Futura nova geração da Nissan Frontier também terá versão híbrida, mas e-Power é difícil

Nissan já trabalha em uma nova geração da Frontier e picape já nasce pronta para receber uma opção de motor híbrido e será prima da Mitsubishi Triton



A Nissan já desenvolve uma nova geração da Frontier, que será apresentada em meados de 2024 ou 2025. A picape estreia com uma nova geração completamente nova e vai compartilhar a mesma base com a nova geração da Mitsubishi L200 Triton. Apesar de compartilhar componentes, cada picape ganhará design e engenharia diferente e o único laço entre elas será a base em chassi.

De acordo com informações dos sites Drive e Carsguide, a nova geração da picape ganhará uma mecânica híbrida pela primeira vez. E esse conjunto deve ser o 4-ORCE, apresentado no Ariya, ou o e-Power. “Para Qashqai e X-Trail, como você mencionou, [e-Power] foi desenvolvido para a plataforma CMF-C [usada pelos SUVs] em uma plataforma diferente e em diferentes componentes. Efetivamente, a arquitetura é escalável”, disse Adam Robertson, Engenheiro-Chefe do Programa e-Power, para os sites.

“Em última análise, a tecnologia é escalável. O e-Power como conceito é escalável. Mas, obviamente, não comente sobre quaisquer planos futuros em quaisquer modelos.”, revelou Robertson. O executivo ainda confirmou uma picape com o sistema e-Power demandaria de uma nova engenharia, já que o sistema teria que ser adaptado em uma base em chassi diferente de uma plataforma modular.

"Todos os componentes do [Qashqai e X-Trail] – desde o motor de taxa de compressão variável, o tamanho da bateria, o tamanho do motor elétrico, etc – foram desenvolvidos para esta aplicação, neste trem de força. Você pode colocá-lo em uma plataforma menor, mas cada um dos componentes é projetado para esse aplicativo [Qashqai, X-Trail].", destaca.

Perguntado se um 4x4 poderia usar o sistema 4-ORCE ou e-Power, Roberston disse: "Não há razão alguma, por que não? Quero dizer, a resposta de torque para motores elétricos é instantânea, você sabe - um décimo de segundo é incrivelmente rápido. Eu comparo isso a [que] é 10 vezes mais rápido que o cronômetro usado na Fórmula 1. É incrivelmente rápido, você não vai ficar mais rápido. E isso significa que você tem... [um] sistema permanente de tração nas quatro rodas, então você aplica torque onde quiser a qualquer momento. Claro que esse é o auge, e você também pode usá-lo em outras aplicações.”, afirma.



Questionado se esse sistema poderia ser usado em uma picape como a Frontier, o executivo esquivou-se de responder com uma resposta assertiva. "Eu não comentaria nenhum plano futuro para nenhum outro modelo. Mas, obviamente, esta tecnologia oferece alguns benefícios muito, muito fortes.", disse Roberston. Outra opção será o desenvolvimento de uma picape com um conjunto híbrido plug-in, que parece ser mais plausível.

Este conjunto deve ser co-desenvolvido com a Mitsubishi e tudo indica que, por ser um projeto compartilhado, a Nissan tenha que ceder sua vontade de querer usar um sistema que é seu. Além disso, apesar das sinergias, já foi confirmado há dois anos que as novas gerações das picapes da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi não serão gêmeas uma das outras. Ivan Espinosa, Chefe de Planejamento de Produto Global da Nissan, disse que cada marca terá autonomia.

"Cada empresa tem seus próprios requisitos e é assim que funciona na aliança, porque temos um cliente diferente e também uma cobertura de mercado diferente. Portanto, a exigência de um cliente europeu ou australiano não é a mesma que a de um cliente latino-americano e algumas empresas têm uma presença mais forte em um mercado ou outro. Se temos algo único de que precisamos na Nissan, pensamos em ter isso em nosso próprio produto e não seguir totalmente o que os outros parceiros da aliança farão", destacou Espinosa no final de 2020.

Isso já indica que a Frontier deve manter o sistema de suspensão do modelo atual, com molas helicoidais “five link” no lugar dos feixes de mola, que deve seguir na Mitsubishi, por exemplo. 



Projeção: CarsGuide

Fotos: Nissan / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027