Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Fiat revela em evento do aniversário de 100 anos da fábrica de Lingotto como será o interior dos seus carros no futuro, apostando em telas e alta tecnologia



A Fiat comemorou o aniversário de 100 anos da fábrica de Lingotto, em Turim, uma das unidades mais icônicas da marca italiana por contar com uma pista de testes no teto da fábrica. Inaugurada em 22 de maio de 1923, a fábrica estabeleceu rapidamente a Fiat como uma das marcas europeias com uma das fábricas mais modernas da Europa na época. Hoje, o prédio possui uma nova funcionalidade que não é a fabril e sim conta a história.

O espaço segue preservado e desde a década de 1980 faz parte da coleção de Giovanni e Marella Agnelli tornou-se o seu núcleo simbólico. A pista oval do teto é um dos maiores charmes do prédio. O evento de 100 anos do prédio foi chamado de ‘Shaping the Future’ (moldurando o future, em português). Oliver François, CEO da Fiat e CMO da Stellantis, confirmou que o interior dos seus futuros carros vai contar com o tema ‘Lingotto Inspired’. Pelas primeiras imagens do interior dos futuros carros da marca, é possível observar vários elementos retangulares e ovais, que representam o estilo da pista de testes no teto do prédio.

“Na Fiat pensamos que o Lingotto e a pista são um ponto de referência que merecem tornar-se 'marcadores de design'. As suas características inspiraram os designers da Fiat a traçar as linhas dos futuros modelos, desde a incrível pista no tejadilho até a rampa – uma revolução na década de 1920 – que é como um manifesto da nossa tradicional leveza: menos material, mais espaço, isto é nossa visão prospectiva de design de interiores. A forma oval do ‘La Pista 500’ inspira vários novos traços distintivos para o interior, enquanto a fachada, com a leveza das suas janelas, também se tornará uma assinatura distintiva dos futuros modelos. Mal posso esperar para lançar esses modelos 'inspirados no Lingotto' daqui a um ano.", disse François.



“Hoje é um dia especial: o Lingotto foi inaugurado oficialmente pelo meu tataravô, há exatos 100 anos. Foi um momento de grande orgulho: um enorme avanço para a Fiat e para a indústria italiana em geral. Corbusier chamou-o de "um dos espetáculos mais impressionantes que a indústria já ofereceu". O Lingotto foi um ícone da produção, renovação e transformação italiana e, ainda hoje, é um motor de novas ideias. Na década de 80 buscávamos um novo propósito, então meu avô decidiu transformá-lo no que você vê hoje: lojas, escritórios, hotéis e a cultura apoiada pela missão artística da Pinacoteca Agnelli.”, disse Ginevra Elkann, Presidente da Pinacoteca Agnelli.

“Recentemente relançada através de uma ambiciosa nova programação de exposições e eventos, a Pinacoteca tornou-se um novo destino para um público diversificado e jovem. Graças ao jardim suspenso de La Pista 500 com suas espetaculares instalações artísticas, à Casa 500 e ao seu Fiat Coffe 500, a Pinacoteca Agnelli é hoje um dos museus mais visitados da cidade.”, adicionou Elkann. Pelas imagens reveladas pela Fiat, ainda se percebe um painel com desenho oval, uma central multimídia retangular e horizontal ao centro e um volante igualmente oval, com uma pequena tela com alguns controles touchscreen que fazem parte de um desenho mais futurista.

Abaixo desse grande oval do painel estão as saídas de ar-condicionado retangulares, enquanto o console central também possui uma representação oval. Os bancos parecem ter um desenho de cadeiras, que dificilmente antecipam o desenho de algum carro de produção para os próximos anos. Atualmente, o prédio Lingotto tem o maior jardim na cobertura de toda a Europa e a Casa 500, que acolhe visitantes interessados ​​no ícone da Fiat, na arte, na arquitetura e na natureza – antecipando o veremos nos carros da marca nos próximos anos. 



Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido