Renault confirma a produção de um SUV de médio porte no Brasil, durante o Salão de Paris

Renault confirma a produção de um novo SUV, de porte médio, que será produzido no Brasil nos próximos anos, ficando acima de Duster e Captur



A Renault segue trabalhando na chegada de novos produtos ao mercado brasileiro, depois de ficar alguns anos sem grandes novidades. Para ter uma linha de maior valor agregado, a Renault quer produzir veículos mais caros em nosso mercado. Uma das opções será substituir Sandero e Logan por um SUV subcompacto em 2024 e adicionar um novo carro na linha de produção, também com base CMF: um SUV médio.

Um concorrente para modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, líderes do segmento de SUVs médios, seria uma alternativa interessante para a marca francesa. Com uma mecânica moderna com o TCe. Durante o Salão do Automóvel de Paris, na França, Pablo Sibilla, Presidente da Renault na Argentina, em entrevista ao Motor1 Argentina. O executivo confirmou que o novo SUV "não será um substituto para os Duster e Captur atuais.".

Isso até poderia parecer óbvio que é o substituto de Sandero e Logan, o SUV subcompacto, mas é agora que vem o plot twist (reviravolta). Fabrice Cambolive, Chefe Global da Renault, antecipou que este produto "será um modelo do Segmento C". Para quem não entende, o segmento C representa o segmento médio na Europa, como Volkswagen Golf nos hatchs, Toyota Corolla nos sedãs e Renault Austral nos SUVs, por exemplo. Esse novo SUV também será apresentado em 2024 aqui.



Esse SUV ainda é desconhecido, mas pode ser criado a partir do Dacia Bigster Concept. Mas certamente um modelo que seria muito bem visto é o Austral. Apresentado no ano passado, o SUV médio é criado a partir da plataforma modular CMF-CD, mas poderia ser adaptado para a plataforma CMF-B. Se a Renault quiser mesmo se afastar da imagem da Dacia e voltar a ter produtos genuínos, os franceses teriam que ter o Austral como principal opção.

O Austral possui 4,511 metros de comprimento, 2,667 metros entre os eixos, 1,824 metro de largura e 1,643 metro de altura. Há faróis em LED que se conectam por meio da grade dianteira e que traz o novo logotipo da Renault ao centro. Nas extremidades dos faróis ele conta com DRL em LED com um desenho em ‘L’. O para-choque dianteiro possui um friso que conecta-se ainda com a entrada de ar das extremidades do para-choque dianteiro, além de ter uma ampla entrada de ar central, na parte inferior do para-choque dianteiro.

O capô possui linhas bem musculosas, trazendo linhas mais suaves ao centro. Nas laterais, destaque fica por conta da carroceria com duas opções de cores, que será oferecida nas versões mais caras. As rodas do Austral também variam de 17 a 20 polegadas, de acordo com cada versão. O desenho da carroceria traz linhas mais limpas, com um friso inferior que nasce na porta dianteira e outros vincos no para-lama dianteiro e outro que nasce na porta traseira e chega nas lanternas.



A linha de cintura é ascendente e em algumas versões ele traz um friso cromado na parte superior dos vidros, passa pela coluna C e que percorrem até a base dos vidros traseiros. Por fim, os arcos das caixas de rodas são marcantes e reforçam a sensação de ser até mais alto. As caixas de rodas e toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em preto brilhante nas versões mais caras. De traseira, o SUV se destaca por trazer lanternas com um desenho parecido com os faróis, com as lanternas quase que se conectando na parte superior, interrompido pelo logotipo.

A parte inferior das lanternas possuem um prolongamento que faz as lanternas lembram um ‘C’. A tampa do porta-malas traz o nome centralizado e o espaço para a placa traseira, enquanto tem um spoiler pintado na cor da carroceria e uma antena tipo barbatana. Por fim, o para-choque traseiro tem refletores nas extremidades e um difusor de ar que reforça a sensação off-road do SUV.

No interior, o Renault Austral oferece quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e a central multimídia possui tela de 12 polegadas. Nas versões mais simples, a central será de 9 polegadas. Ele ainda possui um Head-Up Display (HUD) com 9,3 polegadas. Em ambos os casos, as telas possuem uma série de componentes e serviços digitais, além de ter acesso a alguns comandos do carro via smartphone. Na mecânica, o 1.3 12v TCe de 170cv seria a melhor escolha. A conferir.



Fotos: Renault / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Ford traz novo lote da Ranger Raptor com mais equipamentos de série e custa R$ 466.500

Suzuki Invicto aparece na Índia como rebadge da Toyota Innova e espaço para até oito

Jaguar-Land Rover quer construir uma inédita fábrica de bateria para elétricos no Reino Unido

Renault desenvolve um hatch subcompacto elétrico e acessível para lançar em 2027

BMW registra patente do nome iM3 para futura versão esportiva e elétrica do Série 3 elétrico

Galaxy apresenta na China o seu sedã L6, que estreia como um PHEV com motor de 390cv

Toyota lança o RAV4 com motor híbrido plug-in (PHEV) de 306cv no Brasil, por R$ 399.990

Ford registra imagens de patente de um para-choque que possui uma espécie de airbag

Nio revela primeiro teaser da sua nova marca, a Onvo, que estreia com o SUV elétrico L60