Kia desenvolve um esportivo elétrico para meados de 2025 como substituto do Stinger

Kia desenvolve um novo esportivo para meados de 2025 para ocupar o lugar deixado pelo Stinger; novidade aparecerá com motor elétrico de 612cv 



Desde o desenvolvimento do Stinger, no qual a Kia quis trazer um veículo mais esportivo para o seu lineup e o fim de linha do sedã, que saiu de linha em 2023, pode ganhar um substituto. De acordo com informações da Hyundai Motor Group, um novo esportivo será apresentado pela Kia em 2025 e é conhecido internamente como ‘GT1’. Esse novo produto vai nascer com um par de motores elétricos de 612cv e uma bateria de 113,2kWh com uma autonomia de 700km a 800km, de acordo com as primeiras informações.

De acordo com o site ETNews, ele será o primeiro produto da Kia a ser revelado com uma nova plataforma que será uma evolução da base E-GMP, chamada de ‘eM’, com o sistema Integrated Modular Architecture (IMA) do grupo. Previsto para meados de 2025, a novidade pode acabar atrasando até meados de 2026, de acordo com o cronograma da marca sul-coreana. Esse novo veículo será do segmento E, semi-grande. Este é um porte similar ao K8, que é o substituto do Cadenza. A sua bateria deve ser a maior que um Kia já foi equipado, com 113,2kWh, uma vez que o EV9 usa baterias de até 99,8kWh.

Essas novas baterias vão contar com nova tecnologia que vai permitir uma autonomia que fique em torno dos 700km aos 800km. Mecanicamente, a versão de 612cv deve ser a mais potente da novidade. Essa configuração contará com um motor elétrico dianteiro de 272cv e um motor elétrico traseiro de 340cv, que vão representar os 612cv. Haverá ainda uma versão mais simples, com dois motores de 218cv que juntos entregam 435cv. O sistema IMA que os novos carros elétricos vão trazer vai adicionar uma série de componentes compartilháveis com outros elétricos.

Entre essas peças que serão intercambiáveis estão baterias e motores, além de outros sistemas que também vão ser compartilháveis. Os carros com a plataforma ‘eM’ vão contar com motores e baterias maiores, sendo usado por carros igualmente maiores. Ao divulgar o fim de linha do Stinger, no ano passado, a Kia confirmou que o seu substituto direto seria o EV6 GT (veja aqui o vídeo). O EV6 GT possui uma bateria de 77,4kWh e dois motores elétricos. Juntos, eles desenvolvem 585cv de potência e 75,4kgfm que acelera de 0 a 100km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260km/h.



Fotos: Kia / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI