Toyota confirma que não vai mais desenvolver novos carros esportivos da linha GR

Toyota confirma que a linha GR está completa assim com GR Yaris, GR 86, GR Corolla e GR Supra, diz executivo em entrevista



A Toyota confirmou que a sua linha de modelos esportivos desenvolvido pela Gazoo Racing, a GR, está completa do jeito que está. Atualmente a linha é composta por quatro modelos: o GR Yaris na porta de entrada, o GR 86, o GR Corolla e o GR Supra como o topo de linha. E deve continuar assim. Apesar da fala, há rumores de que a Toyota poderia desenvolver novos produtos esportivos, como um sedã e até mesmo um novo cupê, como substituto do MR2.

A informação foi confirmada pelo Engenheiro-Chefe do Toyota GR86, Yasunori Suezawa, em entrevista ao site australiano Drive: “Na verdade, não sobrou nenhum, então este [o GR86] é o último.”, destaca. Acima da linha GR, a Toyota conta com GRMN, que é destinada a modelos com detalhes ainda mais esportivos, seja com mudanças na suspensão ou até mesmo com apêndices aerodinâmicos.

“Para o GR [marca de desempenho], basicamente este [o GR86] é o último. Mas temos uma [marca] GR Sport que iremos [ampliar] com modelos como o Corolla, Yaris Cross e C-HR”, disse Suezawa. O executivo não confirma ainda até quando que não terá novidades em termos de lançamentos. Essa fala do executivo, no entanto, deve ter um prazo de validade, possivelmente até meados de 2025.

Isso porque o Supra deve seguir em linha até meados de 2026, enquanto Yaris e Corolla vão continuar em linha enquanto as novas gerações das versões civis não forem desenvolvidas. A exceção deve ficar com o GR 86, que pode repetir o ciclo de vida da primeira geração, que durou dez anos. Nos últimos anos, se ouviu rumores sobre o desenvolvimento de carros com a plataforma modular TNGA, ou seja, MR2 e Celica podem usar essa base.

Isso porque os dois nomes foram novamente registrados em patente. “Agora que recuperamos o Supra, o que virá depois dependerá das necessidades do mercado”, declarou Masayuki Kai, Engenheiro-Chefe de Projeto do novo Supra, em entrevista, em 2019. Segundo o executivo, o Celica pode retornar ao mercado como um cupê esportivo aos moldes do Honda Civic Coupé, com tração integral, deixando em aberto ainda um possível MR2 para concorrer com o Mazda MX-5 e o Fiat 124 Spider.



Fotos: Toyota / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

BMW revela as novas imagens teaser do M5 e M5 Touring, que vão ter mais de 700cv

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60