Nova geração do Toyota GR 86 pode ser híbrido, mas ainda deve demorar para ser lançado

Toyota já pensa em uma nova geração do GR 86, que deve ser apresentado com um motor eletrificado pela primeira vez, possivelmente sendo híbrido



Apesar de ainda ser novo, a Toyota já pensa em uma nova geração do GR 86. O esportivo da marca japonesa vai ser lançado com uma nova geração ainda nesta década, possivelmente mantendo a parceria com a Subaru. A Toyota já desenvolve uma nova geração do compacto, que vai estrear com motor eletrificado pela primeira vez.

De acordo com informações reveladas pelo site japonês Best Car Web, a nova geração terá mudanças substanciais em relação ao modelo atual que conhecemos. Nisso, espera-se que o esportivo venha com melhorias na sua plataforma, assim como novas opções de motores e até opção de conjunto eletrificado. Híbrido, ele deve ajudar a cumprir as metas de emissões em vários mercados onde é vendido – juntamente com seu primo-irmão da Subaru, o BRZ.

Uma das alternativas é que ele venha com o mesmo motor híbrido do RAV4 e que em breve estará no Crown também. Trata-se do 2.5 16v a gasolina que desenvolve 178cv de potência junto a dois novos motores elétricos de 83cv, com baterias de íons de lítio. Com isso ele chega aos 306cv de potência e acelera de 0 a 100km/h e 5,8 segundos. O que pesa nessa decisão é que, sendo um híbrido, muito dificilmente o carro contará com uma transmissão manual. Para ser híbrido também precisaria de um trabalho de engenharia para o peso não ser prejudicial.

Recentemente, tinha surgido informações de que o esportivo seria vendido com o mesmo 1.6 12v Turbo (G16E-GTS) que desenvolve 304cv de potência com torque de 37,7kgfm, acoplado sempre a um câmbio manual de 6 marchas. Esse motor é basicamente o mesmo que está no GR Corolla e com um pouco mais de potência que o motor que está no GR Yaris. Com esse conjunto, o GR86 certamente vai acelerar de 0 a 100km/h mais rápido que o Corolla com seus 5,5 segundos para chegar a velocidade.

Atualmente, o GR 86 é vendido com motor 2.4 Boxer que desenvolve 235cv de potência e torque de 25,4kgfm, acoplado a um câmbio que pode ser manual de 6 marchas ou automático de 6 marchas. Nada impede que a japonesa passe a oferecer duas opções de motor ao esportivo, ao contrário da primeira e desta segunda geração, vendidos exclusivamente com um motor apenas em todo mundo. A boa notícia é que uma nova geração só deve ser lançada no pós 2026.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos