Citroën apresenta o C4 X na Europa, um sedã com perfil crossover que tem até motor elétrico


A Citroën apresentou oficialmente o seu novo modelo no mercado europeu, o C4 X. A novidade chega como um sedã do crossover C4, apresentado em 2020. Ele estreia igualmente com uma versão a combustão e uma elétrica (ë-C4 X) e desembarca na Europa com a missão de ser um modelo que fará ponte entre o C4 e o C5 X. Bem dizer, o C4 X é um C4 até a porta traseira. Por isso, visualmente, o sedã aventureiro possui a mesma dianteira do C4. Ela se destaca por trazer a atual identidade visual da Citroën, com faróis divididos em dois andares e com conexão com a grade dianteira. A parte superior dos faróis possuem luzes diurnas DRL em LED, conectando com o friso cromado superior da Citroën, enquanto os faróis principais estão logo abaixo, num formado mais ovalado, conectado com o friso cromado inferior da grade dianteira. O para-choque dianteiro conta ainda com duas entradas de ar, sendo uma entrada logo abaixo da grade dianteira com um friso horizontal e uma entrada inferior maior, com grelha verticais e inclinadas. Essa entrada de ar inferior ainda é conectada a um acabamento em plástico preto que abriga os faróis de neblina nas extremidades. Este ainda tem um contorno prateado. Visto de lateral, ele conta com um perfil que lembra até mesmo um fastback pelo caimento do teto. Há ainda os airbumps na base das portas, que trazem um desenho bem mais discreto dessa vez, sendo o primeiro elemento com um acabamento em cor diferenciada. Aliás, toda a parte inferior da carroceria possui acabamento em plástico preto. No modelo das imagens, por exemplo, ele é prateado. Há um vinco vertical bem leve na porta dianteira, próxima a caixa de roda e as caixas de rodas também são bem delimitadas. O sedã ainda tem o mesmo design do C4 até as portas traseiras. A partir daí ele ganha independência e linhas próprias.



O caimento de teto é mais sutil e ele ganha um vidro vigia, que dá ao seu design uma sensação do carro ser maior do que realmente é. Os retrovisores são em preto brilhante e o teto solar á panorâmico. Ele ainda possui antena barbatana de tubarão. De traseira, o sedã possui lanternas com um estilo bumerangue que invadem as laterais, com luzes em LED. As lanternas lembram o estilo usado pela C5 X e a tampa do porta-malas possui um pequeno aerofólio no próprio desenho da peça. A tampa do porta-malas traz o logotipo da Citroën e o nome da marca escrito por extenso. O para-choque traseiro tem uma parte maior do acabamento em plástico preto com refletores, lanternas de neblina no lado esquerdo e luz de ré no lado direito. Ao centro fica o espaço para a placa. Abaixo deste espaço fica um difusor de ar em preto brilhante. No interior, o C4 X possui o mesmo painel do C4. O painel se destaca por trazer uma central multimídia que se destaca no painel, com linhas horizontais e um contorno com acabamento black piano ao seu entorno. A tela possui 10 polegadas, com sistema MyCitroën Drive Plus que recebeu uma nova interface, reconhecimento de voz aprimorado, mais recursos de conectividade e atualizações Over-The-Air. O equipamento de segurança inclui até 20 ADAS, incluindo o Highway Driver Assist semi-autônomo Nível 2. O quadro de instrumentos possui uma tela digital, com tela colorida, e o volante traz um volante multifuncional de três raios e base achatada. Abaixo da central estão as saídas de ar-condicionado centrais com um acabamento prateado e mais abaixo estão os comandos do ar-condicionado. O console central traz um compartimento de recarga por indução e os câmbios são acionados por botões, junto de um acabamento em preto brilhante. À frente deste acabamento possui um porta-objetos. 


Desenvolvido sobre a plataforma modular CMP no modelo a combustão e na base e-CMP no elétrico, o C4 X possui 4,600 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,800 metro de largura e 1,525 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 510 litros e tem um coeficiente aerodinâmico de 0,29Cx. A altura em relação ao solo é de 15,6 centímetros. Na Europa, ele será vendido com os mesmos motores do C4, com o 1.2 PureTech THP que desenvolve 100cv, 130cv ou 156cv de potência, além do 1.5 BlueHDi que desenvolve 110cv e o 2.0 BlueHDi de 130cv. Em todos os casos o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas. Desenvolvido a partir de uma arquitetura elétrica de 400V, o elétrico ë-C4 X conta com um motor de 136cv de potência com torque de 26,5kgfm. Com uma bateria de 50kWh, ele oferece uma autonomia de 360km com uma carga. O carro acelera de 0 a 100km/h em 9,7 segundos e chega a velocidade máxima de 150km/h. Com carregador DC de 100kW, o C4 X recarrega sua autonomia de 0% a 80% em apenas 30 minutos. Com esse conjunto elétrico, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e chega a velocidade máxima de 150km/h. Ele será vendido em mercados como Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, mercados nórdicos, Portugal e Reino Unido apenas com motor elétrico. Em outros mercados ele chega com os conjuntos a combustão, como alguns países da Europa, Oriente Médio e África. De série, ele é equipado com Head-Up Display (HUD), controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive à noite), assistente de manutenção de faixa, farol alto automático, leitor de placas, alerta de veículo no ponto cego, câmeras de auxílio ao estacionamento com visão de 360º e detector de fadiga. Há ainda quatro conectores USB posicionados na parte inferior do painel e no console central traseiro, com entradas do tipo A e do tipo C à disposição para todos os ocupantes e outros. O sedã será produzido na unidade de Villaverde em Madrid, Espanha. As vendas começarão no outono de 2022. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil