Toyota destaca estudo que BEVs poluem mais por conta da extração de lítio para baterias

Toyota tece nova crítica aos elétricos e diz que eles poluem mais que os carros híbridos e que em breve haverá uma crise de lítio no mundo



A Toyota voltou a falar mal sobre os carros elétricos em nova entrevista. Desta vez, a marca trouxe alguns dados científicos que comprovam seu pensamento e cautela com os modelos elétricos. Tanto que hoje a marca possui apenas dois modelos BEV, sendo o bZ4X e o bZ3. De acordo com o Cientista-Chefe da Toyota, Gill Pratt, há razões para ter cautela com modelos elétricos em linha e com a crescente demanda que eles tem recebido nos últimos anos.

O executivo da marca japonesa confirmou que o grande problema dessa solução dos elétricos é a extração de lítio, para as baterias. O mineral pode entrar em uma escassez em um futuro nem tão distante, além da falta de pontos de recarga rápida para atender a demanda de tantos carros elétricos. Pratt confirmou que a produção de modelos híbrido vai emitir menos CO2 que a produção de modelos elétricos em mesmo número. Isso porque um híbrido usa baterias menores de lítio que um elétrico, que depende exclusivamente da bateria.

Ao Automotive News, Pratt destacou que 100 carros a combustão emitem 250g/km de CO2 e se houver lítio o suficiente para produzir 100kWh, poderá produzir um Tesla, mas outros 99 carros ainda serão a combustão em favor de um elétrico, ou seja, os 99 emitem 248,5g/km. Se esses 100kWh de lítio forem para 90 híbridos, a emissão cai para 205g/km, tendo ainda um total de 10 carros que seriam a combustão, em uma escala de 100 veículos.

“Há uma crise que está por vir. O tempo está do nosso lado. Essa escassez – não apenas de materiais de bateria, mas de infraestrutura de carregamento – deixará bem claro que um tamanho não serve para todos e que a melhor resposta é, na verdade, uma mistura de diferentes tipos de veículos”, disse Pratt ao Automotive News. Apesar disso, a japonesa já confirmou que trabalha em uma nova linha de elétricos.

A empresa ainda estaria trabalhando na criação de uma nova plataforma específica para elétricos. Com o rápido crescimento dos elétricos no mundo, a marca japonesa vê sua plataforma e-TNGA como longe da ideal, por ser uma variação da TNGA, pensada para carros a combustão (ICE). Ao que parece, a Toyota ainda estaria se direcionando para mirar na Tesla, assim como quase todas as marcas generalistas, mesmo com a rápida ascensão da BYD – que também deve se tornar um alvo rapidamente.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit