BMW consegue atender padrões de condução autônoma em seus carros na Alemanha

BMW consegue aprovação na Alemanha para produzir carros com condução autônoma Autobahn Assistant, com velocidades de até 130km/h



A BMW conseguiu a aprovação do governo da Alemanha para produzir carros com condução autônoma chamada de Autobahn Assistant, que pode rodar com velocidades de até 130km/h. O sistema poderá ser usado atualmente pelos sedãs Série 5 e Série 7, que vão poder funcionar com o moderno sistema na estrada de Autobahn, uma das mais conhecidas do mundo por não ter um limite de velocidade especificado. A aprovação, de acordo com a BMW, foi concedida pela Autoridade Federal Alemã de Transporte Motorizado.

O sistema parcialmente automatizado de condução possui um Nível 2 de tecnologias de um pacote ADAS em velocidades tão elevadas na Alemanha. O Autobahn Assistant permite que o motorista tire as mãos do volante por longos períodos e já estava em oferta em apenas dois mercados: Estados Unidos e Canadá. O sistema é basicamente um concorrente para o sistema criado pela Mercedes-Benz, chamado de Drive Pilot, com a diferença que na marca da estrela o sistema possui uma tecnologia de Nível 3. Apesar de não precisar estar com as mãos no volante, o motorista precisa estar atento para assumir o controle.

A diferença é que o Drive Pilot consegue ser guiado em velocidades de até 64km/h, embora a marca ofereça os mesmos equipamentos necessários que a BMW usa para o seu Autobahn Assistant. Com isso, o sistema da BMW vai se tornar o mais rápido da Alemanha, se posicionamento como um sistema que oferece conforto do motorista e longas distâncias de viagem. O sistema ADAS vai combinar o assistente de mudança de faixa ativo da BMW, que pode mudar de faixa automaticamente em velocidades de até 180km/h.

A BMW confirmou que o seu sistema permite que motoristas serão monitorados o tempo todo a fim de garantir que ele esteja focado na estrada. O veículo usa câmeras, sensores ultrassônicos e radares, assim como mapeamento HD para ficar de olho em seus arredores. Em 2022, a marca apresentou o projeto Automated Driving In-Plant ('Automatisiertes Fahren im Werk', AFW), que está sendo realizado em colaboração com duas startups a fim de buscar um aumento de eficiência na logística de veículos novos. A unidade escolhida para estes testes foi a unidade da BMW Group em Dingolfing, sistema que é testado pela primeira vez em dois carros que incorporam tecnologias inovadoras. 



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

Kia revela um novo teaser do novo Sportage LWB, que estreia no Salão de Los Angeles

McLaren apresenta o GTS, subtituto do GT, que ganha novidades visuais e mecânicas

Mercedes-Benz lança linha 2025 de GLC e GLC Coupé no Brasil por R$ 509.900 iniciais

Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil