Peugeot apresenta o 408 europeu, que nasce como crossover de perfil cupê de até 225cv


A Peugeot apresentou oficialmente o novo 408 destinado para o mercado europeu. O modelo surge como um crossover com base no 308 de terceira geração, apresentado em 2021. Desenvolvido a partir da plataforma modular EMP2, o 408 possui 4,687 metros de comprimento, 2,787 metros entre os eixos, 1,848 metro de largura e 1,478 metro de altura. O porta-malas tem um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. Visualmente, o 408 se destaca visualmente por contar com luzes diurnas em LED que imitam as presas de um leão, assim como foi visto nos últimos lançamentos da marca. A grade dianteira é parecida com o que vimos com a reestilização da dupla 3008/5008, que traz detalhes pontilhados na cor da carroceria. O novo logotipo da Peugeot aparece em destaque ao centro da grade e o logotipo ‘408’ aparece no para-choque dianteiro, próximo do capô. Os faróis são finos e conectados com a grade dianteira e aderem à tecnologia LED Matrix. No para-choque, ele possui uma entrada de ar inferior e uma pequena entrada de ar nas extremidades do para-choque dianteiro. Essas extremidades do para-choque dianteiro ainda tem um acabamento em preto, invadidos pela ‘garra do leão’, interligadas por uma faixa em preto. O capô possui linhas aerodinâmicas, que possui vincos que nascem das linhas da grade dianteira. Nas laterais, o 408 traz um capô de linhas bem aerodinâmicas e um perfil cupê ao crossover. Ele ainda tem retrovisores externos com acabamento em preto brilhante e traz o novo logotipo da marca na porta dianteira. Há um friso vertical leve, vertical e inclinado na parte dianteira. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, sendo que tem um friso que nasce a partir da porta dianteira e se prolonga pela porta traseira na parte inferior. As portas ainda possuem maçanetas convencionais e há uma boa área envidraçada para as janelas. Por ter um perfil mais cupê, o 408 europeu possui um prolongamento do desenho das janelas em preto brilhante. A antena de teto é no estilo barbatana de tubarão. Complementam seu design as belas rodas de 17 a 20 polegadas com uma forma geométrica inserida num círculo surpreendem quando o veículo está parado e criam um efeito visual em baixa velocidade.



De traseira, o 408 tem uma espécie de aerofólio que auxilia no fluxo de ar nas extremidades, onde o fluxo de ar é otimizado e guiado por duas “orelhas de gato” que formam um corredor aerodinâmico ideal em direção ao spoiler da tampa do porta-malas. Esses dois apêndices angulosos e eficientes fazem parte dos elementos de estilo que distinguem o 408. Além disso, ele tem um vidro com caimento suave e uma tampa do porta-malas que é bem ampla. Ele tem lanternas horizontais em Full-LED, compridas e finas. Elas são conectadas por meio de um acabamento preto brilhante, onde está o logotipo da marca, ao centro. O para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto, com luzes de ré e lanternas de neblina/refletores em posição verticais e inclinadas, inversamente a identidade luminosa das lanternas. Há ainda um difusor de ar na parte inferior, com linhas mais esportivas. No interior, o 408 possui a última geração do Peugeot i-Cockpit 2, com quadro de instrumentos elevado e seu pequeno volante dedicado ao prazer de conduzir e ao domínio da agilidade. Há ainda um quadro de instrumentos com tela de 10 polegadas e uma central multimídia com tela de 10 polegadas também. Na versão GT, o quadro de instrumentos adota tecnologia 3D. Totalmente ajustável e personalizável, o painel reúne diversos modos de visualização (Navegação Conectada, Rádio/Mídia, Auxílios à condução, Fluxos de energia, entre outros) modificáveis a partir de botões no console. Já abaixo da central possui o sistema é composto por i-toggles totalmente configuráveis. Dispostos sob a tela central como um livro aberto, eles conferem uma estética e um nível de tecnologia únicos no segmento. Cada i-toggle é uma tecla de atalho para as regulagens do ar-condicionado, um contato telefônico, uma estação de rádio, um aplicativo configurado pelo usuário. Ele possui comandos do ar-condicionado digitais, com saídas de ar posicionados acima da central multimídia e nos extremos do painel. Entre as novidades, ele possui carregador wireless, iluminação ambiente em LED em oito cores, sistema de som Focal com 10 alto-falantes e bancos com ajuste elétrico. 


De acordo com a Peugeot, ele será vendido nas cores Azul Obsession, Cinza Titane, Cinza Artense, Vermelho Elixir, Branco Nacré e Preto Perla Nera. De série, ele será vendido com 6 câmeras e 9 radares, os sistemas de auxílio à condução, que incluem: Cruise Control adaptativo com função Stop and Go; Visão noturna (Night Vision) que permite alertar a presença de animais, pedestres ou ciclistas na via antes de eles aparecerem no feixe luminoso dos faróis; Vigilância de ponto cego com longo alcance (75 metros); e Alerta traseiro de tráfego que previne de perigos potenciais em marcha ré. Há também Frenagem automática de emergência, Alerta ativo de troca involuntária de faixa ou de acostamento, com correção da trajetória, Alerta de atenção do condutor, Reconhecimento ampliado e visualização no painel digital das placas de sinalização e outros. Ele ainda terá um pack Drive Assist 2.0, que será disponibilizado no futuro. Ele é composto pelo Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e pelo auxílio de permanência na faixa. O carro possui o 1.2 12v PureTech THP que desenvolve 130cv e 23,4kgfm, com câmbio automático de 8 marchas. O 408 ainda pode ser equipado com motor híbrido plug-in e um conjunto de baterias de 12,4kW e um motor elétrico de 110cv. Ele pode ser associado a um motor 1.6 PureTech THP de 150cv ou 180cv que, combinados com o elétrico, desenvolvem 180cv ou 225cv de potência, ambos com uma autonomia de 60km. As emissões de 26g/km de CO2 (25g/km no Hybrid 180 e-EAT8). Em ambos os casos, a bateria de íons de lítio de 12,4kWh de capacidade e admite cargas completas de até 7,4kW em 1h55. Ele terá até cinco modos de condução, dependendo da mecânica: Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport. Pesando 1.396kg, o 408 possui motores de baixas emissões resultou em consumos de energia médios incrivelmente reduzidos (em vias de homologação), tanto no caso dos modelos híbridos como no da versão térmica. Ele será produzido na unidade de Mulhouse, na França, e em Chengdu, na China. Em ambos os países, ele começa a ser produzido no início de 2023. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil