Jetour apresenta um novo SUV na China com o Dasheng, que estreia com motores de até 326cv

Jetour apresenta o Dasheng, um novo utilitário esportivo de porte médio que estreia com versões a combustão e híbrido plug-in (PHEV) no Salão de Xangai, na China



A Jetour apresentou um novo utilitário esportivo médio na China, chamado de Dasheng. O modelo foi antecipado previamente pelo X1 Concept, apresentado em 2021. O modelo não muda muito em relação ao SUV que vemos agora, ganhando apenas detalhes de um SUV de produção. Visualmente, o Dasheng tem um design muito diferente dos demais produtos da marca, enquanto ele se aproxima mais do seu primo, Chery eQ7. Além disso, ele aparece com versões a combustão e a híbrida plug-in (PHEV).

Em termos de design, as linhas agressivas do Dasheng podem não agradar todo mundo, especialmente por conta das linhas da dianteira, com a filosofia de design Huicheng Leader. Ele possui faróis divididos em dois andares, sendo uma parte superior afilada com luzes diurnas (DRL) em LED, enquanto os faróis principais ficam mais em baixo, com projetores em LED e faróis de neblina. Abaixo dos faróis, o SUV possui um acabamento com barras verticalmente inclinadas, em preto brilhante. A grade dianteira tem um design bem irregular, com várias barras horizontais na cor da carroceria que não se conectam, como se todas estivessem em um desnível.

Na grade ainda possui um espaço para a placa dianteira, enquanto a parte inferior do para-choque possui uma entrada de ar trapezoidal com uma barra horizontal e barras verticais. Nas laterais dessa entrada de ar, ele tem um acabamento em preto brilhante com entradas de ar também. Nas extremidades laterais, o Dasheng possui vincos verticais, que continuam as laterais. O para-choque dianteiro também tem o nome Jetour escrito por extenso e o capô possui dois vincos em ‘V’ que partem dos faróis superiores em sentido para as extremidades do para-brisa.

Acima dos faróis superiores também nasce um vinco mais sutil, que define os vidros laterais. O vinco das extremidades laterais do para-choque dianteiro definem a linha de cintura do Dasheng quando visto de perfil, que terminam de maneira decrescente e morre na porta traseira. O SUV ainda tem um vinco mais vistoso na parte inferior das portas, crescente. Esse mesmo design crescente é visto também na linha de cintura dos vidros, que tem um boa área envidraçada e que sobe de maneira mais alta a partir da janela vigia. Os vidros tem um friso na parte superior que terminam na coluna D.



Lá, ele se conecta com o vidro traseiro. Esse friso pode ser em preto brilhante ou cromado. Há um outro vinco que nasce nas portas traseiras que chegam até a traseira. Ele ainda possui caixas de rodas com um acabamento em plástico preto, com um desenho um pouco mais quadrado – que tem vincos no contorno do acabamento plástico das caixas de rodas que alargam os para-lamas. No entanto, o SUV não se conecta nesse acabamento em toda a parte inferior da carroceria. Há um acabamento em plástico preto na parte inferior das portas, com um desenho levemente ascendente e que cai na porta traseira.

As portas ainda tem maçanetas retráteis e os retrovisores tem base nas portas com repetidores de seta integrados. No modelo híbrido, existem bocal nos dois lados da carroceria, no para-lama traseiro. As rodas variam de 19 a 20 polegadas, dependendo da versão, com cinco raios. O SUV ainda possui um teto solar panorâmico. Na traseira, o Dasheng possui um aerofólio traseiro vazado e com uma parte central onde fica o brake-light, sendo fixado também nas extremidades. O vidro traseiro é um pouco inclinado e tem acabamento em preto brilhante nas laterais dos vidros, que se conectam com o friso superior dos vidros.

Na traseira, o Dasheng possui lanternas estilo bumerangue nas extremidades, com um prolongamento para a parte inferior e uma iluminação em LED. Entre as lanternas, existe o logotipo Jetour escrito por extenso e tem um vinco horizontal que chega até o para-choque traseiro. A tampa do porta-malas possui um espaço para a placa, que também traz um vinco que invade o para-choque traseiro. Falando em para-choque traseiro, o Dasheng ainda tem um acabamento em plástico preto na parte inferior, onde fica os refletores horizontais e um difusor de ar na parte inferior.

Internamente, o Dasheng possui um quadro de instrumentos com tela digital de 8 polegadas e uma central multimídia que se destaca e tem 15,6 polegadas, com chip Snapdragon de alto desempenho de terceira geração. O sistema de infoentretenimento suporta AutoNavi, Tencent e Baidu Maps. O SUV ainda possui um Head-Up Display (HUD), na frente do motorista. O painel também possui uma faixa em preto brilhante com um acabamento escamado branco. Nos painéis das portas, esse acabamento possui um pequeno visor que mostra a temperatura externa e interna, com um sistema de ar-condicionado bizona. Abaixo desse acabamento, existe uma faixa marrom que imita madeira e também está nas portas.



Abaixo dela, a Jetour desenhou o SUV para ter uma faixa personalizável em LED, que também está nas portas, além do console central, e tem 256 cores diferentes. O SUV tem um acabamento preto na parte superior e uma espécie de couro branco na parte inferior. O volante tem um desenho com um aro superior e inferior achatado, com volante de controles multifuncionais e de dois raios. Ao lado direito do volante, no painel, ele possui um botão Start/Stop e abaixo da central multimídia possui as saídas de ar-condicionado duplas e centrais. Indo para o console central, o Dasheng tem uma parte superior e inferior.

A superior possui um botão de recarga por indução para smartphone e dois porta-copos, enquanto o contorno do console possui uma faixa em LED e um acabamento dourado. A parte superior do console central ainda tem o botão de pisca-alerta. Há também mais dois espaço de recarga por indução no console inferior e logo abaixo tem entradas USB. A parte plano do console tem um espaço para objetos, emborrachada. Os painéis das portas tem maçanetas prateadas e os controles no encosto de braço. Desenvolvido a partir da plataforma modular Kunlun Architecture, o Dasheng é maior que Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Ele possui 4,590 metros de comprimento, 2,720 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,685 metro de altura. O Dasheng é vendido com várias opções de motor 1.5 TGDI a gasolina de 156cv e 23,4kgfm de torque, com um câmbio manual de 5 marchas ou automatizada de dupla embreagem DCT de 6 marchas. Há ainda o motor 1.6 TGDI de 197cv e 29,5kgfm, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem DCT de 7 marchas. Ele será vendido com os modos de condução Battle, Guardian, Comfort e o K-Song. O motor híbrido plug-in (PHEV) do Dasheng possui uma tecnologia de fornecimento de energia móvel (VtoL), que suporta potência de até 3kW.



Com isso, o SUV pode fornecer eletricidade para alimentar itens como eletrodomésticos. O modelo tem um motor 1.5 TGDI a gasolina que desenvolve 156cv de potência com torque de 23,4kgfm junto de um motor elétrico de 172cv, tendo apenas tração dianteira. Segundo a Jetour, a potência combinada é de 326cv e 55,5kgfm de torque. Chamado de i-DM, o sistema traz uma transmissão DHT de três marchas, enquanto o SUV tem uma bateria de 19,27kWh, de íons de lítio, que oferece uma autonomia elétrica de 80km a 100km e uma autonomia híbrida de 1.000km.

De série, ele será vendido com pacote ADAS que permite que ele tenha uma condução autônoma de Nível 2, que traz visão panorâmica de 540°, controlo de cruzeiro adaptativo e mudanças de faixa. Há ainda partida remota, entrada sem chave e carregamento sem fio no console central. A lista adiciona sistema de abertura de porta NFC, sistema de reconhecimento de voz, base de carregamento sem fio no console central e ar-condicionado com sistema de íons negativos que passou pelo elemento filtrante de alta eficiência CN95 para criar um nível de PM2,5 dentro do veículo.

Ele será produzido na China, de onde deve ser exportado para outros mercados. Por lá, ele será vendido com preços entre 99.900 a 135.900 yuans nas versões a combustão e de 149.900 a 169.900 yuans na versão PHEV. O Dasheng será vendido com cores Black, White, Blue, Phantom Grey, Moonlight Grey e Green. 







Fotos: Jetour / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano