Volkswagen quase produziu a Caddy na Argentina entre 2010 a 2015, mas desistiu

Em entrevista, Pablo Di Si, ex-presidente da Volkswagen na América Latina, confirmou que houve estudos para fazer a Caddy em General Pacheco, na Argentina



A Volkswagen confirmou, por meio de Pablo Di Si, ex- ex-presidente da marca na América Latina, que a Caddy era um projeto para ser produzido na Argentina. O assunto surgiu em entrevista ao Motor1 Argentina, onde o executivo relembrou o seu início na região, quando assumiu o cargo de presidência da Volkswagen na América do Sul.

Ao site, a Caddy chegou a ser cotada para ser produzida para concorrer com as envelhecidas Citroën Berlingo e Peugeot Partner, também produzidas na Argentina. No entanto, a Caddy era produzida sobre a plataforma PQ35 do Golf na época, o que exigiria um investimento muito pesado para a produção de apenas um veículo na Argentina. A produção do comercial leve foi uma sugestão da matriz na Alemanha, para aumentar a produção no país vizinho.

"Quando assumi a Volkswagen Argentina, a filial se encontrava em uma situação difícil. Hoje temos uma produção industrial sólida e com um futuro para os próximos dez anos. Temos uma rede de concessionários forte e temos uma super equipe de colaboradores.", disse Di Si em entrevista. Perguntado sobre um balanço sobre projetos que não se tornaram realidade, Di Si revelou que era a Caddy que estava nos planos.

"Quando cheguei à VW Argentina, a situação da fábrica era desesperadora. Seu futuro parecia condenado. Na Alemanha, nos propuseram produzir a Caddy em Pacheco e eu respondi: 'A fábrica está morrendo. Se fizermos a Caddy, a morte será ainda mais rápida.' Por sorte, eles nos escutaram e graças ao trabalho realizado junto ao sindicato Smata, pudermos reverter a situação e salvar Pacheco com o Projeto Tarek, que foi um investimento que nos permitiu produzir a Plataforma MQB e o Taos, e construir uma nova linha de pintura", destacou o executivo.

Entre 2010 a 2015, surgiu uma série de rumores de que a Volkswagen poderia mesmo produzir a Caddy na Argentina. No entanto, o projeto não foi adiante por conta da situação financeira da fábrica na Argentina. Na época dos avistamentos da Caddy no país vizinho, a marca dizia que eram unidades de testes com o câmbio manual, já que a Argentina exportação as transmissões para a Europa. Agora, produzir a Caddy na Argentina seria viável. Com nova geração, o comercial leve tem plataforma MQB, a mesma do Taos.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV