Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Suzuki apresenta o Invicto, uma minivan híbrida com base no Toyota Innova; modelo estreia na Índia com um motor de até 186cv e espaço para até 8 ocupantes



Recentemente a Toyota criou uma parceria com a Suzuki para o desenvolvimento de novos produtos com foco em atender o mercado indiano. Com isso, nasceu vários produtos da Toyota que foram desenvolvidos pela Suzuki, na verdade. No entanto, isso trouxe benefícios também para a Suzuki, que ganhou a station wagon Swace e o utilitário esportivo Across, ambos baseados no Toyota Corolla Touring Sport e RAV4, respectivamente – ambos estes modelos vendidos na Europa. E assim nasceu a Invicta, baseada na Toyota Innova.

A minivan de grande porte estreia com espaço para sete ou oito ocupantes, dependendo de cada versão. A novidade é que a Invicta estreia com motores eletrificados, o que vai ajudar a Suzuki com mais produtos eletrificados em diferentes mercados, diminuindo a emissão média de CO2. A Invicta também estreia com um design que é diferente em relação à prima Innova, apesar de manter boa base do design. Na dianteira, a Invicta possui faróis dianteiro afilados com dois projetores conectados com a grade dianteira. Esta possui uma grade dianteira hexagonal com uma borda inferior cromada e duas barras cromadas ao centro, sustentando o logotipo da Suzuki.

A parte superior da grade dianteira possui uma barra em preto brilhante. A grelha da grade tem elementos irregulares. Já o para-choque dianteiro possui um desenho diferente, marcado por luzes diurnas (DRL) em LED na parte inferior, substituindo os faróis de neblina. Essa iluminação também funciona como luzes de repetição de seta, que estão inseridas dentro de um espaço em plástico preto. Esses acabamentos se conectam entre si por meio de uma barra em preto brilhante. Ao centro, esse acabamento em preto brilhante possui espaço para a placa dianteira e também emoldura entrada de ar inferior trapezoidal.

O para-choque dianteiro possui um friso cromado horizontal abaixo da entrada de ar. O capô possui um desenho com vincos mais fortes, como o par de vincos nas extremidades do capô, partindo da grade dianteira e outro vinco que nasce acima dos faróis. Outros vincos estão na parte central do capô, onde se cria uma parte central mais baixa. De perfil, a Invicta possui linhas bem-marcadas e uma ampla área envidraçada. Falando nela, existem uma janela vigia relativamente ampla, com um friso cromado na parte inferior. Os retrovisores tem base na coluna das portas, com repetidores de setas.



Em termos de carroceria, a Invicta possui para-lamas bem destacados, inclusive com vincos que invadem as portas, tanto dianteira como traseira. E toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Ela tem um vinco inferior que nasce na porta dianteira e cresce ascendentemente na porta traseira e chega até as lanternas. A minivan ainda possui maçanetas convencionais e ela possui novas rodas de liga leve que variam de 16 a 18 polegadas, dependendo das versões. No entanto, ela possui uma antena do tipo barbatana de tubarão.

Ainda no teto, a Invicta possui um grande teto solar panorâmico que vai ajudar a iluminar o interior da minivan. De traseira, os modelos da Toyota e Suzuki ficam bem parecidos, principalmente se tirar nomes e os logotipos de cada marca. Na traseira, a minivan possui um vidro traseiro levemente inclinado e um aerofólio com brake-light com uma parte central mais baixa que as extremidades do aerofólio. Nas laterais do aerofólio, a Invicta possui um acabamento em preto brilhante. Esse acabamento se conecta com as lanternas, que são horizontais e invadem a tampa do porta-malas.

As lanternas tem iluminação em LED, além de uma marcara escurecida. A parte superior das lanternas tem um vinco cromado que faz com que as duas se conectem entre si. A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa e um vinco mais definido na parte inferior na tampa, invadindo o para-choque traseiro. Na parte inferior da tampa existe um friso cromado horizontal, enquanto o para-choque traseiro tem linhas definidas pelo vinco da tampa e a parte inferior possui um acabamento em preto brilhante, onde possui refletores e falsas saídas de ar nas extremidades.



Nesse acabamento também possui um friso em ‘C’, cromado. No interior, a Invicta possui um design mais moderno, sendo o mesmo do modelo da Toyota. Ela pode ser equipada com uma tela de 9,0 ou 10,1 polegadas para a central multimídia (ambos com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), que fica bem destacada no painel. Há um quadro de instrumentos com tela digital TFT de 4,2 ou 7 polegadas com dois mostradores analógicos nas laterais. O painel ainda possui um volante multifuncional que tem três raios e com detalhes prateados.

As saídas de ar-condicionado são horizontais, com um contorno prateado ou bronze. Ao centro, a tela flutuante da central multimídia é o início de um desenho vertical que ainda possui controles por botões logo abaixo da central e as duplas saídas centrais. Mais abaixo estão os comandos do ar-condicionado e o console central é elevado com alavanca de câmbio e freio de estacionamento eletrônico. Essa seção central interrompe as linhas horizontais do painel, que pode ter uma faixa em couro. Os painéis das portas possuem detalhes em couro preto, com detalhes bronze para os puxadores.

Com espaço para três fileiras de bancos, ela possui espaço para sete (com disposição de bancos 2+3+2) ou oito lugares (2+3+3). Na segunda fileira de bancos, os ocupantes possuem duas telas de 10 polegadas, uma em cada encosto do banco dianteiro. Os bancos ainda possuem um estofado em couro e o painel pode ser inserções em madeira nas versões mais caras. A marca ainda confirma que ela vem equipada com espaço de recarga de celular sem fio, quatro entradas USB-C, teto solar panorâmico e outros. Desenvolvida sobre a plataforma modular TNGA-C da Toyota, a Invicta tem 4,475 metros de comprimento, 2,850 metros entre os eixos, 1,850 metro de largura e 1,795 metro de altura.



A minivan ainda possui 18,5 centímetros de altura em relação ao solo. O porta-malas tem capacidade de 239 litros com as três fileiras de bancos ou 690 litros de capacidade com as duas primeiras fileiras de bancos. Na mecânica, a mecânica é Toyota também. Entre as opções, estão o 2.0 16v Dynamic Force a gasolina de 139cv e 18,6kgfm nas versões mais simples ou 174cv e 20,9kgfm nas mais caras, sempre com câmbio automático CVT. Já a híbrida traz o 2.0 16v Dual VVT-i de 152cv e 19,0kgfm junto de um motor elétrico de 113cv e 20,9kgfm. Juntos, ela desenvolve 186cv, vindo com uma transmissão e-CVT, que simula 10 marchas.

O modelo híbrido ainda vem com uma bateria de hidreto de níquel-metal (Ni-MH). A bateria fica sob os dois bancos dianteiros para não ocupar espaço na cabine traseira e no porta-malas. A marca fala que a Invicta possui quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e EV. Por fim, a suspensão dianteira McPherson e traseiro por eixo de torção. De série, a minivan se destaca por contar com o Suzuki Connect, que se destaca por trazer informações do carro via smartphone ou smartwatch. Esse sistema também permite que o carro seja rastreado, bloqueado ou desbloqueado.

A lista cresce com quatro entradas USB-C, teto solar panorâmico e um pacote ADAS com Lane Departure Alert (sistema de aviso de saída de faixa), Pre-Collision System (sistema de segurança da colisão), Dynamic Radar Cruise Control (sistema de controle automático de velocidade), Automatic High Beams (sistema automático de controle de farol alto) e Pedal Misoperation Control (controle de operação incorreta do pedal), além da frenagem autônoma de emergência. A lista cresce com seis airbags, sistema de som com 6 alto-falantes, assentos ventilados, ar-condicionado de zona dupla, teto solar panorâmico, câmera de 360 ​​​​graus e outros. A Invicta será produzida na unidade de Bidadi, na Índia.







Fotos: Suzuki / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Peugeot apresenta o novo 208 no Brasil, que ganha reestilização e começa em R$ 88.990

Honda lança promoção no Brasil com descontos de R$ 35.000 até o dia 31 de outubro

Nissan lança promoção no Brasil com bônus, descontos e financiamento até dia 5/11

Volkswagen Sagitar ganha reestilização na China um pouco diferente do Jetta global

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2003!

GWM lança promoção no Brasil com Ora 03, Haval H6 e H6 GT até o dia 31 de outubro

Chevrolet prepara lançamento de um SUV para ficar abaixo do Tracker, em meados de 2026