Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Alfa Romeo confirma a estreia do Milano como seu novo SUV subcompacto para abril, que vai ser concorrente direto do MINI Aceman e do Volvo EX30 



A Alfa Romeo confirmou que o nome do seu novo produto será Milano e será apresentado ainda neste primeiro semestre, em abril. O modelo era cotado para receber o batismo Brennero, mas Milano é um nome clássico dentro da marca italiana. Ele foi usado entre 1986 e 1989 por um sedã quatro portas e agora será o batismo de um SUV subcompacto que ficará abaixo do Tonale. O nome Milano será uma homenagem à cidade de Milão, na Itália, sendo uma das cidades mais conhecidas do país.

Milão também é sede da Alfa Romeo, onde a marca surgiu no dia 24 de junho de 1910. Apesar de ser um compacto, o Milano vai contar com todo DNA da marca italiana, com uma proposta de ser um SUV mais esportivo e que ainda será a porta de entrada do mundo utilitário esportivo da Alfa, que hoje conta com Tonale e Stelvio. O Milano será considerado um carro estratégico de volume e muito provavelmente seja um projeto voltado para a Europa, porque é nele que nasce o primeiro Alfa Romeo elétrico, que vai ser vendido juntamente com versões a combustão e eletrificadas do mesmo.

“Com a chegada do Milano em 2024, a Alfa Romeo completa um line-Up capaz de satisfazer os desejos de todos os nossos entusiastas e não só. MILAN quer ser simbolicamente um ‘bem-vindo de volta’ a todos os nossos Alfisti que, proprietários do Giulietta e do Mito, esperavam para confirmar o seu amor pela Alfa Romeo; e um ‘bem-vindo’ a todos aqueles que procuram uma experiência desportiva única neste segmento e a beleza distintiva do design italiano. O Milano é o primeiro marco na transição da marca para o elétrico e, tal como Tonale, tem a importante tarefa de fortalecer ainda mais a presença da Alfa Romeo a nível global.”, destaca Jean Philippe, CEO da Alfa Romeo.

De acordo com a marca, a escolha do nome Milano vai desde a criação de uma identidade da empresa com um logotipo que o identifica. Isso porque no logo da Alfa existe uma cruz, símbolo histórico da capital lombarda, e a cobra, brasão da casa Visconti e um dos emblemas mais representativos da cidade. Entre 1910 e 1972, o nome Milan estava inserido no próprio logotipo da marca, na parte inferior do arco. Hoje, Milão é uma cidade símbolo de ser vanguarda, um manifesto internacional de modernidade, inovação e sustentabilidade, desempenhando um papel cultural em áreas de moda, design e música.



A escolha do nome Milano para o seu novo SUV vai de encontro da forma de iniciar um novo, emocionante e ousado capítulo na sua história: reinterpretar o espírito desportivo no século XXI. Por isso, a Alfa Romeo confirma que o uso do nome se encontra com suas origens italianas com a ousada ambição de exportar para o mundo os valores que definem um Alfa Romeo. O Milano vai substituir o papel do MiTo de ser um carro de entrada no lineup da marca e será irmão de Jeep Avenger e Fiat 600, sendo desenvolvido a partir de uma plataforma modular e-CMP e que deve focar em ser mais elétrico que a combustão.

Sendo desenvolvido a partir da plataforma CMP, espera-se que ele tenha motor elétrico de 156cv e 26,5kgfm, acoplado a um câmbio automático. O elétrico possui uma arquitetura elétrica de 400V e é equipado com uma bateria de 54kWh, de íons de lítio. A autonomia vai girar no entorno de 400km. No ciclo urbano, ela pode chegar aos 550km, dependendo do modo de condução. Ele é equipado com um cabo Modo 4 de 100kW, que permite que ele possa ser carregado em estações de recarga rápida. Com isso, ele recupera de 20%a 80% em apenas 24 minutos ou adiciona 30km de autonomia a cada três minutos.

Em uma estação de recarga de corrente alternada, WallBox, de 11kW, ele recupera a bateria em 5h30. Outra opção será o motor 1.2 PureTech que desenvolve 100cv de potência e torque de 20,9kgfm, acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas. O lançamento deve ocorrer no mês de abril, quando mais informações serão reveladas. Na Europa, o Milano será concorrente do futuro MINI Aceman, que também aparece em abril, Volvo EX30, DS 3 e Audi Q2, além de concorrer internamente na Stellantis com Jeep Avenger e Fiat 600.



Vídeo-Teaser



Fotos: Alfa Romeo / divulgação

Imagem vazada: CarScoops / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lynk & Co divulga as primeiras imagens teaser do SUV híbrido-plug-in 900L, para a China

BYD registra imagens de patente da profunda reestilização que o Qin Plus receberá na China

Os 150 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Chery Tiggo 7 avança e VW Polo lidera

BYD revela novo teaser do Great Seagull na China, com suas seis opções de cores

BYD registra imagens de patente do Qin L EV no MIIT, um sedã médio elétrico de até 218cv

Yangwang revela novas imagens teaser do Altior na China e sedã estreia no próximo 5/11

Ford revela novo teaser da Fathom e mostra que picape terá carregamento bidirecional

Stellantis registra imagens de patente de pneus feitos com compósito da casca de ovo

Stellantis pede registro de patente do nome Lancia Fulvia na Europa, mas retorno é incerto

Land Rover revela novas imagens teaser do Range Rover GT, o inédito SUV cupê e elétrico