Aston Martin revê projeto do Valhalla e cupê híbrido vai desenvolver mais de 1.000cv

Aston Martin confirma que a versão de produção do Valhalla vai contar com uma mecânica mais potente, com mais de 1.000cv de potência de um motor híbrido



A Aston Martin confirmou que o desenvolvimento do Valhalla continua de pé. O hiperesportivo será apresentado com um conjunto mais potente do que foi projetado. Antecipado pelo AM-RB 003 Concept, o carro está sendo trabalhado pela marca para ser apresentado nos próximos meses. Previsto para ser revelado em sua versão de produção ainda neste ano, ele estreia no segundo semestre de 2024.

O esportivo inglês vai sofrer um atraso em seu cronograma inicial e a sua mecânica pode estar relacionada com isso. De acordo com informações da revista Motor Trend, o cupê vai ganhar um motor mais potente. Ele virá equipado com o motor 4.0 V8 biturbo desenvolvido pela Mercedes-Benz AMG. Esse motor desenvolve 750cv de potência junto de dois motores elétricos, instalados um para cada eixo.

Juntos, ele entregam 204cv a mais. Com isso, juntos, os motores entregam 950cv com torque de 101,9kgfm, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 marchas, desenvolvida pela própria Aston. Agora, o Diretor de Desenvolvimento de Produtos da Aston Martin, Carlo Della Casa, revelou que o esportivo vai entregar mais de 1.000cv. Em testes com dinamômetro, o motor V8 revelou que na verdade entrega 823cv e junto dos motores elétricos vai desenvolver 1.026cv.

O Valhalla ainda será equipado com um motor duplo no eixo dianteiro, com os motores elétricos. A Aston ainda trabalha para oferecer uma vetorização de torque no eixo dianteiro, combinando com o mesmo sistema na traseira, onde o motor V8 vai girar as rodas. A caixa de câmbio de oito marchas foi desenvolvida pela Aston e será fornecida pela Graziano.



Segundo Della Casa descreveu, a caixa de câmbio vai oferecer uma maior "experiência e conexão entre o sistema híbrido, a transmissão e o motor". Desenvolvido a partir de um chassi monocoque, a Aston vai abusar de componentes com fibra de carbono, que vão melhor a sua relação peso/potência. Rumores dão conta que ele vai conseguir ser cerca de 90kg mais leve que seu maior concorrente, a Ferrari SF90 Stradale.

Outro ponto que está sendo levado em consideração é a sua aerodinâmica. Della Casa destaca que ele vai oferecer um downforce de 600kg quando ele alcançar 241km/h. A meta é fazer com que o downforce alcance os 650kg nesta velocidade. “É um número que estamos investigando; pode ser mais, pode ser menos, dependendo dos últimos detalhes do design que estamos fazendo, principalmente para a frente”, disse ele.

"Existem carros superesportivos ou hipercarros; estamos lançando um novo segmento que é ambos, um meio-termo – e não um compromisso. Você pode dirigir com muito conforto, mas pode imediatamente transformar o carro em um 'carro de corrida' baixando [a suspensão adaptativa] e tendo [muito] downforce. É um supercarro com níveis de desempenho de hipercarro. Os pilotos devem estar realmente engajados, mesmo em baixa velocidade. Você sentirá imediatamente que está dirigindo algo especial; será emocionante a 64 ou 100km/h. O desempenho e o preço são o motivo pelo qual estamos definindo um novo segmento.", disse Della Casa.



Fotos: Aston Martin / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60