Fiat Uno ou 600 pode nascer como primo do Jeep Jeepster para o mercado europeu

Fiat desenvolve um novo SUV para a Europa, que será lançado em meados dos próximos meses e com base no Jeep Avenger como base



A Fiat já trabalha em um novo modelo para o mercado europeu. Trata-se de um novo SUV que será feito a partir da base CMP e que vai ganhar uma versão puramente elétrica. Esse modelo já é cotado para ser lançado no segundo semestre de 2023, ficando abaixo do 500X. O modelo terá um porte de Jeep Avenger e será uma das novidades para alavancas as vendas da marca no segmento de entrada na Europa.

Na Europa, ele já roda em testes usando mula de testes do Opel Mokka, com quem vai compartilhar a mesma plataforma e conjuntos mecânicos. O Mokka, no entanto, é um pouco maior que os modelos da Jeep e o futuro Fiat. Com produção já confirmada na unidade de Tychy, na Polônia, a novidade ainda não tem um nome definido. Fontes dão conta que ele vai recuperar um nome clássico da Fiat.

E nessa conta existem dois nomes que são cotados: 600 e Uno. O nome Punto também foi cotado, mas é possível que esse nome seja usado para um novo hatch compacto que a marca trabalha para ficar acima do Panda. De acordo com o site Passione Auto Italiane, o nome 600 parece ser fortemente cotado para ser usado pela Fiat, recuperando um nome que já foi usado outras duas vezes pela marca.



“Quem é que se importa com um nome? Vamos ter um segmento B e temos de voltar para lá. É um segmento que pertencia à Fiat, com o Punto e antes do Punto, com o Uno. Não é uma questão do nome. Mas nós produzimos estes carros e as pessoas ainda se lembram desses nomes o que é notável, tendo em conta que já saíram de produção há muito tempo. Nós dominávamos esse segmento. Mesmo hoje, quando vemos relatórios sobre escolhas dos consumidores. Quando são questionadas sobre qual seria a marca de um carro pequeno, com quatro metros, as pessoas dizem: ‘um FIAT’. Nós temos de ter um segmento B. Se esse carro se vai chamar Punto? Veremos…”, disse Oliver François, CEO da Fiat, em recente entrevista.

Desenvolvido a partir da plataforma modular CMP, o carro terá um motor elétrico de 156cv de potência com torque de 26,5kgfm, assim como os compactos da Stellantis. Ele terá uma bateria entre 30kWh a 50kWh, oferecendo de 350km a 450km de autonomia. Além do elétrico, é possível que ele tenha um motor a combustão, como um 1.0 12v Turbo com câmbio CVT ou automatizado de dupla embreagem, podendo ter um conjunto MHEV.



Projeções: KDesign

Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027