Depois do Q6 e-tron, A4 e A5 Sportback podem se transformar em puramente elétricos

Além dos atuais elétricos da Audi, marca alemã dá ao entender que próximos elétricos serão A4 e A5 e-tron, que serão lançados dentro de alguns anos



A Audi está trabalhando para que sua linha seja puramente elétrica nos próximos anos. A empresa alemã deu ao entender que os próximos elétricos, depois do lançamento do Q6 e-tron, serão os modelos A4 e A5, tratados aqui como uma dupla. Os modelos serão produzido na mesma fábrica em que o Q6 e-tron será produzido que, coincidentemente ou não, é a mesma fábrica que hoje saem as versões a produção de A4 e A5 Sportback, em Ingolstadt.

A Audi ainda confirmou que vai expandir a quantidade de fábricas que produzem modelos elétricos, que “começará gradualmente em Neckarsulm, San José Chiapa e Győr também”. Todas as fábricas da Audi vão produzir elétricos até meados de 2029. No entanto, a marca destacou que “o novo Audi Q6 e-tron, por exemplo, será feito inicialmente em Ingolstadt na mesma linha dos Audi A4 e A5. Os modelos elétricos substituirão gradualmente os carros a combustão nas linhas”.

A empresa confirmou que ainda quer diminuir a complexidade dos custos de produção, que “não beneficia o cliente. Para isso, o desenvolvimento do veículo levará em consideração um processo de produção simplificado desde o primeiro estágio”. As novas gerações dos modelos A4 e A5 já estão em desenvolvimento, sendo lançados primeiro com versões híbridas. Versões elétricas, no entanto, não estão descartadas para estrear ainda neste ano. Há rumores, inclusive, que a Audi unifique A4 e A5 em um produto só.

Os dois modelos podem acabar ficando próximos demais ao ponto de serem unificados, a fim de não perder mercado num segmento que começa a dar sinais de cansaço em detrimento ao crescimento dos utilitários esportivos. Outro motivo que pode fazer com que o A5 Sportback possa ser unificado ao A4 é justamente pelo fato do novo A4 estar ganhando linhas mais cupês nessa nova geração que está em desenvolvimento, que já com carroceria definitiva. E porque usamos o termos pode?

Porque até o momento, a Audi vem testando a nova geração do A4 apenas com a A4 Avant, que até o momento é o único membro da linha que segue em testes. Outra opção é a Audi manter o A4 com três volumes bem definidos e adicionar um A4 Sportback. Outro ponto é que não se tem informações sobre uma nova geração do A5 Sportback, assim como não tem informações de A5 Coupé e Cabriolet. Última geração da linha A4 a vir com motores a combustão, o modelo é chamado pelo código B10, sendo uma nova geração de design evolutivo em relação ao modelo atual.



Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano