Audi comemora aniversário de 25 anos do TT, mas clássico esportivo tem futuro incerto

Audi comemora aniversário de 5 anos do TT; pequeno roadster comemora aniversário com três gerações na conta e com um fim de linha à vista



A Audi comemorou o aniversário de 25 anos do lançamento da primeira geração do TT, um dos seus carros mais icônicos dos últimos anos. O pequeno esportivo da marca das argolas nasceu em 1998 e hoje se encontra na sua terceira geração. Já em 1999, a marca comemorou o título de melhor carro pela publicação Auto Europe. O lançamento do TT complementou para a Audi como um período muito importante de renovação da linha, que trazia A4 e A6 e o inédito (e popular) A3.

E Peter Schreyer, Designer da Audi na época, foi o responsável pelas linhas icônicas do TT, que foi antecipado como um conceito em 1995, no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha. O nome TT foi escolhido por remeter a Tourist Trophy. Após a apresentação do conceito, em dezembro de 1995, a marca deu o sinal verde para o desenvolvimento de uma versão de produção. “Para nós, o maior elogio foi quando a imprensa especializada notou que havia muitas mudanças do projeto para o modelo de série, embora tenha sido necessário, é claro, adaptar muitos detalhes devido às especificações técnicas da versão de série, incluindo as proporções.", disse Torsten Wenzel, Designer de Exteriores da Audi na época.

O mais destacável é que do conceito, o modelo de produção ganhou uma janela vigia e até hoje o TT é considerado por muitos como “uma escultura em movimento, com superfícies e linhas da mais alta qualidade”. No seu lançamento, a marca alemã inovou ao trazer um carro que parecer ser construído a partir de uma peça única por não ter sobressaltos dos para-choques, por exemplo, comum em alguns carros na época – isso concedeu, ao pequeno TT, linhas disruptivas na época, que antecipavam os anos 2000. “Na Audi Design, sempre seguimos a filosofia de ‘menos é mais’. Trazer à tona o caráter único do Audi TT Coupé, reduzindo-o ao essencial, foi uma tarefa desafiadora e especial para nós, designers”, acrescenta o designer da marca.



Em 1999, a Audi apresentou o TT Roadster, produzido também na fábrica da Hungria, chamada de Audi Hungaria Motor Kft. As carrocerias do TT eram pintadas e transportadas durante a noite por um trem de Ingolstadt para Győr, onde ocorreu a montagem final. A primeira geração do TT contou com motores 2.0 TFSI que desenvolviam entre 150cv e 225cv, além de uma opção de motor V6 de 250cv. Uma das novidades foi o TT Quattro Sport, que tinha motor de 240cv e opções de cores como o Laranja Papaya ou Azul Nogaro. A primeira geração teve um total de 178.765 unidades produzidas do cupê e 90.733 unidades do Roadster entre 1999 a 2006.

A segunda geração foi apresentada em 2006 na carroceria cupê e em 2007 no Roadster. Baseado na plataforma da nova geração do A3, o novo TT trouxe melhorias como amortecedores adaptativos e as versões TTS e TTRS. O primeiro tinha um motor 2.0 TFSI de 272cv e o segundo tinha um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha de 340cv ou 360cv no TTRS Plus. Em 2008 foi o ano de estreia do TT Quattro TDI, o primeiro esportivo do mundo com motor diesel e tração integral. Já a terceira geração foi apresentada em 2014 e ficou mais leve. A marca ainda quis trazer elementos de design mais próximos da primeira geração.

Ele trouxe inovações em termos de equipamentos. Em 2016, na estreia do novo TTRS, ele ganhou faróis de LEDs orgânicos conhecidos como OLED. A gama de motores evoluiu para um 2.0 TFSI de 310cv e o TTRS trouxe um 2.5 TFSI de 400cv. Hoje, a atual geração segue em linha, mas não há previsão de um substituto. Ou seja, ao fim do ciclo de vida desta geração, ele deve sair de linha. A terceira geração, aliás, é a mais longa em produção. Completará dez anos neste ano. 




Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI