Nova geração do Toyota Prius é registrado em patente no INPI no Brasil, mas é dúvida para vir

Toyota registra imagens de patente da nova geração do Prius no Instituto Nacional de Propriedade Industrial; vinda do híbrido ao Brasil é incerta



A Toyota registrou as primeiras imagens de patente da nova geração do Prius em nosso mercado. O híbrido estreou em novembro do ano passado com sua quinta geração e foi registrado agora no Brasil. Mas, o registro indica alguma coisa? Depende. O registro pode ser tanto o primeiro passo para as marcas lançarem os carros no Brasil como também pode ser um registro para resguardar direitos sobre o desenho de alguns produtos. Nesse último caso, isso serve para que nenhuma outra empresa registre algo parecido.

Mas, isso não indica lançamento. Claro que a gente torce para que isso aconteça. O novo Prius está realmente muito bonito. Em sua quinta geração, o Prius estreou com opções híbridas (HEV) e híbrida plug-in (PHEV), que oferece uma autonomia de até 75km no modo puramente elétrico. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular TNGA-C de segunda geração, o Prius passa a ter 4,600 metros de comprimento, 2,750 metros entre os eixos, 1,780 metro de largura e 1,430 metro de altura, além de ter uma aerodinâmica de 0,24Cx.

De acordo com a Toyota, ele será vendido com um total de oito cores de carroceria estão disponíveis, incluindo duas cores base sólidas recém-desenvolvidas de Ash e Mustard que criam uma impressão esportiva. Na mecânica, ele será oferecido em duas opções: HEV e PHEV. O HEV traz o motor 1.8 16v Hybrid que agora desenvolve 140cv, com câmbio automático CVT. Já o 2.0 16v Hybrid (HEV) é formado pelo motor 2.0 16v a gasolina de 152cv 19,4kgfm junto de um motor elétrico de 42cv que juntos desenvolvem 196cv, com tração dianteira, tendo um câmbio automático e-CVT que simula 10 marchas.

O motor elétrico é instalado no eixo traseiro e permite que tenha uma tração AWD-i, chamado pela Toyota de E-Four, aumentando a potência para 199cv. Empregando um motor de alta potência e outros recursos, ele oferece melhor desempenho em subidas em superfícies de baixa fricção, como estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas. Segundo a marca, ele obtém consumo de 28,6km/l com motor 2.0 e 32,6km/l com o 1.8. O PHEV traz um motor 2.0 16v Dynamic Force a gasolina de 148cv junto de um motor elétrico dianteiro de 160cv e uma bateria de 13,6kWh que dão 223cv de potência.



Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,7 segundos. Ele ainda pode rodar 75km no modo puramente elétrico, onde a bateria está localizada abaixo do banco traseiro, permitindo que ele tenha um melhor centro de gravidade, mais baixo, e uma maior capacidade de carga no porta-malas. Em termos de design, hatch traz faróis em ‘C’ com luzes diurnas também em ‘C’ e que nas extremidades possuem os faróis normais com projetor. A parte inferior do ‘C’ dos faróis ainda possui uma pequena grade dianteira com entrada de ar de uma barra horizontal.

Acima, há uma grade na cor da carroceria que sustenta o logotipo da marca. O para-choque dianteiro possui linhas mais limpas, com destaque para uma entrada de ar inferior retangular, que tem três barras horizontais e vem com um contorno prateado. Essa entrada de ar inferior estão dentro de um acabamento em plástico preto, com um prolongamento para as extremidades que sustenta os faróis de neblina em LED. O capô possui linhas mais vincadas a partir do desenho da grade e dos faróis, com um estilo em ‘V’. Nas laterais, o novo Prius se destaca pelo desenho aerodinâmico desta nova geração.

O capô parece relativamente curto, com uma coluna A super inclinada e com um desenho da carroceria com caimento suave também. O desenho dos vidros segue esse design da carroceria, enquanto a parte inferior possui uma linha ascendente das janelas. Um friso nasce a partir do para-lama dianteiro, desvia dos vidros laterais e termina na porta traseira. Há ainda um novo friso intermediário que começa no para-lama dianteiro e termina na porta traseira e um que se inicia da parte inferior da carroceria e sobe de maneira ascendente para as portas e define a linha do para-choque traseiro.

Ele ainda possui novos retrovisores com repetidores de seta e as portas tem maçanetas convencionais nas portas dianteiras e maçaneta próxima aos vidros traseiros, num estilo camuflado. O novo Prius ainda possui um acabamento em preto brilhante no arco das caixas de rodas. As laterais ainda tem teto solar panorâmico, antena de teto do estilo tubarão e rodas de liga leve de 17 até 19 polegadas, dependendo da versão. De traseira, o novo Prius também quer fazer esquecer todo o design estranho que ele já teve.



Além de um vidro traseiro inclinado, a nova geração parece ter um pequeno aerofólio na traseira pelo próprio desenho da carroceria. As lanternas passam a ser mais compactas e afiladas, se conectando entre si por meio de uma barra em LED. Ele ainda possui outras luzes nas extremidades da carroceria. As lanternas contam com um acabamento pintado em preto, onde a parte superior da tampa do porta-malas também é pintada em preto. Nas extremidades, esse acabamento em preto possui um prolongamento vertical juntamente de um friso que invade o para-choque traseiro.

A tampa do porta-malas ainda possui um brake-light e abaixo está o logotipo da Toyota. A tampa do porta-malas ainda traz o nome Prius escrito por extenso e o logotipo que identifica qual motor híbrido ele está usando, no lado direito. O para-choque traseiro ainda tem uma lanterna de neblina central e a parte inferior tem um acabamento em plástico preto que abriga a placa traseira. Além da placa, nas extremidades esse acabamento sustenta os refletores horizontais e as luzes de ré. O interior também traz uma mudança radical de estilo e novamente faz o Prius se aproximar dos carros da linha bZ.

Ele possui um quadro de instrumentos com uma tela de 7 polegadas, TFT LCD, que fica posicionada em uma parte mais alta do painel que permite que o motorista veja as informações por cima do aro do volante. O quadro de instrumentos muda de cor a partir dos alertas que o pacote Toyota Safety Sense envia. O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 8 polegadas ou 12,3 polegadas, com estilo flutuante. A central é a Toyota Audio Multimedia, que inclui atualizações Over-The-Air (OTA).





Fotos: Toyota / divulgação | Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano