Porsche revela detalhes da plataforma PPE, que estreia com o novo Macan, em teaser

Porsche revela mais detalhes da plataforma PPE, que estará na segunda geração do Macan, que será um SUV puramente elétrico e estreia em 2025



A Porsche revelou novas imagens teaser da plataforma Premium Platform Electric (PPE) que estreia a bordo da segunda geração do Macan. O SUV apostará em uma plataforma noma e evolutiva da J1 usada em modelos da linha Taycan. De acordo com os alemães, essa plataforma vai permitir que os carros ganhem um caráter mais esportivo. A marca ainda confirma que a nova plataforma inclui valores de desempenho e carregamento rápido.

Vindo com uma arquitetura elétrica de 800V, o SUV será todo desenvolvimento para ser um modelo elétrico, a começar por sua plataforma. Versátil, a plataforma permite ser usada em carros de diferentes tamanhos de comprimento, entre-eixos, largura e altura, além de poder ser equipado com um motor de tração traseira ou integral. A plataforma, por ter arquitetura de 800V permitirá que o Macan recarregue em menor tempo.

Vindo com os motores elétricos síncronos permanentemente excitados (PSM), a base permitirá que o Macan recupera de 5% a 80% em apenas 25 minutos plugado em uma estação de recarga rápida. Com uma bateria de 100kWh, o SUV vai trazer um sistema chamado de 'carregamento de banco' usado pela primeira vez faz com que o Macan totalmente elétrico se encaixe ainda melhor na pilha de carregamento de 400V.

O SUV ainda vai estrear com um conceito de tração integral com um motor elétrico por eixo. O motor elétrico instalado no eixo traseiro estará posicionado particularmente atrás do eixo, trazendo um equilíbrio de peso de proporção 48/52. A marca ainda destaca que a distribuição dinâmica de torque da tração nas quatro rodas, garantindo a agilidade dos potentes motores elétricos no eixo traseiro ao acelerar fora de uma curva. Para acomodar isso, a largura da roda nos eixos dianteiro e traseiro será significativamente diferente para melhor aderência e dinâmica de direção, contribuindo assim ainda mais para o potencial de desempenho.



Outra novidade é que o novo Macan virá com um eixo Double Wishbone, com maior capacidade de resposta, precisão de direção em linha reta e uma suspensão traseira multilink. Ela será conectada à carroceria por meio de um subchassi que será montado elasticamente, enquanto a unidade de acionamento elétrico traseiro é fixada diretamente à estrutura em quatro pontos, o que tem um efeito positivo na dinâmica de direção com orientação precisa das rodas e alta rigidez transversal, e no comportamento NVH (Ruído, Vibração, Aspereza).

As versões mais caras do Macan ainda serão equipadas com o Porsche Torque Vectoring Plus. O bloqueio de diferencial controlado eletronicamente para o eixo traseiro será um item padrão nessa versão. Esta estratégia de controle é independente da respectiva situação de condução e garante maior tração, estabilidade de direção e dinâmica transversal. O comportamento e a precisão da direção são suportados por intervenções de frenagem dinâmica direcionadas no eixo traseiro.

Outra novidade permitida pela plataforma PPE é que os carros venham com o Porsche Traction Management (PTM). Esse sistema vai trazer vantagens conceituais do motor elétrico. Ele ainda poderá ser equipado com dois motores elétricos, que permitem uma maior distribuição de torque baseada a partir da demanda de força dos eixos dianteiro e traseiro, melhorando a sua dirigibilidade e o controle da carroceria. Mesmo fora de estradas pavimentadas, o Macan se beneficia da distribuição otimizada nas quatro rodas da tração integral controlada eletronicamente.

Por fim, ele será equipado com o Porsche Active Suspension Management (PASM). O SUV virá com amortecedores de duas válvulas e serão uma novidade do Macan. Oferecendo um desempenho aprimorado a partir dos amortecedores, a marca define que seus amortecedores de duas válvulas podem ser ajustados independentemente um do outro, proporcionando um aumento apreciável no conforto. Uma nova geração do Macan está prevista para aparecer em meados de 2025. 



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano