BMW revela teaser do desenvolvimento do i5, a versão elétrica da nova geração do Série 5

BMW revela várias imagens de patente da nova geração do Série 5 em versão elétrica, o i5. Sedã é testado no Círculo Polar Ártico em testes finais



A BMW apresentou as primeiras imagens teaser oficiais da nova geração do Série 5, mais especificamente do i5. O modelo foi antecipado em uma enorme galeria que mostraram uma série de testes realizados pela equipe de engenharia da marca alemã. O sedã apareceu rodando em intensivos testes no Círculo Polar Ártico, onde foi fotografado.

Previsto para ser lançado ainda neste ano, a nova geração do Série 5 vai trazer a sua primeira versão 100% elétrica. De acordo com a BMW, os testes no gelo com o sedã duraram cerca de um ano, desde os testes inicias até os estágios finais de ajuste fino. A marca confirma que ele rodou por estradas secundárias, autoestradas e pistas de teste especialmente preparadas, os engenheiros de desenvolvimento centraram a sua atenção principalmente na capacidade do carro para conduzir a baixas temperaturas e em superfícies com pouca aderência.

Os testes foram realizados no frio cortante do centro de testes de inverno do BMW Group em Arjeplog, norte da Suécia. De acordo com a BMW, os testes com o i5 iniciaram em fevereiro de 2022, quando as primeiras unidades chegaram no circuito para iniciar os testes. Na época, o sedã foi visto com uma camuflagem ainda inicial, que vinha com acessórios de plástico, grades e faróis provisórios e luzes traseiras partiu em um test-drive de cinco dias do sopé dos Alpes da Baviera até a Dinamarca, depois em até a borda do Círculo Polar Ártico na Lapônia sueca.

O primeiro teste do carro foi um teste de 3.000km que oferecer uma oportunidade de uma série de componentes serem avaliados. Entre eles, motores, eletrônica de potência, bateria de alta tensão e sistema integrado de aquecimento e resfriamento para a cabine e bateria para demonstrar seu nível avançado de prontidão em uma viagem de longa distância. O i5 ainda vai estrear uma tecnologia de célula de bateria de quinta geração com a linha eDrive.



O sedã ainda teve seu desempenho avaliado estradas cobertas de neve e os lagos congelados do norte da Suécia, com suas vastas extensões de gelo, criam o cenário perfeito para explorar como os componentes do chassi, os sistemas de direção e frenagem e os sistemas dinâmicos e de estabilidade de direção interagem entre si em ambientes de condições externas extremas. Ao longo de 2022, o sedã ainda avaliado de outras maneiras pela equipe de engenheiros da BMW.

Neste estágio mais avançado, a marca trabalhou com o refinamento do carro, com tecnologia do chassi do carro e as propriedades acústicas sob uma vasta variedade de condições, além de aprimorar o motor elétrico com novidades. Esses testes foram realizados propositalmente nos meses mais frios do ano para avaliar a receptividade dos conjuntos e componentes do carro. Esses testes foram realizados até fevereiro de 2023. A segunda rodada de testes foi feita para ajuste de todos sistemas de controle do trem de força e do chassi. Graças às suas superfícies de baixa aderência, as áreas de teste localizadas em lagos congelados ao redor de Arjeplog foram particularmente adequadas para ajustar delicadamente o sistema de controle de torque do BMW i5 sob condições reproduzíveis com precisão.

Ele virá com o sistema DSC (Dynamic Stability Control), a função de limitação do deslizamento da roda do atuador próximo e o sistema de controle do torque de direção estão interligados para que possam interagir e se complementar de forma flexível em qualquer situação de direção. No fim, a BMW confirma que o sedã totalmente elétrico tem um desempenho pelo menos tão eficiente quanto qualquer modelo convencional no gelo e na neve. A estreia do Série 5 e, consequentemente de sua versão elétrica, o i5, devem ocorrer dentro de alguns meses.






































Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio