Volvo acredita em paridade nos preços de elétricos e a combustão a partir de 2025

Volvo confirma que acredita na paridade dos preços entre carros a combustão e elétricos em meados de 2025; declaração foi dita na estreia do EX90



A Volvo confirmou durante a estreia do EX90, conhecido como o substituto do XC90, que acredita na paridade de preços que a marca terá com carros elétricos e que isso não deve demorar muito para acontecer – pelo menos na marca sueca. A informação foi dita na apresentação global do carro, que ocorreu na Europa e foi confirmada por Jim Rowan, CEO da Volvo.

“Temos outra plataforma que nos leva à computação central completa e a custos mais baixos. Você precisa chegar à paridade de preços entre ICE e BEV. Nenhuma indústria pode contar com subsídios por um longo período de tempo. Você precisa ter certeza de que pode ser comparativo. O que vai acontecer no futuro é que as pessoas que tomam grandes decisões de compra sobre um carro vão pensar sobre qual será o valor residual de um carro ICE daqui a três ou quatro anos, e devo comprar um BEV porque vai ter um valor residual maior? Precisamos ter certeza de que estamos posicionados em todos esses mercados”, disse Rowan.

“Achamos que chegaremos [à paridade de preços] por volta de 2025, quando haverá tecnologia suficiente para reduzir o custo da bateria. A tecnologia aumentará o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, a um custo menor – chegaremos lá.”, disse Rowan à Automotive News Europe. A Volvo tem planos de se tornar puramente elétrica até o início da próxima década, mas seus lançamentos já começam a ser totalmente elétricos. E o EX90 marca esse processo, que em breve contará com o EX30.

A marca sueca ainda confirma que o preço das matérias-primas dos carros cresceram muito nos últimos anos, mas o preço das baterias caiu até 90% em 12 anos. Os preços de motores elétricos aumentou em cerca de 26% em 2021 e deve aumentar mais um pouco por conta da matéria-prima. “Nos segmentos em que a Volvo compete, isso é definitivamente possível. Em segmentos mais convencionais, você não tem margem para trabalhar.”, disse Sam Abuelsamid, Analista Principal da Guidehouse Insights.

Para alcançar essa paridade de preços, a CATL será uma parceira fundamental, a fim de fazer baterias mais acessíveis. As baterias de carros elétricos serão mais acessíveis a partir do momento que a empresa apresentar modelos mais acessíveis e com maior volume de vendas, como o EX30. “Vamos nos beneficiar [da Lei de Redução da Inflação] quando chegarmos aos SUVs menores que traremos um grupo demográfico que tem menos renda familiar porque é o primeiro carro deles”, disse o CEO da marca.



Fotos: Volvo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano