BMW defende hidrogênio como solução para eletromobilidade junto com os elétricos

BMW confirma que hidrogênio precisa ser visto como uma alternativa viável para a eletrificação dos carros, para torná-la mais viável no mundo



A BMW confirmou que os carros movidos a células de hidrogênio precisam se tornar uma opção viável para a eletrificação nos próximos anos. De acordo com Oliver Zipse, Presidente-Executivo da BMW, os carros movidos a hidrogênio podem ser os substitutos naturais dos carros a combustão. A fala de Zipse aconteceu durante um evento, o Innovation Day em Erlangen, na Alemanha.

“Achamos que é errado desligar o motor de combustão na Europa. A indústria parecerá diferente em termos de escala e estrutura do que é hoje se for para apenas uma tecnologia. Haverá efeitos climáticos positivos maciços”, caso o hidrogênio consiga se tornar uma opção viável, destaca. Zipse ainda defende que outras montadoras poderiam tomar partido para o desenvolvimento da tecnologia, apostando também em infraestrutura.

“[O hidrogênio é] a única matéria-prima que pode ser produzida e armazenada de forma sustentável. O caminho até lá é relativamente curto, ao contrário da eletromobilidade, onde você precisa de conexões à rede de média tensão e precisa de uma infraestrutura de carregamento para cada carro. É muito trabalho. Isso funcionará, mas não como a única solução. Isso vai demorar muito. É por isso que acreditamos firmemente no hidrogênio. Ele virá e virá na BMW, estou muito, muito certo disso.”, acrescentou em entrevista ao WirtschaftsWoche.

Recentemente, a marca deu o pontapé inicial na tecnologia com o início da produção de motores a células de hidrogênio, que estarão no iX5 Hydrogen. A BMW iniciou a produção do seu novo motor a células de hidrogênio no dia 31 de agosto. A produção começou na unidade de Munique, na Alemanha.

A BMW destacou que o SUV virá com um motor movido a células de hidrogênio que alimenta a bateria. Esse motor desenvolve 170cv. Já o motor que move o iX5 é um elétrico de 374cv, que faz parte da quinta geração da linha de motores elétricos eDrive. Ele ainda será equipado com uma bateria desenvolvida especialmente para o iX5.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio