Toyota apresenta a terceira geração da minivan Sienta no Japão, que ganha motor híbrido

Terceira geração da minivan compacta Sienta chega no Japão e Toyota mantém pegada excêntrica da minivan; motor híbrido é uma novidade e plataforma é a TNGA 



A Toyota apresentou no Japão a terceira geração da sua minivan compacta Sienta. Por lá, o modelo ganhou uma nova geração inteiramente nova. A partir de agora, a Sienta passa a ser feita a partir da plataforma modular TNGA e estreia a opção de motor híbrido. Seu design, assim como aconteceu com as primeiras gerações, segue sendo excêntrico.

Falando dele, o design da Sienta é um dos seus maiores destaques. Na dianteira, a minivan se destaca por vir com faróis com um estilo quadrado e com um pequeno prolongamento nas laterais. Eles são em LEDs. Os faróis ainda se conectam com a grade dianteira que traz o logotipo da Toyota ao centro. O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar bem grande, com um espaço em plástico preto onde fica a placa dianteira.

A minivan ainda tem uma entrada de ar na parte superior e inferior desta barra. A entrada de ar ainda possui um acabamento prateado em ‘U’ no contorno. Vista de lateral, a Sienta possui uma dianteira curta, típica de minivan. Destaque ainda para a ampla área envidraçada e para as portas traseiras corrediças. Há ainda base dos retrovisores nas portas e tem um acabamento em plástico preto na parte inferior das portas.

Nos para-choques dianteiro e traseiro, há um acabamento antes da caixa de roda na dianteira e depois da caixa de roda na traseira. Falando em rodas, os modelos das imagens possuem rodas de 15 polegadas, que parecem pequenas para a minivan. Na traseira, a Sienta se destaca pelas lanternas verticais em LEDs que são conectados com as janelas espias das laterais e do vidro traseiro.



As lanternas ainda tem um friso na parte inferior que traz o logotipo da marca. A tampa do porta-malas tem o espaço para a placa traseira. Já o para-choque traseiro tem refletores verticais. De acordo com a Toyota, a minivan é desenvolvida a partir da plataforma TNGA-B. Ela possui 4,300 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,695 metro de largura e 1,670 metro de altura.

O interior possui um painel simples e bem funcional. Destaque para a quantidade de porta-copos. A central multimídia possui uma tela de 8 ou 10,5 polegadas e o quadro de instrumentos pode vir com uma tela digital de 10,2 polegadas. O volante é simples e multifuncional. As saídas de ar possuem um desenho horizontal em todo o painel, enquanto o console central fica no painel, onde está a alavanca de câmbio.

Ao lado da alavanca está um porta-objetos, que pode ser visto nos dois extremos do painel. A Toyota ainda confirma que a nova geração possui várias portas USB espalhadas pelo interior. A marca também revela que os bancos receberam um novo desenho e oferecem mais espaço para as pernas e tem mais espaço para os ocupantes, em termos de espaço para a cabeça. Ela pode levar até sete ocupantes.

Na mecânica, o destaque fica por conta do 1.5 12v Hybrid Dynamic Force. Este une o motor 1.5 junto de dois motores elétricos, além de uma pequena bateria de íons de lítio. A Toyota não confirma, mas o motor deve ser o mesmo do Yaris. Este alia o 1.5 12v a gasolina desenvolve 91cv de potência, equipado com o câmbio automático eCVT Direct Shift, que simula 10 marchas. O motor 1.5 de 91cv vem junto de um elétrico de 80cv e 14,4kgfm, que juntos entregam 116cv.



De acordo com a Toyota, o consumo é de 28,8km/l. Ela ainda será vendida com o sistema E-Four, que funciona como uma tração integral. O sistema traz melhorias para a tranquilidade para rodar em colinas na neve ou na chuva. Graças a plataforma TNGA, a nova Sienta traz é uma moldura em forma de anel, melhorando a rigidez da junta. A carroceria altamente rígida é leve e bem equilibrada para oferecer conforto de pilotagem de alta qualidade e excelente estabilidade de manuseio.

De série, ela será vendida com o Toyota Safety Sense. Este adiciona sistemas de segurança pré-colisão como o alerta de detecção, adicionando motociclistas (diurno), pedestres e ciclistas para ajudar a evitar colisões ou reduzir danos. Ele fornece suporte alerta em cruzamentos. Há ainda o Proactive Driving Assist e o Advanced Park. Este é uma função de tecnologia de suporte à direção do Toyota Teammate. Além do suporte de todas as operações como direção, aceleração, frenagem e mudanças de marcha.

A Toyota ainda vai oferecer Welcab para cadeirantes e vai ser vendida com uma série de acessórios opcionais. De acordo com a marca, ela será produzida na unidade de Miyagi Ohira, no Japão. Para o mercado interno, os japoneses esperam vender cerca de 8.300 unidades mensais. 






Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60