Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Vai chegar aos 50 anos e em grande estilo: Lada confirma que Niva deve ser produzido até 2027, quando completará aniversário de meio século



Você certamente já deve ter topado com uma Volkswagen Kombi por aí. Aqui, a ‘Velha Senhora’ foi vendida entre 1953 e 2013 fechando 60 anos de mercado. Aqui, a nacionalização da Kombi começou a partir de 1957, o que indica que teve 56 anos de produção nacional. No leste europeu, o Lada Niva parece que deve chegar a uma longevidade muito parecida. O modelo foi confirmado para ficar em linha até meados de 2027, quando vai completar 50 anos de mercado na Rússia. Quem confirmou isso foi Maxim Sokolov, CEO da AvtoVAZ.

O Niva foi lançado em 1977 na Rússia e desde então foi atualizado passando por mudanças no design externo e interno e também na sua mecânica. Em entrevista ao site Kommersant, Sokolov confirmou que o Niva deve ficar mais alguns anos em linha. De acordo com o CEO da AvtoVAZ, que controla a Lada, disse que o Niva Legend “certamente completará 50 anos", ou seja, se ele foi lançado em 1977 – sua produção deve ir até meados de 2027. O planejamento era que o modelo saísse antes de linha, mas os planos mudaram.

E o que mudou, afinal? A Guerra entre Rússia e Ucrânia provocou uma debandada do mercado russo em termos de marcas, mas também de fornecedoras de componentes. Isso provocou uma demora no mercado interno para se adaptar a chegada de novos fornecedores ou para a produção local de alguns componentes que antes eram importados. Além disso, a Renault Group, que era dona de 67% da AvtoVAZ, vendeu a empresa por alguns centavos com o plano de poder comprá-la novamente dentro de seis anos desde a venda (em 2022), ou seja, até 2028 a Renault pode retomar a aquisição.

Isso adiou os planos de um substituto para o Niva, o que, consequentemente, adiou a produção do modelo atual em mais alguns anos. A ideia inicia era que o Niva Legend saísse de linha ainda neste ano de 2025. Como o Niva não possui um nível de modernidade quando comparado com outros produtos, manter a sua produção é um tanto quanto fácil para a Lada. O CEO ainda destacou que o Niva pode receber novidades nos próximos anos. A principal delas será a chegada de um novo motor 1.6 que vai deixar o pequeno menos ruidoso.

“Agora, vamos instalar um motor 1.6, virá-lo, virá-lo, conectar a caixa de câmbio, a marcha baixa e a caixa de transferência. Haverá menos ruído. O ‘Niva’ comum sempre foi desconfortável porque era muito barulhento. Faremos uma modificação esportiva, o ‘Niva Sport’, com motor de 1.6 16v e 122cv. Se eu tivesse um carro assim na época, seria como o carteiro Pechkin: se tivesse uma bicicleta, talvez não tivesse comprado nenhum ‘Land Rover’ para pescar, mas teria andado nela”, destacou Sokolov. As novidades mecânicas para o Niva devem ser apresentadas em breve na Rússia, podendo ser as últimas novidades antes do seu fim de linha definitivo. 



Fotos: Lada / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico