a sua versão mais potente, com motor duplo que entrega 384cv e 61,1kgfm (com OverBoost chega aos 71,4kgfm). Em evento de lançamento do EV9 da Kia América Central e do Sul houve a confirmação de que o SUV também será oferecido aqui. Chamado de ‘The Kia EV9 Village’, o evento aconteceu localizado em meio ao deserto do Atacama, no Chile.

Foram convidados jornalistas, distribuidores e outros interessados da região da América Central e do Sul e do Caribe foram convidados para este evento para experimentar a combinação perfeita de inovação automotiva e luxo sustentável. A Kia Brasil esteve no evento e confirmou que o SUV será o novo carro topo de linha da marca em nosso mercado, com lançamento previsto para acontecer ainda neste primeiro semestre de 2024, ou seja, a marca deve lançar o EV9 até o final de junho – se cumprir a sua promessa, o que nos últimos meses está difícil de acontecer.

Caso não seja lançado no primeiro semestre, a marca deve lançá-lo ainda em 2024. Com tração integral (AWD Long Range), o Kia desenvolve 384cv e 61,1kgfm, que faz o SUVzão acelerar de 0 a 100km/h em 6,0 segundos e ter velocidade máxima de 200km/h. Com essa mecânica, ele possui uma autonomia de 483km extraída de uma bateria de 99,8kWh. Essa versão ainda pode ser vendida com um opcional chamada de Boost que desbloqueia uma potência maior, por meio da central multimídia Kia Connect Store. Ao adquirir esse item, ele eleva a potência dos motores elétricos para 71,4kgfm, diminuindo o 0 a 100km/h para 5,3 segundos. Esse item pode ser oferecido de série aqui.



Visualmente falando, o EV9 tem a filosofia de design Opposites United. Em seu design, o EV9 se destaca pelo conjunto de faróis verticais com um estilo bumerangue. Ele tem luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’, sendo que os luzes DRL ainda tem um prolongamento horizontalmente inclinado na parte inferior, chamado pela marca de Star Map. A grade é chamada de Digital Tiger Face, trazendo um acabamento em preto brilhante na parte superior e na parte inferior que deixa a área central na cor da carroceria trazer uma versão moderna do ‘Tiger Nose’ que sempre foi muito bem explorado pela marca.

A parte superior ainda possui um friso prateado que invade um pouco os faróis, que também fica um pouco maior na parte central deste friso. Falando neles, os faróis trazem iluminação em LED, com 12 pontos de iluminação em cada farol. O para-choque possui linhas mais limpas, com o espaço para a placa logo abaixo da grade dianteira e a parte inferior possui uma entrada de ar retangular com barras verticais, com um acabamento em ‘U’, prateado, abaixo, que tem pequenos prolongamentos para as laterais. No capô, o EV9 se destaca por ter vincos que nascem a partir do desenho da grade dianteira, com vincos que se conectam com a coluna A.

O capô ainda ostenta um espaço para o logotipo da marca, ao centro, próximo da grade. De perfil, o EV9 tem um desenho com um capô alto e que tem um desenho mais reto. Toda a parte inferior da carroceria tem um acabamento em preto brilhante, com grande destaque para as caixas de rodas com um acabamento de linhas retas. A parte inferior das portas traz o mesmo acabamento, vindo com um friso prateado. Os vidros quase se conectam perfeitamente com o desenho do para-brisa, tendo apenas uma pequena quebra.

De linhas retas, os vidros oferecem uma ampla área envidraçada e tem friso cromado na parte inferior dos vidros. A linha dos vidros tem um desenho ascendente, se elevando entre a coluna C e D. A coluna D ainda tem um pequeno acabamento em preto brilhante que conecta o vidro traseiro. Em termos de vincos, a lateral tem vincos que vem dos faróis e formam um ‘Y’ que alargam os para-lamas. As laterais possuem maçanetas retráteis (pop-up) e retrovisores com base nas portas e com repetidores de seta. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama traseiro, com um desenho mais quadrado e as rodas variam de 19 a 21 polegadas.



No teto, o rack de teto tem acabamento prateado, um teto solar panorâmico e a antena barbatana de tubarão. Na traseira, temos um EV9 com linhas que também são bem retas. As lanternas trazem um desenho bem irregular também. Verticais e horizontais, elas possuem grande parte da iluminação vertical e um pequeno prolongamento horizontal ao centro, que invade a tampa do porta-malas e com iluminação em LED. O vidro traseiro é mais reto e possui um aerofólio que tem um acabamento em preto brilhante que segue o desenho dos vidros laterais e possui um brake-light integrado.

A tampa do porta-malas tem o logotipo da marca logo abaixo do vidro e um vinco horizontal aparece em sequência. Larga, a tampa do porta-malas tem uma parte inferior e central que é um pouco mais alta. Nessa parte inferior da tampa do porta-malas tem um novo vinco que repete as linhas do para-choque traseiro. No para-choque traseiro, ele tem um acabamento em preto brilhante que está em toda a parte inferior do SUV e que, ao centro, possui o espaço para a placa. Ao lado do espaço da placa estão um par de refletores horizontais.

A parte inferior do para-choque traseiro tem um acabamento prateado e mais abaixo existe um pequeno difusor de ar. No interior, o EV9 se destaca por trazer linhas que são um pouco mais convencionais, mas que ainda remete a modernidade. O volante tem quatro raios e controles multifuncionais em um acabamento em preto brilhante. O painel ainda se destaca por trazer um quadro de instrumentos com tela 12,3 polegadas e uma central multimídia ao lado de 12,3 polegadas. O painel ainda possui uma faixa com um acabamento cinza que é cortado pelas saídas de ar-condicionado horizontais das extremidades que trazem duas faixas de iluminação ambiente em LED, personalizáveis.

O painel ainda possui uma nova faixa com um acabamento cinza que esconde as duas saídas de ar centrais. Abaixo delas tem alguns controles físicos, enquanto a alavanca de câmbio passou para a coluna de direção. Abaixo da tela da central multimídia ele vem com alguns botões digitais que ajudam a controlar o sistema de infoentretenimento. O console central ainda possui um porta-objetos e há entradas USB e tomada 12V. Aqui, os preços devem ficar acima dos R$ 500.000.



Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toyota apresenta o Land Cruiser 250, substituto do Land Cruiser Prado, e com até 331cv

Volkswagen revela teaser do SUV subcompacto para 2025 e tem nome com até cinco letras

Na Europa, Volkswagen revela um pouco mais da iluminação do Tayron em um novo teaser

BMW deve mudar a divisão Alpina e registra imagens de patente de um novo logotipo

Stellantis e Citroën destacam produção nacional sem resíduo sólido emitido em Porto Real

Denza revela as primeiras imagens teaser do seu novo SUV, o grandalhão N9, na China

McLaren revela novo teaser e confirma nome W1 como sucessor dos icônicos esportivos F1 e P1

Kia revela novos vídeos teaser da Tasman, a primeira picape média da sul-coreana

GM apresenta três novos tipos de carregadores Energy Home nos Estados Unidos

Peugeot apresenta no Brasil as novas versões Minibus do Boxer por R$ 319.990 iniciais