Volkswagen quer ter baterias mais baratas que vão oferecer autonomia de 500km

Durante evento, Volkswagen confirma que vai apostar em baterias mais acessíveis que vão trazer uma autonomia de 500km, para baratear os elétricos



A Volkswagen confirmou durante evento que vai produzir elétricos com baterias mais baratas. A empresa alemã confirmou que as vendas de carros elétricos continuam em alta no mercado europeu, mas “saíram dos trilhos”, disse Thomas Schmall, CEO da Divisão de Componentes da Volkswagen AG (VAG). Na América do Norte, a VAG confirmou que está “acelerando um pouco mais rápido do que esperávamos nos últimos meses”, por conta da lei de incentivos para os elétricos.

Durante evento de lançamento de rede de carregamento da Volkswagen com a Enel X Way, Schamall confirmou que estuda novos produtos químicos alternativos para baterias que podem até oferecer menos eficiência, mas também um custo bem mais baixo diante do aumento dos preços de níquel e cobalto. Essas novas baterias mais acessíveis podem surgir em meados de 2026, de acordo com o executivo.

“Significa baterias menores, porque baterias grandes em carros pequenos são caras. Um cliente médio dirige 40 quilômetros por dia, então por que você precisa de uma autonomia de 500 quilômetros?”, disse Schmall ao Automotive News Europe. Recentemente, a Volkswagen confirmou um investimento na produção de baterias com o apoio de duas empresas, a PowerCo e a Umicore. O anúncio da parceria na Europa vai ajudar para que a produção de baterias a partir de 2025, fornecendo materiais-chave às fábricas europeias de células de bateria da PowerCo.

Até o final desta década, a Volkswagen espera que vá conseguir produzir 160GWh de baterias por ano, alimentando cerca de 2,2 milhões de carros elétricos. Entre os materiais essenciais para a produção de baterias está o cátodo, que a parceria vai produzir. A parceria se dará por conta da produção de materiais precursores e cátodos na Europa, que são materiais de entrada estrategicamente importantes para as baterias dos carros.

Junto com a PowerCo e a Umicore, a Volkswagen espera receber a colaboração de fornecimento sustentável de matérias-primas, área em que a Umicore é destaque. A UmiCore ainda prestará um serviço de refinaria dos componentes para a PowerCo. Numa fase posterior, com base na tecnologia e know-how da Umicore, ambos os parceiros pretendem incluir elementos de refinação e reciclagem de baterias no âmbito da JV.



Fotos: Volkswagen / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit