Apesar de ser dúvida, Renault Arkana segue em testes no Brasil e possivelmente reestilizado

Renault segue testando o Arkana no Brasil após dizer que ele é dúvida para nosso mercado e abre ainda mais questionamentos sobre os testes



Depois de dizer que o Arkana é dúvida para nosso mercado, o mesmo ainda é visto rodando em testes no nosso mercado. O SUV médio de perfil cupê pode ser lançado em nosso país, mas ao mesmo tempo existe uma dúvida sobre seu lançamento, após divergências entre executivos da marca. Ao mesmo tempo, o mesmo foi visto rodando em testes no nosso mercado, mesmo após as declarações divergentes sobre a vinda ou não do Arkana.

Os flagrantes do site Notícias Automotivas (foto mais abaixo) mostram que ele continua com algum tipo de homologação em nosso mercado. De acordo com o site Motor1 Brasil, executivos da Renault revelaram informações distintas sobre o Arkana no país. Fabrice Cambolive, Diretor Operacional da Renault Group, disse que o SUV médio cupê seria lançado em nosso mercado, estando nos planos da operação nacional.

Mas, ao conversar com Luiz Fernando Pedrucci, Vice-Presidente Sênior da Renault no Brasil, já disse outra coisa. De acordo com o site, Pedrucci descartou as possibilidades de lançamento do Arkana no Brasil. O executivo ainda confirmou que os custos de homologação para um modelo híbrido seriam altos demais e que a mistura com etanol da nossa gasolina seria um problema para a homologação. Outras fontes disseram ao site que "a conta precisa fechar".



Aqui, ele era cotado a ser o primeiro híbrido da marca, a vir com motor 1.6 16v SCe de quatro cilindros que se unem a dois motores elétricos, cada um de 69cv e 20,9kgfm. Com isso, o motor entrega 160cv de potência e 20,9kgfm. De acordo com a Renault, ele consegue rodar 50km no modo elétrico a velocidade máxima de 135km/h no ciclo misto. A bateria do SUV compacto é de 9,8kWh, formando um conjunto HEV. O câmbio é um automatizado EDC de dupla embreagem e 7 marchas.

O desempenho do SUV cupê é de 10,8 segundos para chegar aos 100km/h e tem consumo médio de 20,8km/l. Por aqui, a marca confirmou que a melhor saída será um PHEV, então estudos devem ser feitos nos próximos anos – e isso vai demorar para ser colocado em prática, visto que a Renault não definiu investimentos na área ainda. O Arkana possui 4,545 metros de comprimento, 2,721 metros entre os eixos, 1,820 metro de largura e 1,565 metro de altura, ficando entre o Captur e o futuro Austral.

O porta-malas de 513 litros pode ser ampliado para 1.333 litros com os bancos traseiros rebatidos. É possível que a Renault esteja esperando a reestilização do Arkana no exterior para fazer seu lançamento no Brasil. Outro ponto é que a marca poderia estar usando o SUV como mula de testes para a tecnologia híbrida Flex, que poderá fazer parte da linha da marca até meados desta década. Motores como o 1.0 12v e o 1.3 16v TCe Flex podem vir com um motor elétrico junto, formando um conjunto híbrido, que pode ser HEV ou PHEV.



Fotos: Renault / divulgação

Flagra: Notícias Automotivas / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV