Nova geração do Honda CR-V estreia no Brasil por R$ 352.900 e com motor híbrido e:HEV

Honda apresenta a nova geração do CR-V no Brasil, que chega com inédita opção de motor híbrido e:HEV e se une ao time de eletrificados, mas por R$ 352.900 



A Honda confirmou a chegada da nova geração do CR-V no início do ano passado para o mercado brasileiro. O SUV de médio porte fazia parte do plano de lançamentos da marca, que previa a chegada de quatro novidades: Civic e:HEV, Civic Type-R, ZR-V e a nova geração do CR-V. Mesmo assim, a Honda teve quatro lançamentos no ano passado, mas porque a nova geração do Accord cortou a preferência de lançamentos da japonesa e passou na frente do CR-V. Agora, o SUV desembarca no país.

O CR-V se une a Civic e Accord a ser mais um produto a vir apenas com sua opção de motor híbrido e:HEV. Ele ainda é o primeiro utilitário esportivo eletrificado a ser lançado em nosso mercado e chega na mira de Jeep Compass 4xe e Toyota RAV4, com a diferença de ser um projeto bem mais moderno. O SUV finaliza um plano de renovação completa que a marca também teve em nosso mercado, que começou ainda em 2021 com a chegada das novas gerações de City e da estreia do City Hatch, passando pelo novo HR-V e depois com um foco nos importados: Civic, Civic Type-R, Accord, ZR-V e agora CR-V.

Visualmente, a nova geração do SUV traz linhas evolutivas e que estão de acordo com a nova identidade visual da Honda. Na dianteira, ele se destaca por vir com faróis mais afilados e que se conectam com a grade dianteira com um friso que invade os faróis. Esse friso em preto brilhante divide com a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED e a parte inferior possui dois projetores em LED, que garantem que a nova geração venha com faróis Full-LED. Apesar dessa divisão, os faróis não são divididos em dois andares. A grade dianteira também é nova e recebe um novo desenho hexagonal e com grelha que imita um estilo colmeia, com o logotipo da marca ao centro.

O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar central e inferior, com grelha em colmeia, inserida dentro de um acabamento inferior em plástico preto. A Honda comenta que as aletas da entrada de ar inferior são ativas e abrem ou fecham automaticamente, dependendo da temperatura da água do motor, melhorando a aerodinâmica e a eficiência de combustível. Com o SUV parado, elas se fecham automaticamente. A nova geração do SUV ainda possui faróis de neblina nas extremidades. Falando nelas, as extremidades do para-choque dianteiro possuem uma entrada de ar vertical, em um acabamento em plástico preto, com um desenho em ‘L’, que se conecta com a parte inferior do para-choque.



Em seu capô, a Honda desenhou vincos mais suaves nessa nova geração e ganha um desenho mais horizontal, de linhas mais retas. Ele possui um vinco nas bordas do capô que se conectam com as colunas A. Acima dos faróis nasce um outro vinco com um desenho mais suave que também caminha para as extremidades. Partindo para as laterais, a nova geração do CR-V aposta em linhas evolutivas. Destaque para a boa área envidraçada com contorno cromado, além de um vinco que nasce nos faróis e terminam apenas nas lanternas, cortando toda a lateral do SUV.

A marca confirma que trabalhou em um novo CR-V que foi desenhado para canalizar o ar pelas laterais. Ainda falando em vincos, a parte inferior das portas também tem vincos, bem como os para-lamas dianteiros, que reforçam linhas mais alargados. Toda a parte inferior do SUV ainda possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. Ele traz retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas, enquanto as maçanetas são convencionais e lembram as maçanetas usadas pelo Civic, de quem o CR-V sempre derivou.

Por fim, a nova geração do SUV chega ao nosso mercado com rodas de liga leve de 19 polegadas, calçadas com pneus 235/55 R19. No teto, a Honda adicionou um enorme teto solar panorâmico que é dividido em duas folhas de vidro, sendo que uma abre. O teto também possui antena estilo barbatana de tubarão, enquanto os racks de teto têm um acabamento prateado. Na traseira, a sexta geração possui linhas que lembram um Volvo XC60, com lanternas que seguem verticais, mas que também invadem a tampa do porta-malas horizontalmente, num estilo em ‘L’.

As lanternas têm iluminação em LED e possuem vincos com desenho da tampa. Falando nela, a tampa do porta-malas ainda abriga o espaço para a placa, abaixo do logotipo da Honda. O logotipo da marca interrompe um vinco horizontal, enquanto o espaço abaixo da placa também possui um vinco horizontal, que invade o para-choque traseiro, além de um vinco horizontal mais ao fim da tampa, que emoldura o acabamento em plástico preto do para-choque. A tampa do porta-malas segue mantêm um bom ângulo de abertura. A parte superior da tampa tem aerofólio com brake-light inserido.



O para-choque traseiro possui refletores horizontais e um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior. O para-choque também possui dupla saída de escape com desenho retangular, uma em cada lado. No interior, o novo CR-V é quase o novo Civic. Buscando linhas mais minimalistas, a Honda elimina boa parte dos botões físicos, mantendo apenas os comandos do sistema de ar-condicionado e pisca-alerta, enquanto o resto dos comandos foram aglutinados na central multimídia. A central multimídia, por sinal, possui uma tela de 9 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, sem fio.

O novo CR-V ainda ganha um quadro de instrumentos com tela digital, com tela de 10,2 polegadas, que é configurável. O volante é parecido com o dos demais veículos da marca, tendo três raios, com o raio inferior com um acabamento prateado em ‘V’, enquanto o volante é multifuncional e tem detalhes em preto brilhante. Esse mesmo acabamento em preto brilhante pode ser visto nas saídas de ar-condicionado (que é Dual Zone), que se camuflam numa faixa que imita uma grelha cromada. São duas saídas centrais e uma saída em cada extremidade do painel.

Esse acabamento em preto brilhante está também nos painéis das portas, incluindo o espaço das maçanetas das portas. No console central, a Honda traz a alavanca de câmbio e no lado esquerdo dela possui alguns comandos, como o freio de estacionamento eletrônico e os modos de condução. Na frente da alavanca de câmbio, ele possui espaço para carregamento de smartphone sem fio de 15W, enquanto o console ainda possui duas portas USB, além de uma tomada 12V. Um compartimento de 9 litros está posicionado entre os bancos dianteiros tem tampa com abertura automática que serve de apoio de braço central.

Ele também possui um sistema de som premium Bose de 12 alto-falantes. Os bancos dianteiros com ajuste elétrico – o do motorista com regulagem lombar e memória de posições – contam com estabilizadores corporais, estruturas internas que asseguram um adequado suporte nas regiões do quadril e lombar. Para os ocupantes da segunda fileira de bancos, a nova geração do CR-V possui aumento do espaço para as pernas que atingiu um nível de referência no segmento. Os bancos da segunda fileira ainda possuem oito tipos de inclinação.



Desenvolvido a partir da plataforma modular Honda Architecture (HA), a nova geração do CR-V possui 4,706 metros de comprimento, 2,700 metros entre os eixos, 1,866 metro de largura e 1,691 metro de altura. O SUV também possui espaço para cinco ocupantes e um porta-malas de interessantes 581 litros de capacidade, 53 litros de tanque de combustível e um peso de 1.819kg. Há uma altura em relação ao solo de 20,8 centímetros, ângulo de entrada de 16,7º e de saída de 21,3º. Mecanicamente, estamos diante de um SUV híbrido. Ele possui um motor 2.0 16v DOHC a gasolina que desenvolve 147cv e 19,4kgfm que não move o SUV. Isso porque quem trabalha mesmo é o motor elétrico de 184cv e 34,2kgfm e ambos desenvolvem 207cv de potência combinada.

O motor 2.0 será o responsável por gerar energia para a bateria de 1,06kWh – que não recarregada externamente. O motor está ligado a uma transmissão e-CVT, que trabalha com os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador. Posicionados em eixo paralelo, se caracterizam por ocupar pequeno espaço, com arranjo de transmissão com duas relações fixas – lock-up –, uma mais curta para velocidades intermediárias e outra mais longa para velocidades mais altas ou de cruzeiro. A adoção do lock-up intermediário, melhora a linearidade e a percepção de vigor nas acelerações.

De acordo com a Honda, o SUV possui um conforto acústico que é ainda maior graças a um pré-amortecedor no volante-motor, que reduz as variações de torque, eliminando vibrações em baixas rotações. A IPU (Intelligent Power Unit) abriga uma bateria moderna e compacta. A PCU (Power Control Unit) é o “cérebro” do sistema híbrido, gerenciando a estratégia de gestão de energia para otimizar desempenho. O SUV ainda possui três modos de condução do motor híbrido: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão).



Com o motor elétrico trabalhando mais que o motor a combustão, a Honda confirma que a dinâmica do SUV é muito parecida com o de um carro puramente elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias. No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade.

Ele também terá três modos de condução: Econ, Normal e Sport. Em Normal, os parâmetros preveem equilíbrio entre desempenho e eficiência energética; o modo Econ privilegia a economia e, em Sport, a resposta do acelerador é mais direta. A Honda ainda destaca que a nova geração usa suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, com suspensão e direção que passaram por intenso trabalho de redução de atrito. Ele ainda possui uma tração AWD, que distribui a força entre os eixos. A distribuição é sob demanda, podendo ter proporção 60/40 para dianteira/traseira ou 50/50.

Ativada sempre, a tração AWD varia apenas a proporção da distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro. A transmissão da tração se dá por conta de uma compacta caixa de transferência conectada ao eixo do diferencial traseiro. Em baixa aderência, a Honda confirmou que o novo CR-V consegue detectar a perda de tração das rodas do eixo dianteiro e, rapidamente, envia um índice maior de força para as rodas traseiras, minimizando a perda de controle por patinagem excessiva. Em termos de desempenho, o SUV acelera de 0 a 100km/h em 8,5 segundos e chega a velocidade máxima de 194km/h. 



De acordo com a Honda, o CR-V possui um consumo de 14,2km/l na cidade e 11,6km/l, dados do InMetro. Em nosso mercado, a Honda confirmou que ele será equipado com o aplicativo myHonda Connect. Pelo aplicativo, o motorista se conecta ao carro e pode ter acesso a diversas informações sobre o veículo de modo prático e intuitivo. O myHonda Connect oferece notificação automática de colisão, detecção de falha remota, alarme, rastreamento do veículo, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles à distância (acionamento do ar-condicionado, ignição, destravar/travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

A Honda disponibiliza dois pacotes do myHonda Connect: um totalmente gratuito e o Pacote Plus, com um valor fixo de mensalidade que dá acesso a todas as funcionalidades. Este Pacote Plus tem um ano de gratuidade para degustação. Aqui, ele será vendido em versão única, a Advanced, que terá cinco opções de cores: Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e o Azul Astral Metálico. No interior, ele será cinza claro para as cores externas Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e Azul Astral Metálico. Nas demais cores, o acabamento interno será na cor preta.

No Brasil, o CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (motores e bateria) possui garantia de oito anos ou 160.000km. Em nosso país, a marca adicionou uma série de equipamentos de segurança, em especial o pacote ADAS da marca, chamado de Honda Sensing. Confira abaixo a lista completa de equipamentos. O SUV já é vendido em toda a rede de concessionárias da marca japonesa em nosso mercado. 



CR-V Advanced

De série, a versão única e mais equipada do SUV vem com luz ambiente nas maçanetas, portas e console central, HDC (Hill Descent Control) - Assistente de Controle de Descida, Controle Sonoro Ativo (ASC), Cancelador Ativo de Ruídos (ANC), sistema de áudio premium da BOSE com 12 alto-falantes, bancos do motorista e passageiro com ajustes elétricos com memória para o banco do motorista, ajuste de posição dos bancos traseiros, bancos com estabilizador corporal, ar-condicionado digital Dual Zone com a função de ajuste automático de temperatura e saída para banco traseiro, seleção de modo de direção: Econ, Normal e Sport, aplicativo myHonda Connect, central multimídia com tela de 9 polegadas com interface para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, atualizações Over-The-Air (OTA) por Wi-Fi, quadro de instrumentos com tela digital TFT de 10.2 polegadas de alta resolução, carregador por indução (wireless) para celular (15W), Head Up Display (HUD), banco traseiro bipartido em 60/40, painel com acabamento macio ao toque, revestimento dos bancos, volante e das portas em couro, vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com One Touch em todas as portas, tampa traseira automático com sensor de presença (abertura e fechamento) e função Hands-Free, abertura elétrica de tampa de combustível, banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos, câmera de ré multivisão (três vistas) com linhas dinâmicas, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), ajuste elétrico de altura dos faróis, porta-revistas nos bancos do motorista e do passageiro, lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro, controles de áudio e botão de assistente de voz no volante, partida do motor à distância, botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade, luzes internas com acionamento ao toque, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete), amortecedores de abertura e fechamento do capô, porta-luvas com amortecedor e iluminação, botão de partida do motor Start/Stop, duas entradas USB (1 USB e 1 USB-C) e duas entradas traseiras USB-C, espelho retrovisor interno eletrocrômico e acabamento interior com detalhes em madeira. A lista cresce com pacote Honda Sensing. Este traz Adaptive Cruise Control (ACC) com Low Speed Follow (LSF, um sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente), sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), sendo um sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes, sistema de permanência de faixa (LKAS, um sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação), sistema para mitigação de evasão de pista (RDM, sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes), ajuste automático de farol alto (AHB, um sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação), Driver Attention Monitor (monitor de atenção do motorista), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro e luminoso, Vehicle Stability Assist (VSA, um assistente de tração e estabilidade), Hill Start Assist (HSA, um assistente de partidas em rampas), Emergency Brake Assist (EBA, um assistente de frenagem de emergência, Emergency Stop Signal (ESS, um sistema de luzes de emergência), Tire Pressure Monitoring System (TPMS, alerta de pressão dos pneus), Honda LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), dez airbags (airbags frontais, laterais, de cortina e para joelhos), cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis, freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio/Distribuição Eletrônica de Freio, freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold e alarme de segurança com imobilizador (ECU). A lista finaliza com teto solar panorâmico com função One-Touch (acionamento através de toque), conjunto óptico Full-LED (faróis, faróis de neblina, luzes de rodagem diurna), lanternas traseiras em LED, grade dianteira ativa e automática, espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, antena tipo tubarão, chave com função Smart Entry com controle remoto, partida à distância e travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave, kit de reparo de pneus e limpador de para-brisa e sensor de chuva e lavadores integrados. 



Preços

  • Honda CR-V Advanced e:HEV e-CVT AWD – R$ 352.900 





Fotos: Honda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio