GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil

General Motors e WEG fecham parceria para fornecer carregadores no Brasil para veículos elétricos; atualmente, a Chevrolet tem Bolt e Bolt EUV à venda



Visando a chegada de novos modelos elétricos ao nosso mercado, a General Motors (GM) formou uma parceria com a WEG no Brasil para o desenvolvimento de carregadores para carros elétricos. Com uma necessária ampliação da infraestrutura de recarga para esses veículos é fundamental para a mais rápida adesão aos consumidores. De acordo com pesquisas da GM, 9 em cada 10 proprietários de elétricos carregam seus elétricos na sua própria casa. A parceria com a WEG no Brasil visa a chegada dos novos elétricos da Chevrolet, que chegam ainda neste ano.

Se hoje a Chevrolet vende Bolt EV e Bolt EUV, a marca se prepara para a chegada dos modernos Equinox EV e Blazer EV (veja aqui). Além da WEG, a GM fechou parceria com a Eletricus para prover serviços customizados e estação de recarga de corrente alternada (CA) de última geração, que serão oferecidos na rede de concessionárias da marca. Hoje, 78 lojas vendem elétricos no Brasil, mas há planos de expansão para ter mais de 100 lojas. Com a WEG, será criado tecnologias específicas para estações de recarga gerenciáveis com carregadores 7,4kW a 22kW, que podem ser usadas em elétricos com baterias Ultium.

“A GM tem o compromisso de liderar o futuro da eletrificação com sua visão de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, tornando-se uma empresa neutra em carbono até 2040. Vamos oferecer a mais ampla linha de EVs do mercado para complementar o portfólio atual, além de serviços ligados a conectividade e a mobilidade elétrica, por exemplo. Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, Gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.

No caso de carregadores de 22kW, é possível recuperar 40km a cada 15 minutos plugado. Os novos carregadores serão chamados de Wall Charger Chevrolet, que pode ser conectada com a internet para o cliente monitorar e comandar a operação de recarga remotamente via aplicativo. Traz a possibilidade de acesso via cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma WEB, permitindo a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura – recurso muito valorizado para condomínios.



Os carregadores também podem ser conectados diretamente com energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos. Os carregadores permitem uma recarga segura por meio do Smart Charging System. Todo elétrico sai das concessionárias com um carregador portátil, de 2,2kW, que tem recarga lenta. Para consumidores que querem recarga mais rápida em casa, a GM se uniu também com a Eletricus para oferecer o Smart Chevrolet, com carregador 7,4kW que recupera 40km em 1 hora. Em um Bolt EUV, ele recupera toda a autonomia em uma noite.

Os carregadores possuem um suporte para fixação e plugues para tomada de três pinos padrão brasileiro de 20A e tomada industrial de 32A – outros tipos plugues podem ser adquiridos junto ao parceiro. Tanto o carregador de parede Wall Charger Chevrolet quanto o carregador portátil Smart Charger Chevrolet possuem tecnologia de proteção à oscilação de energia e curto-circuito, a fim de evitar danos ao sistema elétrico do veículo e também ao da edificação. Fora de casa, os elétricos ainda podem ser recarregados em estações de recarga rápida de corrente contínua (DC), que permite recuperar 144km em apenas 30 minutos, mas são carregados impossíveis de serem adquiridos pelo porte e pela capacidade de energia.

O primeiro elétrico da Chevrolet foi lançado aqui em 2019, com o Bolt EV. O Bolt EUV foi lançado em 2023 como segundo elétrico da marca e ambos usam bateria de 66kWh que oferecem uma autonomia de 456km no ciclo WLTP, 397km no ciclo EPA e 377km no ciclo do PBEV do InMetro. Ambos têm o mesmo motor elétrico que desenvolve 203cv e 36,7kgfm. Recentemente, a GM criou o GM Energy como uma nova unidade de negócios para oferecer gerenciamento de energia inteligente para clientes domésticos e comerciais, inclusive com carga bidirecional, aplicações veículo para casa (V2H) e veículo para rede (V2G).

A divisão também trabalha com armazenamento estacionário, energia solar, aplicações de software, ferramentas de gerenciamento de nuvem, soluções de micro rede, células combustível de hidrogênio e muito mais.



Fotos: Chevrolet / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jaguar revela as primeiras imagens teaser do protótipo de um GT elétrico para 2025

BYD lança promoção no Brasil com foco em King e Song Pro, com descontos de até R$ 26 mil

Motor rotativo volta a ser produzido pela Mazda depois de 11 anos para o MX-30 R-EV

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jaguar revela o primeiro teaser do conceito que surge no Miami Art Week, nos EUA

Forthing registra imagens de patente Xinghai S7 na China antes do sedã fazer sua estreia

Kia revela um novo teaser do novo Sportage LWB, que estreia no Salão de Los Angeles

McLaren apresenta o GTS, subtituto do GT, que ganha novidades visuais e mecânicas

Mercedes-Benz lança linha 2025 de GLC e GLC Coupé no Brasil por R$ 509.900 iniciais

Toyota confirma que vai apostar mais em híbridos e pode produzir PHEV Flex no Brasil