Volkswagen T-Cross com reestilização chega ainda neste primeiro semestre de 2024
Volkswagen T-Cross ganhará reestilização com atualizações parecidas com as mudanças que o europeu recebeu, com as mudanças de meia-vida desta geração
Apresentado na Europa há quase um ano, o Volkswagen T-Cross
deve ser lançado em nosso mercado com as mesmas mudanças, porém nem todas.
Diferente do Polo, que ganhou as reestilizações do modelo europeu parcialmente,
o T-Cross deve aplicar quase todas as mudanças do modelo europeu, com pequenos
ajustes em relação ao SUV vendido no Velho Continente – assim como já acontece
hoje. Os testes do T-Cross reestilizado começou ainda em junho do ano passado,
com as primeiras unidades de testes.
O atraso em seu lançamento se deu por algum motivo ainda não
especificado pela Volkswagen, mas o fato é que sua estreia acontece ainda neste
primeiro semestre de 2024. Em setembro do ano passado, a Volkswagen começou a construir
as primeiras unidades protótipos montadas na fábrica de São José dos Pinhais
(PR). Em nosso mercado, o T-Cross deve ser apresentado primeiro em três
versões, 200TSI, Comfortline 200TSI e Highline 250TSI, sempre com câmbio
automático de 6 marchas. A versão Sense 200TSI deve ser substituída por uma
Sense 170TSI, equipado com um motor 1.0 12v TSI igual ao do Polo e Virtus,
adicionando uma terceira opção de motor.
A informação foi confirmada pelo site Autos Segredos. Essa versão deve trazer o motor 1.0 12v 170TSI Flex que desenvolve 116/109cv de potência, com torque de 16,8kgfm e com câmbio automático de 6 marchas. Fora isso, a gama de motores se mantém a mesma, ou seja, o 1.0 12v TSI de 128/116cv de potência com torque de 20,4kgfm e o 1.4 TSI de 150/150cv e 25,5kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 velocidades e tração dianteira. Em termos de design, o novo T-Cross conta com novo layout dos faróis, com dois projetores em LED e novas luzes diurnas (DRL) em LED, com um desenho em ‘L’.
As luzes DRL se conectam entre si por conta de uma barra iluminada que só é interrompida por conta do logotipo da marca, ao centro. Os faróis são Full-LED, com a tecnologia LED IQ.Light, que aparecem na primeira vez no T-Cross. A grade também recebe um novo desenho, ficando mais larga. A grade recebe uma grelha com barras horizontais irregulares. O novo T-Cross também ganha um novo para-choque dianteiro, com uma entrada de ar inferior trapezoidal com barras transversais. E é aí que o nosso T-Cross deve mudar um pouco em relação ao europeu.
O nosso deve trazer barras horizontais, ao contrário da entrada de ar com barras transversais. No contorno dessa entrada de ar existe um acabamento prateado. Nas extremidades, o para-choque dianteiro possui um novo espaço para os faróis de neblina, que recebem um desenho quadrado, porém irregular. Ele possui faróis de neblina substituídos por luzes DRL conectado a um acabamento em plástico preto. De perfil, as novidades ficam por conta de novos retrovisores, que ganham desenho mais aerodinâmico e contam com repetidores de setas.
Ele também traz novas rodas de liga leve, que variam de acordo com cada versão. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas, sais laterais e para-choques. No teto, o novo T-Cross possui um rack de teto e uma antena convencional na parte mais traseira. Falando nela, a traseira traz um novo layout das lanternas, que recebem uma nova iluminação em ‘X’ em LED, inseridos dentro de um acabamento em preto brilhante. As lanternas passam a ter uma barra que quase se unificam, sendo interrompida apenas pelo logotipo da marca.
Essa lanterna também não deve ser a mesma que virá ao nosso mercado. Ele receberá a mesma lanterna das versões mais simples do T-Cross europeu. O para-choque traseiro também recebe novidades como falsas saídas de ar com barras transversais que nas extremidades sustentam os refletores verticalmente inclinados. A parte inferior do para-choque tem um acabamento com um detalhe prateado como difusor de ar. Internamente, o SUV passa a ser vendido com quadro de instrumentos com tela digital Active Info Display de 8,0 ou 10,25 polegadas e um novo volante de três raios com controles multifuncionais por botão e o novo logotipo da marca, ao centro.
O painel foi parcialmente redesenhado. A parte superior do painel possui um novo desenho, com uma faixa em preto brilhante que percorre todo o painel e, nas extremidades, ficam no entorno das novas saídas de ar-condicionado. Essa faixa passa abaixo da nova central multimídia, ao centro. A tela aqui será de 10,1 polegadas, chamada de VWPlay, destacada no painel e mais próxima do motorista, com um contorno prateado. Abaixo da central multimídia fica as duas saídas de ar centrais que não mudam em relação ao modelo anterior.
O novo T-Cross também traz, logo abaixo, alguns controles por botões como pisca-alerta, modos de condução e o botão que liga/desliga o airbag do passageiro. Abaixo ele possui o sistema de ar-condicionado digital Dual Zone, com controles touchscreen e com todos os comandos do sistema. O sistema de ar-condicionado é chamado de Air Care Climatronic, além das versões mais simples terem o sistema manual. O console central passa a contar com um acabamento em preto brilhante. O console ganha entradas USB e espaço de recarga por indução para smartphones. O console também possui o botão Start/Stop e a alavanca de câmbio continua a mesma. Com lançamento ainda neste mês, as vendas começam entre junho e julho.
Flagras
Fotos: Volkswagen / divulgação
Comentários
Postar um comentário