Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?


O sistema de freio de um carro precisa estar em perfeitas condições para seu perfeito funcionamento. Alguns, com certeza, já ficaram "encucados" do motivo pelo qual o disco de freio ter ficado enferrujado de uma hora para a outra. Não, ele não foi trocado e muito menos é um produto de baixa qualidade. Segundo o Correio Técnico da revista Quatro Rodas, "O uso constante dos freios faz com que o disco fique brilhante, resultado da sua fricção com pastilha. A combinação da água e do oxigênio do ar com o metal produz na superfície do disco o óxido de ferro, popularmente chamado de ferrugem, que se materializa como manchas avermelhadas. Mas saiba que a ocorrência é completamente normal em veículos que ficam parados por mais de um dia. É só rodar um pouco que o uso normal dos freios removerá essa ferrugem.". Logo, o motivo pelo qual os discos de freio ganham aspecto envelhecido é pelo motivo químico e não se assuste. Seu automóvel não teve o disco de freio trocado por um mais velho. É assim mesmo...

Fonte: Revista Quatro Rodas

Comentários

  1. Rodo puco com meu carro, e nesta semana fui empurrar ele em ponto morto com ele desligalo. Notei que ele estava bem mais pesado que o normal, e que os discos de freio estavam com bastante oxidação “ ferrugem” será que é por isso que o carro parece mais pesado ou será que tenho que trocar as pastilhas de freio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve no mecânico e peça uma avaliação das pastilhas e disco.

      Excluir
    2. Unknown, o colega Ribamar aconselhou levar no mecânico, MAS NÃO PRECISA. Com o carro desligado o sistema fica pesado mesmo, tem que ligar pelo menos meia chave, aquela posição que não liga o motor mas acende as luzes do paines, assim aciona o sistema de freio e ele fica leve.

      Excluir
  2. Acabamos de comprar um carro zero km e já veio com os discos de freio enferrujados. É normal isso??? Fiat Pulse 1.3 drive MT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o meu Pulse Drive 1.3 Aut há 1 semana e já veio com os discos enferrujados.

      Excluir
    2. Podem se acalmar, qualquer superfície de metal não coberta por agente de proteção pode oxidar, os veículos em transporte e alojados nos pátios ficam expostos a umidade e sem fricção suficiente para remover e impedir a "ferrugem". Com o inicio do uso os discos irão ficar com a coloração metálica.

      Excluir
  3. É pissivel uma Ecosport Titanium, com 10.000km, 3 anos de uso dentro da cidade estar com disvos de freio e pastilhas enferrujadas. O carro ficou 2, 3 dias na garagem. Hj na revisão me dizem ser necessário a troca!!! E bateria, cheguei a ter carro pir 4 anos e nunca ter problemas. Será q a Ford decaiu tanto ou é incompetência da assistência técnica? Devo mudar de marca c urgência!

    ResponderExcluir
  4. Carro parado enferruja o disco mesmo, isso é normal. Basta usar que a pastilha arranca a ferrugem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa