Especial Lançamentos 2019 #11: o que esperar da DS para o Brasil neste ano?


A DS tinha sido confirmada pela PSA para ser relançada no Brasil como marca nesse ano de 2019 e alguns pontos levam a crer que isso seja verdade. A marca premium da Citroën deve estrear no país com dois SUVs, sendo um de porte compacto e outro de porte médio, que chegam ao nosso mercado já trazendo recursos de eletrificação e antecipando o futuro das demais marcas do grupo PSA.
DS 3 Crossback: apresentado no Salão de Paris do ano passado, o DS 3 Crossback mantém boa relação de parentesco com o irmão maior, com presença de elementos cromados, especialmente na versão topo de linha de ambos. Desenvolvido sobre a plataforma modular CMP, ele traz um design ousado para chamar atenção. O design dianteiro deve ser bem expressivo, equipado com faróis angulares de LEDs e devem trazer lentes diurnas em filete que vão do farol dianteiro até as extremidades do para-choque. A grade é hexagonal cromada, com entradas de ar auxiliares nas extremidades do para-choque. Nas laterais, as maçanetas são embutidas, enquanto as saias de roda possuem acabamento plástico preto. Porém o que mais deve chamar atenção são as exóticas colunas B com base elevada nas portas traseiras, que faz o carro parecer ter barbatanas. Na traseira, o ponto mais convencional do carro, ele possui lanternas horizontais finas que se interligam por um friso cromado, assim como no DS 7 Crossback, e saídas de ar falsas. O interior também deve trazer um design bem exclusivo. Há elementos quadrados próximos das colunas A poderiam ser alto-falantes, mas na verdade são difusores de ar! Oito losangos estilizados instalados na parte central acumulam funções de difusor de ar e estética, exceto em parte o central superior, com luz de alerta. Segundo a DS, ele possui 4,12 metros de comprimento, 1,79 metro de largura e 1,54 metro de altura, com entre-eixos de 2,55 metros e 350 litros no porta-malas. Ele também conta com o sistema de condução semi-autônoma DS Pilot, de nível 2 de automação. Na mecânica, a DS pode oferece-lo com motor 1.2 THP de 155cv, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Além deste, a DS pode optar por lançar também a versão elétrica, que possui motor de 136cv e 26,5kgfm, com uma bateria de 50kWh, com um terminal de recarga rápida ele recupera 80% da autonomia em 30 minutos ou 7 horas na Wallbox. Em uma tomada convencional são 20 horas para um carga completa, sendo uma autonomia de 300km.


DS 7 Crossback: registrado no INPI em agosto do ano passado, 7 Crossback deve vir ao nosso mercado para concorrer com modelos como Audi Q5, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC, mas obviamente que com um preço mais em conta, traz com faróis Active LED Vision, que emitem uma luz roxa quando o carro é ligado. As lanternas de LED têm efeito 3D e as rodas de liga leve são aro 20 polegadas estilo Paris. A carroceria tem 4,57 metros de comprimento, 1,62 metro de altura e 1,89 metro de largura. No interior, o ambiente tem um estilo bem particular, chamado Art Rubis com couro Nappa nos assentos e couro no painel. O quadro de instrumentos é digital e configurável, enquanto a grande central multimídia (que salta aos olhos) de 12 polegadas conta com detalhes cromados e botçoes estilizados. As linhas retilíneas do interior de modo geral agradam bastante. O DS 7 Crossback ainda possui um relógio BRM no alto do painel. O SUV possui tecnologia de condução semiautônoma DS Connected Pilot, além de visor noturno DS Night Vision. DS Active Scan Suspension, que utiliza uma câmera de alta resolução para detectar ondulações, depressões e buracos na pista, adaptando o conjunto de amortecimento para passar com mais conforto sobre esses obstáculos. Aqui, poderia ser vendido com motor 1.6 PureTech THP de 200cv de potência. Combinados, eles desenvolvem 300cv e 45kgfm de torque, junto com a tração 4x4. Segundo a DS, ele consegue rodar 50km no modo EV com as baterias de 13,2kW instaladas na parte traseira do veículo, debaixo dos bancos traseiros. Rodando apenas com motor elétrico, a DS diz que o SUV consegue chegar a velocidade máxima de 135km/h e conta com quatro modos de condução no modo híbrido: Zero, Sport Hybrid e AWD. Além desse, pode ser ofertado com motor 1.6 THP de 203cv, com câmbio automático de 8 marchas e tração integral. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva