Especial Lançamentos 2019 #15: o que esperar da Ford para o Brasil neste ano?


A Ford deve trazer novidades para o ano de 2019, mas a maioria dela é composto por produtos importados. Entre eles estão Edge, Fusion, F-150 e possivelmente a linha Focus, que deixa de ser produzida na Argentina. Do país vizinho, virá duas novidades para o mercado, como o face-lift da Ranger e a estreia ainda não confirmada do Territory.
Territory: a Ford trouxe ao Salão de São Paulo o Territory, o seu SUV chinês que deve ser lançado no Brasil até 2020. Concorrente direto para o Jeep Compass, o Territory deve ser o substituto do Focus na linha de produção na Argentina e tem tudo para colocar a Ford no segmento que mais cresce no mercado, de SUVs médios. Desenvolvido na China em parceria com a Yusheng o Ford Territory, o SUV vai ao Salão de São Paulo para testar a receptividade do público, mas ao que tudo indica, deve vir ao nosso mercado. Com um custo de produção mais baixo que do Escape, ele pode chegar ao nosso mercado até como importado, ainda mais agora com o Rota 2030 confirmado pelo Governo Federal, sem cobrar IPI majorado para importados. Desenvolvido sobre o Yusheng S330, o Ford Territory possui 4,58 metros de comprimento, 2,71 metros de entre-eixos, 1,93 metro de largura e 1,67 metro de altura. Ele é equipado com motor 1.5 12v Turbo Dragon que desenvolve 163cv de potência associado ao câmbio automático de 6 velocidades e sempre com tração dianteira. Ele oferece um amplo espaço interno com direito a painel digital e uma grande tela da central multimídia. Visto que o Jeep Compass vende cerca de 6 mil unidades mensais, esse é um segmento em fraco crescimento no nosso mercado, aumentando a margem de lucro da Ford na região, que não é uma das melhores após os consequentes prejuízos.


F-150 e F-150 Raptor: a versão Raptor da F-150 foi apresentada no Salão de São Paulo para estudo de público. A Raptor adota a pegada agressiva que consagrou a versão desde a geração passada e não abre mão de detalhes como grade mais robusta, para-choques revistos, maior altura em relação ao solo, rodas aro 17" polegadas calçadas por enormes pneus BFGoodrich All-Terrain KO2, entre outros. Em relação ao modelo de cabine simples, a nova variante tem 30 centímetros a mais na distância entre-eixos, totalizando 3,68 metros. O motor da nova geração da F150 Raptor é um 3.5 V6 EcoBoost, que substitui o antigo V8. Porém, o V6 EcoBoost traz mais potência e torque a Raptor, que desenvolve por exemplo, 411cv de potência, torque de 59,8kgfm e câmbio automático de 10 (!) velocidades e um sistema de tração nas 4 rodas, com transferência de torque por demanda do condutor. O interessante é notar que a picape foi registrada no INPI em abril. O pedido de registro da montadora americana compreende vários itens que fazem parte do veículo, entre eles faróis, grade, lanternas, para-choques, rodas, para-brisa, entre outros. Revelado pelo G1, a Ford disse que “não comenta especulações e lançamentos futuros”. A negativa era óbvia, mas precisamos lembrar que nem sempre tudo que é patenteado se torna realidade. Até alguns anos, a Ford vendia a F-250 no nosso mercado. Por aqui, a F-150 poderia ser vendida com motores 3.3 ou 3.5 V6 Cyclone, além do 5.0 V8 Coyote, além dos ecológicos 2.7 V6 EcoBoost e 3.5 V6, de 330cv e 370cv respectivamente. Aqui, a picape já seria bem aceita com o motor 3.0 V6 Power Stroke Diesel que desenvolve 254cv e 61kgfm, acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades.


Nova Ranger: a Ford da Argentina confirmou que a Ranger deve passar a ser vendida com o mesmo visual do modelo norte-americano no país vizinho a partir de 2019. A fábrica de Pacheco deve produzir a picape com mais um face-lift de meia-vida. A informação é do site Argentina Autoblog. Entre as novidades, ela conta com uma grade dianteira atualizada, incorporando o nome Ranger em baixo relevo e com frisos duplos com acabamento em cinza fosco. Os faróis ganham novo layout, com LEDs diurnos e projetores de LED, enquanto o para-choque perde o peito de aço do modelo latino e ganha um design mais sofisticado, com parte inferior separada e em acabamento metálico, enquanto o restante é pintado de cinza, bem como os faróis de neblina na extremidades. Nas laterais, destaque para as rodas de liga leve de 19 polegadas. A traseira conta com uma nova tampa de caçamba com o nome Ranger em baixo relevo e o para-choque traseiro pintado na cor cinza, as mesmas dos aros das saias de rodas. Há também receptor de engate para reboque integrado. Por fim, as lanternas ganham um novo layout com LEDs e novo layout, com nova disposição de luzes. A Ford Ranger 2019 ganha ainda uma nova central multimídia SYNC 3 de 8 polegadas. Por aqui, são grandes as chances dela adotar o novo motor 2.0 Turbo Diesel que desenvolve 213cv e 50,9kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades. O face-lift ainda abre a possibilidade da picape ganhar a brutal versão Raptor.


Novo Fusion: apresentado no Salão de Nova York o reestilizado Fusion, que recebeu mais uma novidade visual em menos de três anos nos EUA – e que deve se repetir no Brasil. A linha 2019 se destaca por trazer nova grade dianteira e novos faróis de neblina. Além disso, ele passa a ser vendido com mais itens de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo Co-Pilot360 Assist. Além da nova grade dianteira e das mudanças nos faróis de neblina, o sedã ganha novo para-choque dianteiro e traseiro, novo layout das lanternas, nova tampa do porta-malas e novas rodas de liga leve. Imagens do interior não foram reveladas. Agora ele passa a ser vendido de série com pacote de assistentes Co-Pilot360, enquanto as versões básicas vem com frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, sensor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos, sensor de chuva, sensor crepuscular e câmera de ré com aviso de tráfego cruzado. O controle de cruzeiro adaptativo ganha a função stop-and-go, capaz de parar o veículo e voltar a acelerar, seguindo o carro à frente, ao mesmo modo que a central multimídia SYNC3 pode ter comando por voz. No Salão, ele foi apresentado com motor híbrido 2.0 16v Atkinson a gasolina junto com um novo motor elétrico, com potência combinada de 190cv de potência. A novidade fica por conta da bateria de íons de lítio de 9kWh, que aumenta em cerca de 20% de autonomia no modo elétrico em relação ao modelo anterior.


Novo Edge: a Ford deu início a pré-venda do Edge ST nos últimos dias, que passou a ser reestilizado e se tornar o SUV esportivo da marca no nosso mercado. O Edge deve ser vendido em regime de pré-venda com preço de R$299.000, quase o mesmo preço de um Mustang. O SUV ganha novidades de meia-vida que o deixam em pé de igualdade com os demais SUVs da Ford esteticamente. Na dianteira, o SUV conta com um novo conjunto óptico e grade dianteira sem barras e com formato colmeia. Talvez pela versão ser a ST, esportiva, a grade em colmeia não esteja presente nas versões civis. Os faróis possuem LEDs diurnos e conta com uma nova entrada de ar inferior, além de novo design dos faróis de neblina, que deixaram a dianteira com aspecto mais esportivo. Na traseira, destaque para o novo layout das lanternas em LED e novo para-choque traseiro, enquanto a lateral ganha novas rodas de liga leve de 21 polegadas. No interior, as novidades ficam por conta dos novos bancos, com design mais envolvente e com couro nas laterais e tecido exclusivo na parte central, além do logotipo ST em alto relevo no encosto. O ambiente possui acabamento com materiais escurecidos e manteve o botão de marchas no console central. A versão esportiva ST foi desenvolvida pela Ford Performance e possui motor 2.7 V6 EcoBoost de 340cv de potência com torque de 54,4kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 velocidades, que substitui o atual, de 6 marchas. Há ainda tração nas quatro rodas e a plataforma recebeu estrutura mais rígida para apresentar uma dirigibilidade maior. Há ainda alterações na suspensão, mais firme e resistente diante da nova cavalaria, e freios com pinças vermelhas mais robustas e discos maiores também foram introduzidos. O lançamento deve ocorrer em algum momento de março.


Novo Focus e Focus Sedan: se por um momento não teremos mais um Focus latino, com produção na Argentina, a Ford pode importar o médio ao mercado brasileiro na sua quarta geração. Podendo chegar via Europa ou via China, o Focus ganhou nova geração em abril desse ano. A quarta geração do Focus segue o mesmo caminho do Fiesta, trazendo maior tecnologia, acabamento e motorização revisados. A quarta geração lembra o antigo só no nome e ao vê-lo, o hatch médio ganha coluna A recuada e posicionadas mais na vertical para aumentar a sensação de dinamismo. O corte dos vidros laterais e da janela espia mudaram significantemente, a asa traseira foi redimensionada e os balanços estão mais curtos. Na frente, a grade ficou maior, mas segue hexagonal. O novo para-choque ganha luzes de LEDs invadindo a tampa do porta-malas e a inscrição “Focus” passa a ficar centralizada na tampa do porta-malas, acima da placa. No interior, o Focus ganha uma central multimídia flutuante de 8 polegadas, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, com SYNC 3. A nova geração passa a ser vendida com Active Park Assist até os faróis adaptativos em Full-LED e frenagem automática de emergência, que detecta pedestres e ciclistas. Há ainda o sistema Evasive Steering Assist, que desvia de veículos lentos ou parados enquanto roda em baixa velocidade. O controle de cruzeiro adaptativo com stop and go (que para completamente conforme o trânsito à frente) funciona em conjunto com reconhecimento de placas e assistente de permanência em faixa. Por fim, head-up display, sistema FordPass Connect (com ponto Wi-Fi capaz de fornecer internet para até 10 aparelhos), e carregador sem fio para smartphones. Na parte invisível do carro, ele ganha a plataforma modular C2, que é mais rígida estruturalmente falando, enquanto ele ficou 90kg mais leve. Aqui, o motor 1.5 12v EcoBoost de 150cv ou 182cv seriam bastante interessante e até o momento a Ford não detalhou sobre o futuro do Focus. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027