Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?


O sistema de freio de um carro precisa estar em perfeitas condições para seu perfeito funcionamento. Alguns, com certeza, já ficaram "encucados" do motivo pelo qual o disco de freio ter ficado enferrujado de uma hora para a outra. Não, ele não foi trocado e muito menos é um produto de baixa qualidade. Segundo o Correio Técnico da revista Quatro Rodas, "O uso constante dos freios faz com que o disco fique brilhante, resultado da sua fricção com pastilha. A combinação da água e do oxigênio do ar com o metal produz na superfície do disco o óxido de ferro, popularmente chamado de ferrugem, que se materializa como manchas avermelhadas. Mas saiba que a ocorrência é completamente normal em veículos que ficam parados por mais de um dia. É só rodar um pouco que o uso normal dos freios removerá essa ferrugem.". Logo, o motivo pelo qual os discos de freio ganham aspecto envelhecido é pelo motivo químico e não se assuste. Seu automóvel não teve o disco de freio trocado por um mais velho. É assim mesmo...

Fonte: Revista Quatro Rodas

Comentários

  1. Rodo puco com meu carro, e nesta semana fui empurrar ele em ponto morto com ele desligalo. Notei que ele estava bem mais pesado que o normal, e que os discos de freio estavam com bastante oxidação “ ferrugem” será que é por isso que o carro parece mais pesado ou será que tenho que trocar as pastilhas de freio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve no mecânico e peça uma avaliação das pastilhas e disco.

      Excluir
  2. Acabamos de comprar um carro zero km e já veio com os discos de freio enferrujados. É normal isso??? Fiat Pulse 1.3 drive MT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei o meu Pulse Drive 1.3 Aut há 1 semana e já veio com os discos enferrujados.

      Excluir
    2. Podem se acalmar, qualquer superfície de metal não coberta por agente de proteção pode oxidar, os veículos em transporte e alojados nos pátios ficam expostos a umidade e sem fricção suficiente para remover e impedir a "ferrugem". Com o inicio do uso os discos irão ficar com a coloração metálica.

      Excluir
  3. É pissivel uma Ecosport Titanium, com 10.000km, 3 anos de uso dentro da cidade estar com disvos de freio e pastilhas enferrujadas. O carro ficou 2, 3 dias na garagem. Hj na revisão me dizem ser necessário a troca!!! E bateria, cheguei a ter carro pir 4 anos e nunca ter problemas. Será q a Ford decaiu tanto ou é incompetência da assistência técnica? Devo mudar de marca c urgência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat Egea é o nome oficial do sedã médio da Fiat que deve ser apresentado oficialmente e pode chegar ao Brasil!

GWM revela imagens e informações do nosso Haval H6, que estreia em breve no Brasil

Nova geração do Dacia Duster continua na Renault como 'linha Adventure' na Austrália

Nissan convoca recall da Frontier 2023, com defeito na fixação do freio traseiro

Prevista para 2023, a nova geração do BMW i8 pode ser totalmente elétrica

BMW revela detalhes da sua bateria cilíndrica, que estará nos carros com base Neue Klasse

Peugeot revela teaser de novidades elétricos em evento na Europa, o 'E-Lion Day'

Ford quer fazer com que seus carros elétricos sejam mais competitivos nos Estados Unidos

Mazda já desenvolve uma nova geração do MX-5, que estreia até o fim do ano que vem

Nem elétrico e muito menos um SUV: Bugatti confirma que não terá nenhum em dez anos