Mazda confirma, em teaser, o retorno do clássico motor Wankel para o elétrico MX-30

Mazda confirma que vai apostar novamente no retorno do motor Wankel em seus carros, a começar pelo MX-30, que terá motor como extensor de autonomia



A Mazda confirmou que vai trazer novamente o motor Wankel para seu portfólio. A marca japonesa revelou a primeira imagem teaser que mostra o novo logotipo que identifica os carros que serão equipados com esse tipo de motor. O carro será apresentado no Salão do Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, onde vai mostrar o MX-30, um elétrico, com o motor rotativo.

Ao que tudo indica, o crossover vai continuar a ser elétrico e o motor Wankel vai funcionar como um extensor da autonomia, com uma mecânica que vai trabalhar para fornecer energia para a bateria. Atualmente, o MX-30 é criticado por vir apenas com uma bateria de 35,5kWh, que oferece pouco, cerca de 200km, no ciclo WLTP. O MX-30 é equipado com um motor elétrico que desenvolve 146cv de potência com torque de 27,6kgfm.

Recentemente, o MX-30 também recebeu melhorias como uma redução no tempo de recarga rápida, que passou de 36 minutos para 26 minutos. Outra alteração veio com o barulho do trem de força, que ajuda o motorista a reconhecer a quantidade certa de torque que é gerado pelo motor. Por ser compacto, um motor Wankel poderá ser facilmente adaptado ao MX-30, podendo estar alocado no cofre dianteiro ou até mesmo próximo ao motor elétrico.

O retorno do Wankel foi anunciado junto com a frase "Motor Rotativo Renascido para a Era Elétrica" e um novo logotipo. Ele mostra o desenho de um rotor do motor e dentro deste rotor aparece a letra ‘e’, indicando que estamos diante de um conjunto eletrificado. O sistema será apresentado em poucos dias, no próximo dia 13 de janeiro.



Fotos: Mazda / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos