BMW trabalha em um superesportivo elétrico de 1.360cv, que virá com a base Neue Klasse

BMW pode desenvolver um superesportivo elétrico capaz de desenvolver 1.360cv a partir da plataforma Neue Klasse, específica para elétricos 



A BMW tem tudo para conseguiu desenvolver novos modelos a partir de uma nova plataforma dedicada exclusivamente para carros elétricos. A aposta é que a BMW introduza a base Neue Klasse a partir de meados de 2025 ou 2026. De acordo com informações, caberá ao novo Série 3 ganhar essa base, que estreia em meados de 2025. Agora, surgiu informações adicionais sobre a plataforma.

Segundo o Chefe de Engenharia e de Pesquisa e Desenvolvimento da BMW, Frank Weber, em entrevista ao BMW Blog, confirmou que a plataforma pode suportar configurações de motor simples (único), motor duplo (um em cada eixo) e quatro motores (um para cada roda). Esse último está em desenvolvimento e será apresentado num momento pós-2025, como bem destaca Weber em entrevista.

“O veículo mais exigente que temos é um produto M de alto desempenho real, um produto M de alto desempenho. O que você pode esperar dessa arquitetura Neue Klasse não é apenas flexibilidade em sua bateria de alta tensão. Você também pode ter uma arquitetura de motor único supereficiente, uma arquitetura de motor duplo, e isso pode até mesmo fornecer uma arquitetura de quatro motores de até um megawatt”, destacou ao BMWBlog. Com essa potência, estamos diante de um esportivo que vai entregar 1.360cv.

Apesar disso, não detalhou mais informações sobre o carro que usará toda essa potência, mas pode ser um retorno da marca ao mundo dos esportivos, como um substituto do clássico M1, por exemplo. Recentemente, vale ressaltar, a BMW fechou uma parceria com a McLaren para o desenvolvimento de carros elétricos. Isso deve permitir que os britânicos desenvolvam carros sobre essa plataforma e que a BMW ganhe o apoio de engenharia para um esportivo.



Ano passado, o Chefe da BMW M, Frank van Meel, disse ao site que ainda olha para um carro da M Sport desenvolvido que vá além do XM. “É sempre algo que podemos olhar. Como caras de carros, estamos sempre sonhando em fazer esses carros. Isso não significa que vamos fazê-los, mas continuamos explorando essas ideias. [Apesar de nunca ter se concretizado] não significa que não estejamos pensando em um superesportivo. Estou sempre tentando descobrir como [funcionaria].”, destacou Meel.

É bem possível que esse esportivo pode ser inspirado no Vision M Next Concept, das imagens. Antes, a ideia era criar um esportivo com um motor híbrido plug-in, tal qual aconteceu com o i8. No entanto, a marca pode ter mudado de ideia e vai criar um esportivo elétrico. O conceito, apresentado em 2019 trazia o motor híbrido Power PHEV que possui tração integral elétrica e tração traseira pura, com propulsão totalmente elétrica ou a potência de um motor a gasolina de quatro cilindros turbo.

De acordo com a BMW, ele desenvolver 600cv de potência e chega a velocidade máxima de 300km/h. Até os 100km/h ele precisa de apenas 3 segundos e conta com um modo BOOST+ que injeta potência extra ao toque de um botão. A autonomia máxima em modo totalmente elétrico é de 100km.



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60