Projeto Ai3: Hyundai desenvolve um SUV subcompacto com porte de Citroën C3

Hyundai trabalha em um novo ‘SUV subcompacto’, que ficará entre o Casper e o Venue e que é conhecido como Projeto Ai3, para mercados emergentes



A Hyundai parece que não vê limite na quantidade de SUVs pequenos que possui. Abaixo do Creta e do Kona, a marca já vende dois SUVs subcompactos, sendo o mais conhecido o Venue – com porte de um Fiat Pulse. Se esse já poderia ser considerado pequeno para muitos, a marca sul-coreana foi lá e apresentou o Casper, um modelo do porte de um Fiat Mobi e Renault Kwid que a marca chama de SUV. Agora, a meta é apresentar um modelo um pouco maior, mas abaixo do Venue.

O novo modelo é conhecido apenas como Projeto Ai3 e já roda com carroceria definitiva em testes, indicando que sua estreia será ainda neste ano. O modelo deve estrear primeiro na Índia e vai ser um concorrente para modelos como Tata Punch e Renault Kiger, tendo um porte similar ao nosso Citroën C3, na casa dos 3,80 metros de comprimento. Ele está em desenvolvimento com motor de baixa cilindrada, possivelmente 1.0 TGDI.

Outra opção será o 1.2 Kappa de 80cv, enquanto um 1.5 TGI é cotado, vindo com câmbio manual ou automatizado. Pelo o que se vê nas imagens do Autospy, o ‘Ai3’ possui faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com luzes diurnas com estilo em ‘H’. Os faróis principais ficam mais abaixo, com projetores e faróis baixos e altos. A grade dianteira parece se conectar com os faróis principais.

Visto de lateral, ele possui uma dianteira mais alta como nos SUVs e terá acabamento em plástico preto na parte inferior da carroceria. Ele ainda terá linhas mais vincadas nos para-lamas. Os vidros terão desenho mais reto e um rack de teto mais destacado. De traseira, as lanternas parecem ter iluminação em LED com estilo em ‘A’ e uma ampla tampa do porta-malas. As lanternas parecem ter um desenho mais quadrado. O interior deve seguir o estilo dos últimos carros da marca, com central multimídia.

Ele deve ser desenvolvido a partir da plataforma K2, basicamente a mesma do nosso HB20. Ainda não se sabe a proporção que o modelo ganhará no mercado global, se ele será exclusivo da Índia ou vai ganhar mercados do Sudeste Asiático e até mesmo outros mercados emergentes como América do Sul, China e África do Sul, por exemplo. Mais detalhes devem surgir ainda neste ano.



Fotos: Autospy / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan expande o Nissan Move para quase todas as concessionárias no Brasil, em 180 lojas

RAM comemora o desempenho comercial em janeiro de 2023, com 593 unidades vendidas

Porsche revela teaser de um novo "esportivo do futuro", que será apresentado no dia 8/06

SUV elétrico de sete lugares da Porsche, acima do Cayenne, terá preços de três Cayennes

Volkswagen comemora aniversário de 65 anos da área de Ferramentaria em Anchieta

Hengchi inicia as entregas do Hengchi 5 e se prepara para apresentar seu segundo veículo

Quarta geração do Mitsubishi Outlander virá ao nosso mercado com motor híbrido plug-in

Mitsubishi pode vender nova geração da Triton nos EUA e retornar ao segmento por lá

Radical apresenta o SR10 XXR, que estreia com um motor 2.3 EcoBoost de 431cv de potência

GWM trabalha para encontrar fornecedores nacionais para a produção em Iracemápolis (SP)