Peugeot lança a nova geração do 2008 com o e-2008, que chega ao Brasil por R$ 259.990

Peugeot enfim apresenta a segunda geração do 2008 no mercado, que muda radicalmente e estreia primeiro apenas com motor elétrico de 136cv



A Peugeot apresentou oficialmente a segunda geração do 2008 no Brasil. O SUV compacto enfim ganha a nova cara da marca, que estreou com os renovados 3008 e 208. Apresentado em 2019, o novo 2008 estreia no Brasil somente com o motor elétrico, mas há uma porta para que as versões a combustão sejam lançadas aqui, inclusive com produção na região. Isso mataria o nosso 2008 feito em Porto Rela (RJ), já bastante envelhecido.

O ar da graça dessa segunda geração do 2008 mostra o salto de design que o carro recebeu. Tanto que do antigo restou apenas o nome. Chegando com sua versão elétrica, e-2008, o SUV mantém a tradição da marca em lançar novos produtos sempre com uma opção eletrificada. Neste caso, os franceses recorreram primeiro à versão elétrica.

Desenvolvido sobre a plataforma modular CMP, ele ganha um design bem próximo do que vimos no novo 208. A grade dianteira é grande e tem elementos na cor da carroceria que identifica que estamos diante de um 2008 elétrico. Os faróis Full LED são os mesmos do 208 Griffe, mas os dentes de sabre, vulgo as luzes diurnas DRL em LED, não são conectadas diretamente aos faróis.

O para-choque dianteiro possui uma entrada de ar com barras horizontais, tendo um acabamento prateado abaixo. Nas extremidades do para-choque dianteiro estão os acabamentos dos faróis de neblina, que se unem ao acabamento em plástico preto que está presente em toda a parte inferior da carroceria. O capô traz o nome 2008 e há dois frisos que chamam mais a atenção, emoldurando o nome 2008 do capô.



Nas laterais, o SUV compacto se destaca por contar com um novo desenho. Sai de cena aquele degrau criado a partir da coluna B no teto do 2008 de primeira geração e ganha um desenho que aproxima o novo 2008 do seu irmão 3008. Ele ainda pode contar com uma configuração de design com o teto pintado em preto, que dá um desenho interessante também, acompanhando o design dos vidros laterais. Os retrovisores são novos e o para-lama dianteiro possui um acabamento em preto brilhante que traz o logotipo ‘e’.

Maior, o desenho das portas possui um desenho com frisos verticalmente inclinados e opostos nas portas dianteira e traseira. A parte inferior ainda tem um friso de acabamento cromado e o teto recebe rack de teto e um teto solar panorâmico. As rodas do novo 2008 são de 18 polegadas nesta versão elétrica. Na traseira, o SUV ganha lanternas com assinatura luminosa bem parecida com a do 208, formando por três garras verticais e que se interligam por um acabamento em black piano.

O mesmo acabamento é visto na lateral, que dá prosseguimento às linhas das janelas do SUV. A faixa preta da traseira ainda traz o nome Peugeot escrito por extenso. A tampa do porta-malas possui um desenho mais limpo e com alguns frisos verticais. Já o vidro traseiro tem um perfil mais inclinado, com um brake-light no aerofólio. Por fim, o para-choque traseiro tem um acabamento em plástico preto com um friso cromado e lanternas de neblina nas extremidades.



No interior ele traz a nova geração do i-Cockpit em seu interior, parecido com o do 208, que conta com uma tela digital no lugar do quadro de instrumentos analógico. Assim como na primeira geração, a central multimídia e o quadro de instrumentos permanecem em destaque. O i-Cockpit 3D traz um painel digital 3D com projeções que parecem se destaca da tela. As principais informações devem ser projetadas no Head-up Display e o condutor poderá escolher entre cinco modos diferentes de visualização, sendo dois deles totalmente personalizáveis.

Assim como na primeira geração, a central multimídia permanece em destaque, e conta com tamanho de 10,3 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A tela da central ainda traz navegação GPS 3D. O volante permanece pequeno e com base achatada, enquanto todo o painel é voltado para o motorista. As saídas de ar são horizontais, tanto nos extremos do painel como as saídas centrais. Falando nelas, abaixo destas existem uma série de botões chamados de toggles switches.

O console central traz um câmbio automático tem as marchas P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O SUV ainda tem freio de estacionamento elétrico e dois porta-copos. Os bancos são de couro com formato esportivo e um belo teto solar panorâmico completam o pacote visual. Por fim, ele possui luzes em LED com oito opções de cores de iluminação, para dar o toque final de personalização.



Desenvolvido sobre a plataforma modular CMP, o novo 2008 possui 4,300 metros de comprimento, 2,605 metros entre os eixos, 1,770 metro de largura e 1,550 metro de altura. O porta-malas tem espaço para 434 litros e o SUV pesa 1.630kg. Segundo a Peugeot, a aerodinâmica foi melhorada graças a um assoalho mais plano e o uso de passagens de ar controladas, reduzindo a resistência a rolagem.

Na mecânica, ele traz o motor elétrico de 136cv de potência com torque de 26,5kgfm, junto de um pacote de baterias de íon-lítio da CATL de 50kWh que oferecem até 345km de autonomia, com garantia de 8 anos ou 160.000km. Com esse motor ele acelera de 0 a 100km/h em 8,6 segundos e a velocidade máxima é de 150km/h. De acordo com a Peugeot, ele possui os modos de condução Eco, Drive e Sport. O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

Para recarga, as baterias duram 16 horas na tomada e com um WallBox ele precisa de apenas 5 horas em corrente de 11kW ou 8 horas em uma de 7,4kW; ou por um terminal público com tomadas de 100kW, alcançando 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. O plug da bateria é o Type 2, de corrente alternada e o plug CCS-2 para corrente contínua. Em uma tomada doméstica, ele carrega completamente em 25h. Com um WallBox da Weg (opcional nas concessionárias da marca) de 7,4kW, tem recarga de 80% da bateria em 6 horas, enquanto o WallBox de 22kW reduz esse tempo para 4 horas, mas precisa de uma rede trifásica.



A rede Peugeot ainda estará prepara para receber o e-2008 graças à rede com e-Centers, uma rede de concessionárias estruturada para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos; pós-Vendas e Call Center qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e de atendimento ao cliente e; uma seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas que vão além do produto em si, a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor.

Quem adquire o e-2008 já tem garantidas as revisões nos cinco primeiros anos (ou até que o veículo atinja os 100.000km). Basta agendar o dia que melhor se ajuste a rotina de cada cliente. Ele ainda será vendido com três anos de garantia ou 100.000km e oito anos de garantia para as baterias ou 160.000km. 

Ele será vendido nas cores Laranja Sunset (Gratuita), Cinza Artense (Metálica), Preto Perla Nera (Metálica), Azul Vertigo (Perolizada) e Branco Nacré (Perolizada).



e-2008 GT

De série, ele será vendido com faróis dianteiros com tecnologia Full LED, luzes DRL "Dentes de Sabre" em LED, luzes indicadoras de direção nos retrovisores em LED, lanterna traseira em LED, luz de neblina traseira, rodas de liga-leve 18" BUND, quadro de instrumentos digital 3D personalizável em até 3 cores, Ambient Lights em LED personalizáveis em até 8 cores, teto solar panorâmico, dois airbags dianteiros, dois airbags laterais e dois airbags de cortina, freios com ABS e REF - distribuição eletrônica de frenagem, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de fixação e ancoragem ISOFIX, Electric Parking Brake – freio de mão com acionamento elétrico, cabo domiciliar para carregamento do veículo - Padrão de tomada brasileira (tipo J), kit de reparação dos pneus, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção e fadiga ao motorista, alerta e correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente (ACC), sistema ativo de ponto cego, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), acionamento automático do limpador de para-brisas (sensor de chuva), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Visiopark 180º - com câmera de ré, computador de bordo, chave tipo keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta malas, função ''Follow me home'' e "Lead me to the car" (faróis acesos por tempo determinado), fechamento automático dos vídros pela trava elétrica, alarme volumétrico e perimétrico, navegação GPS – via central multimídia ou integrada ao cluster digital 3D, ar-condicionado digital com função automática, direção elétrica com assistência variável, console de teto com luz de leitura, vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, com comandos nas portas e anti-esmagamento, retrovisores externos com comandos elétricos, travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave e no painel, porta-objetos central com suporte de braço (banco motorista), volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem manual, porta-objetos nas portas dianteiras, espelho no para-sol para motorista e passageiro, Hill Assist – sistema de auxílio de partida em subidas, banco traseiro rebatível (60/40), console de teto com luz de leitura em LED (dianteira e traseira), bancos dianteiros (motorista e passageiro) com aquecimento individual. A central multimídia Peugeot Connect Radio multi-touch de 10,3" HD com navegação GPS integrada com compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto, além de vir com atalho para reconhecimento de voz no volante, 6 alto falantes (4 alto falantes + 2 Tweeters) e 4 Entradas USB - Console central (tipo C), central multimídia (tipo A, dados e carregamento) e bancos traseiros (tipo A, carregamento).



Preço

  • Peugeot e-2008 GT – R$ 259.990



Fotos: Peugeot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60