Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!


Principal novidade da Envemo para o Salão do Automóvel de São Paulo de 1988, o Camper seria lançado apenas na transição da década de 80 para 90. Lançado no fim de 1989, o Camper começou a ser vendido logo em seguida, em Maio de 1990. A Envemo (Engenharia de Veículos e Motores), tinha no Camper uma adaptação do norte-americano Jeep Cherokee Sport, mas utilizando algumas peças da Chevrolet. Na verdade, o Envemo Camper era "primo" do Engesa 4, pois usava o mesmo chassi, mas com distância entre eixos aumentada, se valendo da sua excelente suspensão de longo curso, por barras longitudinais e molas helicoidais. Era considerado pela Envemo como um utilitário versátil por ser vendido com motor gasolina, álcool e diesel, além de tração 4x2 e 4x4. O Camper usava lanternas do Chevette e painel do Opala Diplomata e faróis do Fiat Uno. Neste momento o Camper era comercializado apenas com carroceria de duas portas. O motor era o 2.5 que desenvolvia 82cv do Opala, a álcool ou gasolina, aliado a um câmbio manual de 5 marchas da picape Série 10/20, da Chevrolet. Tinha tração 4x2 ou 4x4, freios a disco na frente e direção hidráulica.


A carroceria era de fibra de vidro e tinha bancos reclináveis na frente e rebatíveis atrás, estofamento de couro e muitos acessórios, incluindo vidros e retrovisores elétricos. No primeiro semestre de 1991 o Camper passou a contar com a opção de motor 4.1 de 145cv de potência, permitindo a instalação de ar-condicionado. Em 1992 era a vez da motorização diesel, Maxion de 4 cilindros e 4.0, com injeção direta que desenvolvia 92cv. No final de 1993, a Envemo lançava mais uma versão versátil para o Camper. Trata-se da carroceria de quatro portas, mais comprida e larga que a carroceria de três portas. Em 1994 a Envemo lançava no mercado brasileiro o face-lift do Camper. Mudavam a grade, novo ótico Chevrolet de formato trapezoidal e faróis do Opala, eliminação de parte dos vincos laterais, tampa traseira mais larga, adaptando-se às novas lanternas verticais da Série 10/20, para-choque na cor da carroceria, novo painel e acabamento interior renovado. O Camper ainda recebia novos freios e o antigo motor de 4 cilindros foi substituído pela unidade 2.0 8v, com injeção eletrônica e 116cv que equipava o médio Monza.


Dentre os novos opcionais, vidro térmico e coluna de direção regulável. Visando aumentar a produção do Camper, a Envemo comprou a fábrica de Manaus (AM) e "assinava" a sua falência. A marca já passava por uma situação financeira delicada, enquanto o país passava por um momento complicado. A Envemo era uma das marcas da Engesa, que passava por um momento difícil e assinava o seu pedido de falência ainda em 1990. Mas um baque ainda mais difícil estava por acontecer. Os importados atingiram frontalmente o Camper, produto no qual a Envemo mais investira e onde depositava as maiores esperanças para sair da concordata. Em breve período, mais de 10 marcas estrangeiras invadiram o mercado brasileiro de utilitários de luxo, disputando espaço com o Camper, onde este foi pioneiro e único representante nacional. Em Outubro de 1993 a Engesa confirmava sua falência, enquanto sua subsidiária teve mais alguns meses de vida. No fim de 1994 a Envemo também entrava em falência e as vendas do Camper, mas as últimas unidades foram vendidas até 1995, mesmo ano que a marca assinou a sua falência, totalizando 650 unidades do Camper comercializadas.




Fonte: Lexicar

Comentários

  1. Para poucos apreciadores..um excelente carro, macio, disposto e valente

    ResponderExcluir
  2. Tenho um não pretendo vender tão cedo

    ResponderExcluir
  3. A curiosidade sobre esse modelo é que o merchandising para promovê-lo na época de seu lançamento, foi feito através da novela Rainha da Sucata, sucesso em 1990, onde a personagem Maria do Carmo (Regina Duarte), para conquistar seu grande amor Edu (Tony Ramos), resolveu financiar o projeto e fabricação de seu carro, que era a na verdade a Envemo Camper!
    Várias cenas foram feitas na fábrica da Envemo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Estou assistindo essa novela no YouTube e dei alguns prints desse carro. Se tiver interesse, entre em contato. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

Porsche revela teaser de um novo "esportivo do futuro", que será apresentado no dia 8/06

Hengchi inicia as entregas do Hengchi 5 e se prepara para apresentar seu segundo veículo

Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da área de Ferramentaria em Anchieta

RAM comemora o desempenho comercial em janeiro de 2023, com 593 unidades vendidas

Os 100 veículos mais vendidos do Brasil em janeiro de 2023: Volvo XC60 é destaque, em 47º

Volkswagen comemora marca de 40 milhões de carros construídos com a plataforma MQB

Renault vai voltar a produzir no México em uma fábrica da Nissan, dentro de alguns anos

Nissan expande o Nissan Move para quase todas as concessionárias no Brasil, em 180 lojas

Renault e Nissan vão produzir quatro picapes na Argentina; elétricos estão nos planos