Especial Lançamentos 2017 #34: o que esperar da Toyota para o Brasil neste ano?


A Toyota deve ter três lançamentos confirmados para 2017. O primeiro deles inclusive já aconteceu: o face-lift da linha Etios, que recebeu as mesmas mudanças da versão Platinum e da série especial Ready!, que agora estará disponível para todas as versões. Desde o X até o Platinum. A explicação é que eles foram usados para “validar” as mudanças de para-choques, grade e spoilers – em português claro, ver a aceitação do público. Lançado em 2012 no Brasil, o Etios Hatch ganha nova grade dianteira, novo para-choque dianteiro e traseiro, novas rodas de de 15 polegadas, acabamento preto na coluna central, entre outros. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete. Logo em seguida deve ser lançado o novo Corolla. Seu lançamento deve ocorrer entre o final de Março e o início de Abril. A chegada da linha 2018 marca a chegada de maçanetas novas, com acabamento cromado, enquanto os faróis e grade frontais trazem novo desenho, mais agressivo, compondo com o também novo para-choque com linhas mais vincadas, que deixam com aspecto mais esportivo. Atrás, as lanternas recebem luzes de LED e lentes mais escuras. Novas rodas (aro 16″ ou 17″) completam o pacote visual. O design o deixa bem mais moderno e com menos cara de "tiozão", ponto muito criticado do sedã médio, mas que mesmo assim mantém a liderança do segmento de Sedãs Médios. Se o design externo melhorou, a lista de equipamentos passa a ficar mais interessante. Agora, o Corolla traz alerta de mudança involuntária de faixa, sistema pré-colisão e piloto automático adaptativo, que previne ou reduz o impacto numa colisão ao monitorar o tráfego com um laser e uma câmera – tudo como equipamento de série.


Na versão brasileira, o Corolla deverá enfim ganhar o aguardado controle de estabilidade (ESP), recurso ainda não oferecido nem mesmo na versão topo de linha Altis. A mecânica não deve trazer novidades. Antecipado no Salão de São Paulo, a Toyota ainda deve apresentar as novidades para o reestilizado RAV4. Ele deve ser lançado em Abril de 2017 segundo a marca japonesa. Apresentado em 2015, as novidades visuais eram esperadas para este ano, mas algo deu errado. Ele ainda pode ser lançado em Março com vendas iniciadas em Abril. Atualmente o RAV4 é ofuscado pelas versões de entrada da SW4, ou seja, a Toyota ainda deve trabalhar para que eles não tenham preços cruzados para nenhum se canibalizar. O SUV Médio da Toyota recebe novos faróis, grade, capô, para-choque dianteiro e traseiro, rodas de liga leve, lanternas e tampa do porta-malas. Além de mudar o visual, a Toyota adiciona três novas cores ao catálogo do RAV4: Prata Sky Metálica, Preto Currant Metálico e Azul Eletric Storm. No interior, as novidades ficam por conta do acabamento interno com mais qualidade, ficando mais caprichado. Os upgrades estão na nova manopla de câmbio e mais porta-objetos para guardar os óculos e porta-copos maiores, que comportam canecas grandes. Ainda entre as novidades internas, há novo grafismo do painel de instrumentos com tela de 4,2" polegadas e tomadas adicionais USB e de 12V. A central multimídia touch screen com tela de 7" polegadas também é nova. Também antecipado no Salão, mas por um conceito, o C-HR pode vir ao Brasil primeiramente vindo do México. O C-HR é a resposta direta para concorrer com Nissan Kicks, Jeep Renegade e principalmente Honda HR-V. Medindo 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,55 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, o C-HR entrega um porta-malas de 370 litros com o banco traseiro em posição normal.


Na Europa, ele traz alguns itens de série exclusivos como piloto automático adaptativo com frenagem autônoma e reconhecimento de pedestre, alerta de evasão de faixa com controle da direção e faróis com facho alto automático. Possivelmente o nosso primeiro C-HR também seja mexicano, com características técnicas simplificadas em relação ao modelo europeu, mas mantendo a plataforma modular TNGA. Aqui ele não deve contar com motor híbrido e deve usar o mesmo powertrain do Corolla, o 2.0 16v Flex que desenvolve 154/143cv de potência com torque de 20,3/19,4kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT que simula 7 velocidades. Suas chances de se tornar líder de vendas no Brasil são realmente grandes, uma vez que o atual líder é o seu maior rival: o Honda HR-V. A produção pode passar a ser nacional em meados de 2018, junto do Corolla. Lançamento mais distante, o Vios é uma promessa de anos. O sedã passou por um recente face-lift de meia-vida na Tailândia e pode vir para concorrer com o Honda City. Alinhado ao novo face-family da Toyota, ele ganha novos faróis projetores com LEDs diurnos integrados, grade frontal em “T”, faróis de neblina reposicionados e rodas 15″ e 16″ com novo design. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes e disposição interna. Além disso, o para-choque ganhou design mais “limpo” que o do modelo anterior. No interior, as mudanças são mínimas. Destaque para as quatro opções de cores para o acabamento interno. Itens como acesso e partida sem chave, bancos de couro e ar-condicionado digital continuam a ser oferecidos, enquanto câmera auxiliar traseira agora está disponível nas versões mais equipadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV