Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da área de Ferramentaria em Anchieta

Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da Ferramentaria localizada na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo, em São Paulo



A Volkswagen está comemorando o aniversário de 65 anos da Ferramentaria da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A unidade foi inaugurada em 2 de setembro de 1957 e já forneceu ferramentas e dispositivos para a produção em fábricas da Alemanha, China, Irã, Argentina, México e Hungria. A Ferramentaria da Volkswagen vem inovando ao trazer robôs com câmera, fortalecendo a indústria voltada ao futuro.

“Inovação e empreendedorismo são as características que, aliadas à sua capacidade técnica, fazem da Ferramentaria um parceiro de confiança dentro do Grupo Volkswagen. A área, além de atender as várias fábricas do Grupo, está hoje estruturada para atender outros clientes no mercado. Este perfil contribui para expandir suas atividades e gerar novas receitas”, disse Miguel Sanches, Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

A área de Ferramentaria exportou ferramentas de peças estampadas de painéis internos nas laterais, caixas de rodas e reforços de portas para a fabricação dos elétricos ID.3 e ID.4 na fábrica de Zwickau, na Alemanha. Recentemente, houve grande participação na construção de ferramentas para laterais externos, tetos, tampa dianteira e tampas traseiras do Volkswagen Taos, produzidos tanto na Argentina como no México.

A área de Ferramentaria tem o compromisso de cada vez mais inovar criando, por exemplo, otimização das formas tradicionais de itens do ferramental que acarretam na diminuição do peso do material e, consequentemente, menos custos envolvidos e ganho de competitividade, com processos mais eficazes e ágeis, além de contribuir para o meio ambiente. “A área acompanha a evolução tecnológica das plantas da Volkswagen, sendo uma solução para todas elas. A Ferramentaria tem um papel muito forte na qualidade e produtividade de nossos produtos”, afirma Miguel.

A área de Ferramentaria ainda possui parcerias com instituições de ensino como ITA, FGV, Centro de Inovação do Instituto Senai, Universidade Federal do ABC. A área na unidade de São Bernardo do Campo é uma das primeiras do estado de São Paulo. “O programa é excelente para a cadeia ligada à Ferramentaria. É um trabalho de grande escala com envolvimento multiáreas, de entidades sindicais e associações da indústria. Com certeza será um catalizador para aquecer o setor. E nós, como Ferramentaria, continuamos trabalhando com afinco para garantir um processo rápido e competitivo”, finaliza Flavio Pessutte de Castro, Gerente Executivo da Ferramentaria.



A unidade iniciou a montagem da primeira Kombi, com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo. Nessa época, a área de Ferramentaria era restrito à realização de pequenos ajustes e a primeira prensa já apareceu em agosto de 1958. A partir daí, iniciou a preparação do ferramental necessário à estampagem. A prensa contava com 94 toneladas e foi transportada do Porto de Santos e a fábrica de Anchieta, exigindo uma complexa operação com a interrupção do tráfego entre Santos e Santo André. O início da produção do Fusca ainda trouxe avanços no processo de nacionalização da produção.

Os primeiros robôs de solda chegam em 1980, na produção do Gol, trazendo um novo processo de qualificação. Em 1990, houve avanços ainda no Controle Numérico Computadorizado, um sistema que interpreta um conjunto de instruções pré-gravadas, codificadas, em formatos simbólicos. Outra novidade foi com a chegada da nova geração do Gol, em 2008. O Konzernframer fazia até quatro carrocerias diferentes. Antes, no lançamento do Brasília, em 1973 os veículos eram divididos em duas peças, a plataforma e a carroceria, que eram parafusadas apenas na Montagem Final.

No lançamento do Golf, em 1999, a Volkswagen trouxe a solda a laser, servindo de modelo para o lançamento do Polo, em 2002. A solda a laser deu início ao novo estilo de produto, com eliminação das calhas no teto e do "borrachão", aumentando a rigidez e a qualidade da carroceria. Em 2013, a produção da Saveiro trouxe 152 robôs de última geração, com pinças de solda com mecanismos de servo acionamento controlavam a distância entre um ponto e outro, garantindo mais qualidade e precisa ao processo.

A produção da picape ainda ganharia em 2016 a Armação da Nova Saveiro passou a contar com novo equipamento responsável pela junção (grafagem) das peças da tampa dianteira do veículo. Em 2017, a área de Ferramentaria inaugurou dois centros de usinagem de última geração e instalou um terceiro equipamento, no início de 2018.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Jeep desenvolve a chegada de Compass e Commander Blackhawk, com 272cv, até maio

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Rivian revela um novo teaser do R2, que tem mais detalhes revelados antes da sua estreia

Fiat revela novo teaser da Titano; picape média ganha site e confirma estreia para 14 de março

Honda Group confirma investimento de US$ 2,99 bilhões em joint-venture com a GS Yuasa