Renault Scénic Vision Concept é apresentado como um crossover elétrico e a hidrogênio


A Renault confirmou as primeiras informações sobre a nova geração da Scénic, antecipado pelo Scénic Vision Concept. Pelas imagens, o conceito confirma que a nova geração passará de minivan para utilitário esportivo, como já estava sendo considerado por rumores. Fazendo parte do Plano RENAULuTion, o modelo será apresentado em uma versão de produção em meados de 2024, quando a Grand Scénic sairá de linha. De acordo com a Renault, o modelo possui 4,490 metros de comprimento, 2,835 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,590 metro de altura, o que faz com que ele possa antecipar um futuro SUV médio, ficando acima do Mégane E-Tech Electric. O peso, de acordo com a marca francesa, é de 1.700kg. No design, o Scénic Vision Concept possui linhas retilíneas, que já vimos no Mégane elétrico. Na dianteira, ele se destaca por ser equipado com faróis retangulares com quatro fachos de luz e uma fina linha em LED que chega até o logotipo da Renault. O para-choque dianteiro possui ainda os faróis verticais nas extremidades e uma entrada de ar inferior, com estilo retangular. Acima dela, há uma entrada de ar fina. O capô possui linhas aerodinâmicas e quando visto de lateral mostra como é menor. A boa relação entre os eixos prevê que o SUV terá um espaço interno muito bom, enquanto as rodas de 21 polegadas (com pneus 235/45 R21) chamam atenção. As linhas das laterais ainda se destacam por um friso que nasce no para-lama dianteiro e termina no para-lama traseiro, tendo ainda um friso em posição intermediária entre as portas. Falando nelas, as portas não possuem maçanetas e a versão de produção pode ter maçanetas retráteis. A parte inferior das portas traz um friso cromado. Há ainda um desenho amplo das janelas e a parte superior dos vidros tem um acabamento prateado que chega na coluna C e no vidro traseiro. De traseira, o Scénic Vision Concept possui um aerofólio traseiro que auxiliam na aerodinâmica, além de lanternas traseiras com estilo bumerangue e em LED. Ao centro aparece o logotipo da Renault, com iluminação. O para-choque traseiro tem o espaço da placa e nas extremidades há saídas de ar. 



De acordo com a Renault, cerca de 70% dos materiais do conceito são reciclados em vários ciclos fechados, sendo 95% reciclável e contribuindo para a proteção de recursos naturais. O assoalho do veículo foi produzido por meio da aglomeração de resíduos plásticos provenientes de outras origens (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.). Em todo o veículo, 30% dos plásticos utilizados são de fontes renováveis (bioplásticos). Os revestimentos do veículo foram produzidos com carbono reciclado proveniente da industrie aeronáutica. Outra novidade é que a Renault vai contar com a parceria de Jean-Michel Jarre, músico, compositor, intérprete, produtor de discos e engenheiro, estudando eletroacústica. Ele vai ajudar nos ruídos que o Scénic deve reproduzir ao rodar. Desenvolvido a partir da plataforma CMF-EV, o conceito é equipado com um motor híbrido, que vai mesclar o elétrico com o células de hidrogênio. O primeiro desenvolve 218cv e 30,6kgfm, equipado com uma bateria de 40kWh que tem 300km de autonomia no Mégane. Ele ainda será equipado com um conjunto de células de hidrogênio de 16kW, montada sobre o assoalho e responsável por fornecer energia extra para a bateria. Com isso, é possível que o carro tenha uma autonomia de 800km. Chamado de sistema H2-Tech, ele é baseado na tecnologia do ‘extensor de autonomia’, que permite embarcar uma bateria duas vezes mais leve para uma mesma autonomia, contribuindo para a descarbonização além da eletrificação do veículo, desenvolvido em joint-venture com a Hyvia. A Renault destaca que será possível ter uma autonomia capaz de fazer o carro viajar de Paris até Marselha sem precisar de reabastecimento. Em termos de tecnologia, a francesa confirmou que o carro terá um sistema que amplia o campo de visão do condutor em 24%, além do Safety Coach, que passa informações de saúda do condutor e passageiros, e um sistema de reconhecimento facial para abrir portas e fazer ajustes de configurações. Cada banco é equipado com microfones e alto-falantes para seu próprio sistema de áudio e existe a retransmissão da voz dos passageiros e do condutor e, se necessário, a amplificação da voz, facilita a comunicação entre as ocupantes do veículo, principalmente se houver um usuário com problemas auditivos. 


“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico ‘carro para viver’, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault. “O carro-conceito Scénic Vision representa a transformação do plano estratégico Renaulution para uma empresa mais verde e tecnológica, com foco em dados, energia e serviços. Ele abraça os desafios do clima, preservação dos recursos naturais, segurança e saúde de seus usuários e acessibilidade. O modelo abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos veículos, pensado de forma ecossistêmica desde a concepção até o fim do ciclo de vida. Além de ser um objeto de design, ele representa uma série de objetivos que o Grupo definiu e que serão progressivamente introduzidos nas próximas gerações de veículos”, declarou Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade do Renault Group. “O Scénic Vision representa um novo capítulo da história do Renault Group e da marca. Este conceito prefigura o design externo do novo modelo Scénic 100% elétrico para 2024 e a nova linguagem do design da Renault. Já o design interno é um estudo prospectivo dos futuros espaços internos da Renault. O Scénic Vision propõe um conjunto de tecnologias e inovações a serviço de uma mobilidade mais sustentável”, declarou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos