Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Alfa Romeo confirma a estreia do Milano como seu novo SUV subcompacto para abril, que vai ser concorrente direto do MINI Aceman e do Volvo EX30 



A Alfa Romeo confirmou que o nome do seu novo produto será Milano e será apresentado ainda neste primeiro semestre, em abril. O modelo era cotado para receber o batismo Brennero, mas Milano é um nome clássico dentro da marca italiana. Ele foi usado entre 1986 e 1989 por um sedã quatro portas e agora será o batismo de um SUV subcompacto que ficará abaixo do Tonale. O nome Milano será uma homenagem à cidade de Milão, na Itália, sendo uma das cidades mais conhecidas do país.

Milão também é sede da Alfa Romeo, onde a marca surgiu no dia 24 de junho de 1910. Apesar de ser um compacto, o Milano vai contar com todo DNA da marca italiana, com uma proposta de ser um SUV mais esportivo e que ainda será a porta de entrada do mundo utilitário esportivo da Alfa, que hoje conta com Tonale e Stelvio. O Milano será considerado um carro estratégico de volume e muito provavelmente seja um projeto voltado para a Europa, porque é nele que nasce o primeiro Alfa Romeo elétrico, que vai ser vendido juntamente com versões a combustão e eletrificadas do mesmo.

“Com a chegada do Milano em 2024, a Alfa Romeo completa um line-Up capaz de satisfazer os desejos de todos os nossos entusiastas e não só. MILAN quer ser simbolicamente um ‘bem-vindo de volta’ a todos os nossos Alfisti que, proprietários do Giulietta e do Mito, esperavam para confirmar o seu amor pela Alfa Romeo; e um ‘bem-vindo’ a todos aqueles que procuram uma experiência desportiva única neste segmento e a beleza distintiva do design italiano. O Milano é o primeiro marco na transição da marca para o elétrico e, tal como Tonale, tem a importante tarefa de fortalecer ainda mais a presença da Alfa Romeo a nível global.”, destaca Jean Philippe, CEO da Alfa Romeo.

De acordo com a marca, a escolha do nome Milano vai desde a criação de uma identidade da empresa com um logotipo que o identifica. Isso porque no logo da Alfa existe uma cruz, símbolo histórico da capital lombarda, e a cobra, brasão da casa Visconti e um dos emblemas mais representativos da cidade. Entre 1910 e 1972, o nome Milan estava inserido no próprio logotipo da marca, na parte inferior do arco. Hoje, Milão é uma cidade símbolo de ser vanguarda, um manifesto internacional de modernidade, inovação e sustentabilidade, desempenhando um papel cultural em áreas de moda, design e música.



A escolha do nome Milano para o seu novo SUV vai de encontro da forma de iniciar um novo, emocionante e ousado capítulo na sua história: reinterpretar o espírito desportivo no século XXI. Por isso, a Alfa Romeo confirma que o uso do nome se encontra com suas origens italianas com a ousada ambição de exportar para o mundo os valores que definem um Alfa Romeo. O Milano vai substituir o papel do MiTo de ser um carro de entrada no lineup da marca e será irmão de Jeep Avenger e Fiat 600, sendo desenvolvido a partir de uma plataforma modular e-CMP e que deve focar em ser mais elétrico que a combustão.

Sendo desenvolvido a partir da plataforma CMP, espera-se que ele tenha motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automático. O elétrico possui uma arquitetura elétrica de 400V e é equipado com uma bateria de 54kWh, de íons de lítio. A autonomia vai girar no entorno de 400km. No ciclo urbano, ela pode chegar aos 550km, dependendo do modo de condução. Ele é equipado com um cabo Modo 4 de 100kW, que permite que ele possa ser carregado em estações de recarga rápida. Com isso, ele recupera de 20%a 80% em apenas 24 minutos ou adiciona 30km de autonomia a cada três minutos.

Em uma estação de recarga de corrente alternada, WallBox, de 11kW, ele recupera a bateria em 5h30. Outra opção será o motor 1.2 PureTech que desenvolve 100cv de potência e torque de 20,9kgfm, acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas. O lançamento deve ocorrer no mês de abril, quando mais informações serão reveladas. Na Europa, o Milano será concorrente do futuro MINI Aceman, que também aparece em abril, Volvo EX30, DS 3 e Audi Q2, além de concorrer internamente na Stellantis com Jeep Avenger e Fiat 600.



Vídeo-Teaser



Fotos: Alfa Romeo / divulgação

Imagem vazada: CarScoops / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok