BYD quer ter fábrica na Europa; unidade da Ford chama atenção, mas pode construir uma nova

BYD confirma desejo de ter uma fábrica na Europa, e encontra a fábrica da Ford na Alemanha, em Saarlouis, sem destino, mas é mais fácil erguer sua própria fábrica



A BYD também quer ter uma fábrica de elétricos na Europa, após chegar a alguns mercados. Em expansão no velho continente, a marca chinesa confirmou para a Agência Bloomberg que planeja ter uma nova unidade fabril, desta vez para atender a demanda da Europa. Isso deve ocorrer apenas em alguns anos, quando o volume de vendas aumentar. De acordo com Stella Li, Vice-Presidente da BYD, a BYD quer conquistar espaço não apenas com novos produtos como também com uma nova unidade fabril.

"Sim, e talvez não apenas uma, podem ser duas", disse Stella ao site. Apesar do desejo, a unidade da BYD na Europa deve demorar um pouco para sair do papel. A fábrica deve ser confirmada em meados de 2026 a 2027. A BYD terá sede na Alemanha e é justamente na Alemanha que a BYD viu a oportunidade de adquirir uma unidade. Curiosamente, a unidade também é da Ford.

A unidade é a de Saarlouis, na Alemanha, que atualmente produz o Focus mas que ficará sem destino a partir do momento que não tiver mais o modelo em linha, o que ocorre em 2025. Informações do The Wall Street Journal confirmou que a administração da Ford na Alemanha foi até a China discutir acordos de venda com a BYD, mas ainda numa primeira fase, preliminar. Isso não significa que a BYD comprará a unidade, mas é um primeiro passo – assim como ocorreu também no Brasil, com a unidade de Camaçari (BA).



“Estamos investigando várias opções para o uso futuro e sustentável do local de Saarlouis. Como parte desse processo, estamos em discussões contínuas com vários compradores em potencial e não temos mais nada a acrescentar no momento”, disse um Porta-Voz da Ford ao The Wall Street Journal. Passando algumas semanas a mais, Stella Li, em uma nova entrevista para a Agência Bloomberg, confirmou que os planos poderiam mudar.

“Não estamos nos concentrando nas instalações de certas empresas. Estamos fazendo estudos de viabilidade para ver nossos planos para o futuro. Tipo, se montarmos nossas instalações naquela região, qual é a melhor solução?”, destacou. A BYD já confirmou que quer reforçar sua atuação em mercados da Ásia, Europa e América do Sul, que são potenciais fortes de crescimento para a empresa.

A BYD confirmou que desembarcou oficialmente na Europa com o trio de carros elétricos formados por Atto 3 (Yuan Plus), Han e Tang (nosso Tan). Atualmente, a BYD vendia seus carros apenas na Noruega, primeiro país europeu a marca começar sua história. Além disso, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica e Luxemburgo começaram a chegar no ano passado. 



Fotos: BYD e Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV