BMW registra XM no Brasil, no INPI; SUV pode ser lançado em breve no nosso mercado

SUV de alto desempenho desenvolvido pela M Sport será uma das novidades que a BMW vai trazer para nosso mercado ainda em 2023



A BMW registrou a primeira imagem de patente do XM no mercado brasileiro, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – o INPI. O SUV esportivo foi registrado em imagem que mostra a dianteira e a traseira do modelo, indicando que seu lançamento pode ocorrer ainda em 2023. Desenvolvido pela M Sport, o XM é um SUV grande com motor híbrido e de linhas bem diferentes, que causam uma certa estranheza ao vê-lo pela primeira vez.

Visualmente, ele se destaca por contar com linhas bem excêntricas. Na dianteira, o SUV possui faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas (DRL) em LED e as luzes de direção, enquanto os faróis principais contam com projetores principais, ficando logo abaixo. Destaque ainda para uma enorme grade dianteira com contorno iluminado e com desenho de linhas bem retas nas extremidades. A grelha possui barras horizontais. A grade ainda se conecta com os faróis principais e com a entrada de ar inferior por meio de um acabamento em preto brilhante.

A entrada de ar inferior se destaca por trazer um estilo hexagonal, com linhas retas na horizontal e na vertical. Nas extremidades, o XM ainda conta com uma entrada de ar vertical que é conectada com os faróis principais por meio de um friso. O capô tem linhas que lembram M3 e M4, com um pequeno degrau na parte central, onde está o logotipo da marca. Ele ainda possui dois ressaltos que se destacam quando visto de frente, dando uma sensação de um carro robusto e forte. Nas laterais, se percebe que as linhas do capô do XM são definidas pelos faróis superiores.

Ele ainda possui um friso que chama bastante a atenção. Esse friso nasce na coluna A, na parte superior dos vidros e vai até a coluna D, onde desce e volta pela parte inferior dos vidros, invadindo as portas e terminando no para-lama dianteiro. Falando nele, o para-lama dianteiro possui o bocal de recarga das baterias. O desenho da carroceria ainda é levemente inclinado, tendo ainda maçanetas convencionais. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante. Por fim, as rodas podem ser de 21 até 23 polegadas e a antena do teto é do tipo barbatana de tubarão.



De traseira, o XM tem lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas e que são mais grossas nas extremidades. A tampa do porta-malas ainda possui vidro traseiro com um ressalto ao centro, tendo as extremidades mais altas. A parte central dos vidros trazem o aerofólio traseiro com o brake-light. A tampa do porta-malas é quase limpa, trazendo o logotipo XM no lado direito, mas sem vir com o logotipo da BMW, deixando a traseira mais limpa.

O logotipo da BMW aparece gravado a laser em cada lado superior, no canto, da janela traseira, onde existe o ressalto dos vidros. O para-choque traseiro tem um grande acabamento em preto brilhante, com o espaço para a placa ao centro. Abaixo destes espaço estão os difusores de ar com duas aletas verticais. Mais aos extremos estão as saídas de escape duplas e verticais, uma acima da outra. Por fim, o para-choque traseiro tem refletores nas extremidades, também com um desenho vertical.

No interior, o XM possui uma cabine bem luxuosa que se destaca por contar com o sistema operacional iDrive 8, que conta com duas telas lado a lado para o quadro de instrumentos e a central multimídia. O quadro de instrumentos possui tela de 12,3 polegadas para o cluster e a central com 14,9 polegadas. O painel ainda possui acabamento que varia de couro Merino individual preto com costura de contraste cinza a até estofamentos em couro Nappa, Alcantara e com fibra de carbono.



Mecanicamente, o XM é equipado com um motor 4.4 V8 TwinPower Turbo a gasolina que entrega 489cv de potência e 66,3kgfm junto de um motor elétrico de 197cv e 28,6kgfm. Juntos, o XM desenvolve 653cv de potência e 81,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e com uma tração integral xDrive (AWD). De acordo com a BMW, ele ainda oferece desempenho de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250km/h (opcionalmente tem o pacote M Driver’s que aumenta para 270km/h).

Com a tração nas quatro rodas e com torque instantâneo, o SUV diminui a aceleração de 0 a 100km/h em 4,1 segundos. Para chegar aos 200km/h, ele acelera em 14,3 segundos. O SUV pesa 2.700kg. Híbrido, ele vem com uma bateria de íons de lítio de 25,7kWh que oferece uma autonomia elétrica de 88km no modo 100% elétrico e pode rodar nesse modo com velocidade máxima de 140km/h.

A bateria ainda pode ser recarregada em estações de 7,4kW, que completa a bateria em 3h25 horas. Ele ainda será oferecido com a versão Label Red com motor 4.4 TwinPower Turbo a gasolina de 585cv e 76,5kgfm junto de um motor elétrico de 197cv e 28,6kgfm. Juntos, a versão entrega 748cv e 101,7kgfm, acoplado ao mesmo câmbio automático de 8 marchas e a tração AWD. Com esse conjunto, ele chega a velocidade máxima de 250km/h, mas a marca não revelou seu 0 a 100km/h. Pesando 2.785kg, a versão traz a mesma baterias, mas detalhes não foram revelados.



Fotos: BMW / divulgação e Instituto Nacional de Propriedade Industrial / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV