Ford finalmente lança oficialmente a F-150 no Brasil, que chega por iniciais R$ 470.000

Ford finalmente ouve pedidos pela F-150 e traz picape em duas versões ao mercado brasileiro, vindo com motor 5.0 V8 a gasolina capaz de entregar 405cv



Foram anos de espera. Anos. Desde que a linha Série F saiu do Brasil, ainda com a antiga geração da F-250, em 2011. Desde então, foram pedidos atrás de pedidos e uma espera cansativa para a Ford enfim trazer a picape ao nosso mercado novamente, depois de anos da Série F no país, com modelos como F-100 e F-1000, até chegar na F-250, em 1998. Líder de vendas nos EUA há mais de 40 anos, a F-150 desembarca no país em duas versões, Lariat e Platinum, ambas com pacote FX4.

“É uma grande satisfação lançar no Brasil a F-150, o produto que melhor simboliza a autoridade e liderança global da Ford em picapes. Ela é o maior ícone da Série F, que ao longo de suas 14 gerações construiu um legado impressionante de inovação, tecnologia e confiabilidade, liderando tendências e antecipando os desejos dos clientes.”, diz Daniel Justo, Presidente da Ford América do Sul. Lançada em 2020, a atual geração da picape chega moderna o suficiente para concorrer com a RAM, que não tinha concorrentes no país.

Em sua décima quarta geração, a F-150 estrutura de aço de alta resistência do chassi com carroceria confeccionada em liga de alumínio de classe militar. Ela ainda conta com painéis externos que foram reprojetados, mas que manteve basicamente as mesmas características da picape, sendo uma geração evolutiva frente à 13º geração. “Além de aumentar em 29% a rigidez na parte frontal e em 5,8% a rigidez torcional, esse material inovador contribui para reduzir em 200 kg o peso do veículo, beneficiando a performance, o consumo de combustível e a capacidade de carga”, destaca André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.



Durante o seu desenvolvimento, a nova F-150 foi testada em mais de 1 milhão quilômetros em todas as situações de uso, desde o gelo até o deserto, em temperaturas de 40ºC negativos a 40ºC. E também foi validada no Brasil para garantir seu desempenho nas condições locais. Visualmente, ela tem grade dianteira com uma barra central e cromada, que sustenta o logotipo da Ford, tendo ainda um acabamento prateado na versão Platinum.

A versão Lariat tem uma grade dianteira com acabamento escurecido e com um outro formato. Em seu design, a picape ainda traz faróis com estilo mais quadrado e com um pequeno prolongamento que invade um pouco a grade. No para-choque, a picape tem faróis de neblina e luzes diurnas em LED, em ‘L’, com uma nova assinatura visual, assim como um para-choque renovado, com uma nova entrada de ar inferior. A picape traz para-choques que ficaram mais envolventes e os para-lamas estão mais altos, assim como os vincos, mais definitivos.

Nas laterais, ela tem um friso na parte inferior das portas, que nasce a partir do desenho do para-choque dianteiro. Há ainda para-lamas bem demarcados, enquanto o desenho dos vidros segue o estilo das últimas Séries F. A picape ainda conta com novos retrovisores e novos estribos laterais como os elementos que mais mudaram em relação à antiga geração. Evolucionista, a picape traz rodas, que nas duas versões são de 20 polegadas (calçadas com pneus all-terrain Hankook 275/65 R20). Na traseira, ela conta com novas lanternas com assinatura de LED, além de uma nova tampa da caçamba, que traz um novo friso superior.



A tampa ainda possui uma barra prateada na versão topo de linha, que traz o nome Platinum. De acordo com a Ford, a nova geração foi a mais aerodinâmica de todos os tempos, graças às persianas ativas na grade dianteira e a nova geometria da cabine. Há ainda novas portas traseiras que ajudaram a diminuir o arrasto aerodinâmico e melhoram a economia de combustível. No interior, a picape traz materiais mais refinados, onde a Ford introduziu novas opções de cores e abriu um espaço extra para porta-objetos.

Ela é equipada com uma central multimídia com tela de 12 polegadas SYNC 4, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda Waze, Ford + Alexa. O quadro de instrumentos passa a contar com tela digital de 12 polegadas. As saídas de ar-condicionado no painel tem um desenho vertical, nas laterais da central multimídia e nas extremidades do painel. O volante tem comandos multifuncionais. O console central é gigantesco, enquanto a alavanca de câmbio pode ser deitada quando não utilizada, permitindo criar uma mesa de apoio para equipamentos, como laptops. Ao lado da alavanca de câmbio, existem dois porta-copos.

De acordo com a Ford, a F-150 oferece “cabine é extremamente confortável, tanto para o motorista como para os passageiros, com espaço de sobra e excelente ergonomia especialmente na segunda fileira de bancos. Dispõe de ajuste elétrico com memória para o banco do motorista (10 posições), para o banco do passageiro (8 posições), volante (altura e profundidade) e pedais. O assento traseiro pode ser facilmente rebatido para acomodar bagagens e, abaixo dele, há um prático compartimento de 55 litros com chave”.



“O interior da F-150 combina formas e materiais com texturas diferentes, como couro, filme metálico e costuras diferenciadas para criar um ambiente de grande harmonia e requinte, contrastando com o tom escuro do painel, do teto e dos bancos. E também foi projetado para oferecer muita praticidade”, diz Ricardo Sugimoto, Supervisor de Design da Ford América do Sul. De acordo com a Ford, a F-150 possui 5,880 metros de comprimento, 3,675 metros entre os eixos, 2,090 metros de largura e 1,960 metro de altura.

A picape ainda tem altura em relação ao solo de 23,8 centímetros. A caçamba tem 1,700 metro de comprimento, 1,520 metro de largura e 53,0 centímetros de altura. A caçamba ainda tem capacidade de carga de 728kg na Lariat e 681kg na Platinum. A caçamba ainda tem capacidade de 1.370 litros e possui capacidade de reboque de 3.515kg e já vêm com receptor de engate e preparação elétrica para trailer, controle de freio e de oscilação de reboque. Além disso, contam com o assistente de reboque Pro Trailer, recurso exclusivo com câmera que facilita a direção até para quem não tem experiência nesse tipo de manobra. A tampa com acionamento elétrico, escada de acesso, tomada de 110V e revestimento especial

Na mecânica, a picape traz o motor 5.0 V8 a gasolina que desenvolve 405cv e 56,7kgfm, acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e a uma tração 4x4. Ela ainda possui oito modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Neve intensa/Areia, Lama/Terra, Rocha/Avanço lento e Rebocar/Transportar), que alteram parâmetros como trocas de marcha, aceleração, peso da direção e controle de estabilidade e tração para oferecer a melhor resposta em cada situação.



O motor tem desempenho que faz ela acelerar de 0 a 100km/h em 7,1 segundos, com um consumo de 6,3km/l na cidade e 8,6km/l na estrada, o que permite uma autonomia de mais de 1.000km com o tanque estendido de 136 litros. A tração 4x4 oferece quatro opções: 4x2, 4x4 High, 4x4 Low e o exclusivo 4x4 A, sob demanda. O seu pacote off-road inclui ainda bloqueio do diferencial eletrônico, amortecedores otimizados e protetores metálicos inferiores. A suspensão dianteira é independente, do tipo “double wishbone”, e a traseira de eixo rígido com feixe de molas.

De acordo com a Ford, a picape será vendido com seis cores expressivas: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Preto Orvalho, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio e Branco Nur. E a versão Platinum conta ainda com mais duas opções extras: Cinza Glasgow e Azul Mônaco. Opcionalmente, a picape poderá ser oferecida com uma série de opcionais. Entre eles, estão 15 acessórios como capota marítima de lona, ponteira e chicote elétrico para engate de reboque, santantônio preto ou cromado, caixas organizadoras, extensor e divisor de caçamba, barraca de camping e manta suporte para bicicleta.

A picape ainda poderá ser vendida com blindagem pela Leandrini Blindagens. A empresa, homologada pela Ford, oferece duas opções de blindagem, Lightweight e Ultra-lightweight, que preservam a garantia original do veículo.



F-150 Lariat

De série, a picape vem com painel 100% digital de 12 polegadas, teto solar panorâmico, som premium da B&O e ajuste elétrico com memória para os bancos, volante e pedais. Há ainda central multimídia com tela de 12 polegadas com SYNC 4, sistema multimídia e de conectividade de nova geração, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. A central ainda tem manual do proprietário digital, reconhecimento de voz aprimorado, Bluetooth e acesso a funcionalidades como ativação da iluminação 360° e assistentes de trailer. Oferece também carregador sem fio para celular, sistemas de iluminação e câmeras externas 360º são outras inovações da picape. A lista se complementa com rodas de 20 polegadas, conjunto óptico de LED, com farol alto automático e conversão dinâmica em curvas, cria uma assinatura que garante fácil identificação da picape mesmo em ambientes escuros. Tem sistema de som é da B&O, de altíssima qualidade, com subwoofer na traseira e um total de oito alto-falantes, acabamento interno com detalhes em tom avermelhado no painel, nas laterais e no console. Em segurança, ela traz oito airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos dianteiros). Suas tecnologias de assistência ao motorista incluem: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização na faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de descida, sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e os exclusivos assistentes de manobras evasivas e cruzamentos. Há também central com modem embarcado FordPass Connect, o cliente da F-150 tem dados e funções remotas do veículo na palma da mão pelo aplicativo FordPass. Como, por exemplo: travamento e destravamento remoto, partida remota e agendada com ativação do ar-condicionado, alerta de ativação de alarme, localizador do veículo, alertas e status do veículo (odômetros, nível de combustível, autonomia, pressão dos pneus). O aplicativo FordPass também dá acesso ao manual do proprietário, agendamento, acompanhamento e histórico de serviços, informação de garantia, assistência 24 horas, localizador de concessionárias e contato com os Guias Ford para solução de qualquer dúvida de forma rápida e fácil. Há também ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, regulagem elétrica de bancos, coluna de direção e pedais, bancos dianteiros aquecidos e ventilados, banco traseiro aquecido, escada de acesso a caçamba, faróis em LEDs, faróis de neblina em LEDs, lanternas em LEDs, teto-solar panorâmico e sensor de chuva.



F-150 Platinum

Adiciona um design com itens cromados de acabamento brilhante ou acetinado, acabamento interno com detalhes e costuras dos bancos em tom terroso, pequenas placas com o nome da versão e o oval Ford prateado no volante, sistema de som Bang & Olufsen com subwoofer na traseira e um total de 18 alto-falantes e estribo lateral retrátil.



Preços

  • Ford F-150 Lariat 5.0 V8 4x4 – R$ 470.000
  • Ford F-150 Platinum 5.0 V8 4x4 – R$ 490.000



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV